O que é o fator socioeconômico?

Perguntado por: Lia Mariana Branco de Valente  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (48 avaliações)

O status socioeconómico é uma medida total combinada, económica e sociológica, da experiência de trabalho de uma pessoa e da posição económica e social de um indivíduo ou família em relação aos outros.

O que é fator socioeconômico?

O nível socioeconômico é uma variável complexa que é composta pela relação de diferentes fatores como escolaridade e ocupação dos pais/familiares, local de residência, além de renda familiar, entre outras.

O que é uma análise socioeconômica?

A análise socioeconômica tem por finalidade analisar a situação socioeconômica dos estudantes, gerando um índice de vulnerabilidade socioeconômica (IVS), assim como manter um banco de dados dos estudantes classificados para serem atendidos em programas, projetos, benefícios e serviços que dependem de análise ...

Como os fatores socioeconômicos podem influenciar na qualidade de vida?

Conclui-se que os fatores socioeconômicos como estado conjugal, escolaridade e religião influenciam na qualidade de vida de idosos hipertensos.

O que são atividades socioeconomicas?

A atividade econômica ou atividade económica gera riqueza mediante a extração, transformação e distribuição de recursos naturais, bens e serviços, tendo como finalidade a satisfação de necessidades humanas, como educação, alimentação, segurança, entre outros.

PRINCIPAIS INDICADORES SOCIOECONÔMICOS

41 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de atividade econômica?

Setores da economia
  • primário, que diz respeito à agricultura, à pecuária e ao extrativismo;
  • secundário, que corresponde à indústria;
  • terciário, que agrega os serviços, formais ou informais, prestados nas mais diversas áreas, e também as atividades comerciais.

Quais são os aspectos socioeconômicos?

Os principais indicadores socioeconômicos são: PIB, renda per capita, IDH, Coeficiente de Gini, taxa de desemprego e a oferta de serviços públicos.

Como as condições socioeconômicas afetam a saúde?

Os resultados mostraram que a situação socioeconômica afeta igualmente a saúde de idosos e de adultos mais jovens neste país. Indivíduos no estrato mais baixo de renda, independentemente da idade, apresentaram piores condições de saúde, pior função física e menor uso de serviços de saúde.

Como os fatores sociais e econômicos influenciam na saúde?

As condições econômicas e sociais influenciam decisivamente as condições de saúde de pessoas e populações. A maior parte da carga das doenças — assim como as iniquidades em saúde, que existem em todos os países — acontece por conta das condições em que as pessoas nascem, vivem, trabalham e envelhecem.

Quais são os fatores sociais e econômicos que podem influenciar na saúde de uma pessoa?

Também podem ser considerados os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e fatores de risco à população, tais como moradia, alimentação, escolaridade, renda e emprego.

Como é feita a avaliação socioeconômica?

Os estudantes são classificados nas categorias A, B, C, D ou E, a partir dos seguintes indicadores socioeconômicos da família: renda familiar bruta mensal per capita; bens patrimoniais, status ocupacional; tipo de residência da família; situação de residência do estudante e procedência escolar do estudante.

O que é avaliação socioeconômica do assistente social?

ESTUDO SOCIOECONÔMICO NA PROFISSÃO DE SERVIÇO SOCIAL

O estudo socioeconômico é um instrumental técnico-operativo da profissão de Serviço Social, a fim de identificar os diferentes aspectos e conhecer a realidade, os desafios do cotidiano profissional, que são expressões da questão social (GRACIANO 2013, p. 203).

Qual a importância da análise socioeconômica da população?

A análise socioeconómica vai explicitar para a equipe aspectos básicos das relações de reprodução econômica e social entre a população do entorno e o ambiente físico.

O que é perfil socioeconômico familiar?

O perfil socioeconômico também relaciona a presença de fatores considerados de risco para o desenvolvimento das crianças, como alcoolismo e drogas em casa, sabendo-se que muitos familiares não consideram o abuso de álcool como problema e isto se reflete nas respostas (poucas) confirmando o alcoolismo em casa.

O que é diferença socioeconômica?

Desigualdade social é a diferença econômica que existe entre determinados grupos de pessoas dentro de uma mesma sociedade. Isto se torna um problema para uma região ou país quando as distância entre as rendas são muito grandes dando origem a fortes disparidades.

Quais características socioeconômicas do Brasil?

O Brasil é um país que apresenta em seu território grandes disparidades socioeconômicas. Algumas áreas são mais privilegiadas por aspectos naturais e por políticas de investimento em infraestrutura, fatos que promovem um processo industrial mais avançado em determinadas regiões.

Quais são os fatores que afetam a saúde?

Alguns dos mais importantes são a falta de frutas, o excesso de sal, e o excesso de carne processada na nossa alimentação. Uma alimentação inadequada pode levar a problemas como câncer, diabetes, ou principalmente doenças cardiovasculares (como infarto e derrame).

Qual a importância dos determinantes sociais da saúde?

Os determinantes sociais da saúde permitem que se identifique os fatores externos que influenciam de maneira negativa na qualidade de vida das pessoas. Eles ajudam na criação de medidas globais para redução da desigualdade.

Como os fatores econômicos e sociais interferem na vida dos jovens?

São vários os fatores sócio-econômicos que influenciam a aprendizagem, tais como: desigualdade social, racial, salarial, educacional, desigualdade de oportunidade de crescimento ( intelectual ), de lazer, desigualde cultural, política e econômica.

Como e por que as desigualdades sociais fazem mal à saúde?

As evidências empíricas produzidas pelas investigações das relações entre desigualdades sociais e saúde sugerem que a situa- ção de saúde é afetada pela posição social dos indivíduos e também pelas diferenças socioeconômicas da estratificação social.

Como e por que as desigualdades sociais raciais e de gênero fazem mal à saúde?

Subdividido em seis capítulos, no primeiro a autora apresenta breves considerações teóricas sobre a temática das desigualdades sociais em saúde, apontando correntes e tendências existentes na pesquisa epidemiológica sobre o assunto.

Qual a relação entre a condição socioeconômica de uma população e a sua qualidade de vida comparando diferentes regiões do Brasil?

Em relação à renda per capita (média da renda por habitante em um ano), é nítida a disparidade entre as regiões brasileiras: Região Sudeste – 15.534,00 dólares por ano. Região Centro-oeste 15.249,00 dólares por ano. Região Sul – 13.360,00 dólares por ano.

Quais são os aspectos socioeconômicos determinantes do consumo?

São quatro fatores que geram consumo: cultural, social, fisiológico e psicológico.

Quais são os três tipos de atividades econômicas que existem?

Podemos, então, separar a economia em três campos distintos: Setor Primário: extração de matérias-primas. Setor Secundário: indústria. Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais.

Quais são as cinco atividades econômicas?

Podemos citar como exemplos: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça.

Artigo anterior
Como funciona a fiscalização de obras?
Artigo seguinte
O que é potó queimadura?