O que é o fator de risco?

Perguntado por: Cláudia Maia Simões  |  Última atualização: 23. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (61 avaliações)

Fator de risco, em se tratando de saúde, é qualquer situação que aumente a probabilidade de ocorrência de uma doença ou agravo à saúde, a exemplo dos múltiplos fatores causais das doenças cardiovasculares. O termo risco popularmente, além do sentido de possibilidade ou chance, tem o sentido de perigo.

O que são os fatores de risco?

Fatores de risco são condições e problemas que aumentam as chances de uma pessoa de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Alguns podem ser evitados, tratados e controlados, os mutáveis.

O que é e quais os fatores de risco?

Um fator de risco é uma característica, condição ou comportamento que aumenta a probabilidade de ter uma doença ou lesão. Os fatores de risco são muitas vezes apresentados individualmente, no entanto, na prática não ocorrem isoladamente. Frequentemente coexistem e interagem uns com os outros.

O que é descrição do fator de risco?

Fator de risco é um termo estatístico utilizado para designar uma condição ambiental, característica, ou comportamento que aumenta a probabilidade da ocorrência de determinada doença.

Como determinar o fator de risco?

Entre as principais medidas utilizadas para estimar fatores de risco estão o Risco Atribuível ou Diferença de Riscos (RA), Risco Relativo ou Razão de Riscos (RR) e Odds Ratio ou Razão de Chances (OR). Estas medidas costumam ser calculadas em função do delineamento de pesquisa.

O que são os fatores de risco?

36 questões relacionadas encontradas

O que é fator de risco ocupacional?

Já o Perigo ou Fator de risco ocupacional, é a fonte com potencial e causar lesões ou agravos à saúde. Elemento que isoladamente ou em combinação com outros tem o potencial intrínseco de dar origem a lesões ou agravos à saúde.

Quais os fatores de risco em segurança do trabalho?

Alguns exemplos de fatores de risco são ruídos, produtos químicos, poeira, esforço físico excessivo, movimentos repetitivos, entre outros. Os fatores de risco podem estar presentes em qualquer tipo de atividade profissional, seja ela em indústrias, empresas de serviços, construção civil, entre outras.

Quais são os 3 tipos de riscos?

Desta forma, os riscos são classificados em riscos financeiros, riscos estratégicos, riscos operacionais e perigos.

O que é fator de risco PGR?

O que é o PGR? O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é a materialização do processo de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (por meio de documentos físicos ou por sistema eletrônico), visando à melhoria contínua das condições da exposição dos trabalhadores por meio de ações multidisciplinares e sistematizadas.

Quais são os principais fatores considerados na análise de risco?

Quais são os principais fatores analisados?
  • probabilidade de ocorrência;
  • gravidade dos riscos;
  • danos que esses riscos podem causar;
  • impactos do risco conforme os prejuízos que pode causar.

O que é prevenção contra fatores de risco?

São ações voltadas para evitar a exposição a fatores de risco. No caso do câncer, os principais são o álcool, o tabagismo, a obesidade, a exposição solar, alguns vírus e hereditariedade (o único fator que não é possível prevenir de forma primária).

O que são fatores de risco e de proteção?

Fatores de risco e de proteção são compreendidos, portanto, como dois pólos que coexistem na relação entre sujeito e sociedade. Neste sentido, em uma perspectiva que reconhece o “dinamismo interacional dos fatores de risco (...) e a presença/ausência de fatores de proteção” (Garcia & Yunes, 2006, p.

Qual a diferença entre causas e fatores?

A causa, diferente do fator, não pode ser desequilibrada por situaçõescontingentes, subjetivas ou particulares. Isso significa dizer que uma causa temuma certeza determinante ou objetiva, enquanto os fatores vivem no universo dopoderá ser em conformidade com a disposição do sujeito ou do objeto.

Quais são os riscos profissionais?

Falaremos mais sobre cada um deles em seguida.
  1. Riscos físicos. São todos agentes que representam riscos físicos aos trabalhadores, como por exemplo: ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade. ...
  2. Riscos químicos. ...
  3. Riscos biológicos. ...
  4. Riscos ergonômicos. ...
  5. Riscos de acidentes | mecânicos.

Quais são os tipos de riscos físicos?

São todos os riscos que precisam do ar como meio de condução para se propagar, diferentemente dos biológicos e químicos, que dependem do contato direto do trabalhador, e os riscos físicos são por si só os agentes causadores como, por exemplo, ruídos, vibrações, temperatura, pressão, entre outros.

Como classificar os riscos no PGR?

Como as matrizes de risco funcionam no PGR
  1. a severidade dos riscos (negligenciável a crítico);
  2. a exposição dos trabalhadores (diariamente a raras vezes);
  3. a probabilidade dos riscos ocorrerem (improvável a frequente).

O que diz a NR 1 sobre o PGR?

A nova NR-1 e suas implicações

Com essa alteração, se antes o PPRA previa apenas os riscos físicos, químicos e biológicos, agora, o PGR soma a estes também os riscos ergonômicos e de acidentes. Em julho de 2021, uma nova portaria (n° 8.873) determinou o início da vigência desse novo texto para 3 de janeiro de 2022.

Qual é o conceito de PGR?

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é um conjunto de ações obrigatórias para empresas que atuam no regime CLT. Seu objetivo é garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para os colaboradores. Por isso, é fundamental que gestores entendam como fazer e como aplicar essas diretrizes na rotina de trabalho.

Quais são os 4 níveis de risco?

Conheça quais são os graus de riscos
  • Grau de risco 1 – Risco muito baixo.
  • Grau de risco 2 – Risco baixo.
  • Grau de Risco 3 – Risco médio.
  • Grau de Risco 4 – Risco Alto.

Como classificar os risco?

O Grau de Risco pode ser dividido em 4 graus

Tais riscos podem ser classificados como: físico, químico, biológico, ergonômicos e acidentais.

Qual NR classifica os riscos?

A nova versão da NR-01 aborda 5 tipos de riscos ocupacionais, que devem constar no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Esse é o documento em que são relatadas as fontes de risco, sua identificação, reconhecimento, avaliação e medidas de controle adotadas pela empresa.

Como identificar os riscos no ambiente de trabalho?

Como classificar os riscos ocupacionais
  1. Riscos físicos – cor verde.
  2. Riscos químicos – cor vermelha.
  3. Riscos biológicos – cor marrom.
  4. Riscos ergonômicos – cor amarela.
  5. Riscos de acidentes – cor azul.
  6. 12.1.

O que é classificação de risco ocupacional?

A classificação de riscos ocupacionais é um sistema de categorização e definição de eventos, cenários, objetos ou práticas que, em conjunto, implicam na maior probabilidade de risco à saúde do colaborador em seu ambiente de trabalho.

Quais os tipos de riscos e exemplos?

Quais são os 5 tipos de riscos?
  • Risco físico. ...
  • Risco químico. ...
  • Risco biológico. ...
  • Risco ergonômico. ...
  • Risco acidental. ...
  • Risco acidental contido no ambiente de trabalho. ...
  • Risco acidental por falta de preparo técnico e equipamentos de segurança. ...
  • Risco acidental decorrente da ação ou omissão humana.

Artigo anterior
Onde os animais domésticos podem viver?
Artigo seguinte
Como descobrir onde um site está hospedado?