O que é o fator de empacotamento de um material?

Perguntado por: Marco Ramos de Tavares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (60 avaliações)

Fator de empacotamento atômico (FEA)
representa a fração do volume de cada célula unitária que é ocupada pelos átomos.

O que é fator de empacotamento de um material?

Em cristalografia, o fator de empacotamento atômico (ou FEA) é um índice que varia de 0 a 1 e representa a fração do volume de uma célula unitária que corresponde a esferas sólidas, assumindo o modelo da esfera atômica rígida.

Como se calcula o fator de empacotamento?

fator de empacotamento = volume de 1 átomo (esfera) x 2 átomos / volume do cubo.

O que é fator de empacotamento em uma célula unitária Calcule o fator de empacotamento para as células cúbicas para metais?

Calcule o fator de empacotamento para as células cúbicas para metais. O fator de empacotamento (FE) é a fração de volume da célula unitária efetivamente ocupada por átomos, assumindo que os átomos são esferas rígidas. ... Para o HC, para 6 átomos o fator de empacotamento é 0,74 ou 74 %.

Qual o fator de empacotamento da estrutura CCC?

A rede cúbica de corpo centrado é uma rede cúbica na qual existe um átomo em cada vértice e um átomo no centro do cubo. Os átomos se tocam ao longo da diagonal. Fator de empacotamento da CCC = 0,68.

Calculo do Fator de empacotamento (CS, CCC e CFC)

28 questões relacionadas encontradas

Como calcular o fator de empacotamento CFC?

fator de empacotamento = volume de 1 átomo (esfera) x 4 átomos / volume do cubo.

O que é empacotamento química?

representa a fração do volume de cada célula unitária que é ocupada pelos átomos.

O que é parâmetro de rede de uma célula unitária?

O parâmetro de rede da célula unitária é a combinação de comprimentos de aresta da célula unitária e de ângulos interaxiais que define a geometria da célula unitária. É a distância entre dois pontos de rede denominada por “a” sendo a0 a distância entre dois átomos nas condições normais de temperatura e pressão.

Como calcular o número de átomos por célula unitária?

  1. Número de átomos na célula unitária. Na= 6x1/2 + 8x(1/8) = 4.
  2. Relação entre a e r. 4R = a √ 2 => a = 2R√2.
  3. Fator de empacotamento atômico. FEA.

Como calcular o fator de empacotamento do NaCl?

Este fator é calculado através da pura geometria espacial e plana. Por exemplo , podemos calcular o FEA para o sal de cozinha , NaCl , que apresenta uma célula unitária com reticulado CFC(como na figura abaixo). Definimos o FEA , como: FEA = N x Volume dos átomos/ Volume da célula unitária.

O que é fator de empacotamento atômico em uma célula unitária Calcule o fator de empacotamento para célula unitária cúbica de corpo centrado CCC?

Para a estrutura CCC (cúbica de corpo centrado), temos a que a relação entre o raio atômico e a aresta da célula é descrita pela fóumula . Para o cálculo do FEA – Fator de Empacotamento Atômico, devemos calcular a razão entre o volume ocupado por átomos na célula e o volume da célula unitária.

O que é CCC é CFC?

(CCC) cúbica de corpo centrado, (CFC) cúbica de face centrada e (HC) hexagonal compacta. Na (CCC) existe um átomo em cada vértice de um cubo e um outro átomo no centro do mesmo, esta estrutura pode ser encontrada no tungstênio, tântalo, bário, nióbio, lítio, potássio, vanádio, cromo, etc...

O que é número de coordenação é do que depende o que é fator de empacotamento?

Número de coordenação se refere ao número de átomos de contato. Não depende do números de ligações covalentes que o átomo pode compartilhar e do fator de empacotamento. Cúbica de Face Centrada (CFC): NC = 12 Cúbica de Corpo Centrado (CCC): NC = 6 Hexagonal Compacta (HC): NC = 6.

O que é uma estrutura de empacotamento compacto?

O empacotamento compacto com padrão de camada ABAB... onde A simboliza camadas que têm esferas diretamente acima uma das outras e igualmente para B, origina uma estrutura com uma célula unitária hexagonal, e é assim denominado empacotamento compacto hexagonal.

Qual tipo de estrutura tem o fator de empacotamento mais eficiente?

Ou seja, 74% desta célula unitária são efetivamente preenchidos por átomos, que é o valor máximo do índice de ocupação que pode ser conseguido quando se considera o átomo como uma esfera rígida de raio definido. Desta forma, o empacotamento da célula unitária CFC é o mais eficiente possível.

Quais são os parâmetros de rede?

Um parâmetro de grande importância no estudo das estruturas cristalinas é o parâmetro de rede (a). No caso da estrutura CS, o parâmetro de rede é dado pelo tamanho da aresta deste cubo, ou seja, a=2R, onde R é o raio atômico. A figura III. 3 mostra a representação esquemática de tal célula cristalina.

Quais parâmetros são necessários para descrever uma célula unitária?

A mínima informação necessária para descrever uma estrutura cristalina é o tipo de cela unitária, ou seja, cúbica, tetragonal etc., os parâmetros de cela unitária e a posição dos átomos na cela unitária. ... Esses valores são frações das arestas da cela unitária, a, b, c, por exemplo, ½, ½, ¼.

O que é a célula unitária de uma rede cristalina é o seu parâmetro de rede quantos tipos de células unitárias são conhecidos na rede de bravais?

4 O que é a célula unitária de uma rede cristalina. É a menor subdivisão da rede cristalina, que apresenta todos os parâmetros de cristalinidade; retém as características de toda a rede. Existem 14 tipos de células unitárias, ou Redes de Bravais, agrupadas em 7 estruturas cristalinas.

O que é um defeito cristalino?

É uma imperfeição ou um "erro" no arranjo periódico regular dos átomos em um cristal. O tipo e o número de defeitos dependem do material, do meio ambiente, e das circunstâncias sob as quais o cristal é processado.

Quais são os principais características é defeitos bidimensionais?

Defeitos bidimensionais (fronteiras entre duas regiões com diferentes estruturas cristalinas ou diferentes orientações cristalográficas): contornos de grão, interfaces, superfícies livres, contornos de macla, defeitos de empilhamento. Defeitos volumétricos (defeitos tridimensionais): poros, trincas e inclusões.

O que é um arranjo cristalino?

A estrutura cristalina é caracterizada quando existe uma organização na disposição espacial dos átomos que constituem determinado arranjo atômico. Há uma regularidade estrutural, com a repetição, nas três dimensões, de uma unidade básica, chamada de célula unitária.

Como calcular o raio atômico de um elemento?

Por conta disso, o cálculo é feito através do núcleo de dois átomos de um mesmo elemento químico. É necessário que eles estejam muito próximos um do outro, sem que haja ligações químicas. O raio atômico, portanto, é a metade da distância entre os dois núcleos desses átomos vizinhos no estado sólido.

Artigo anterior
Quantas roupas levar para 3 dias de viagem?
Artigo seguinte
Como sombrear com lápis?