O que é o fanatismo?

Perguntado por: Ricardo António Matos Paiva Araújo  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (9 avaliações)

Fanatismo é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. É extremamente frequente em paranoides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio.

Qual é o conceito de fanatismo?

O significado mais comum do conceito de fanatismo diz respeito a um excesso de admiração ou zelo cego e veemente em relação a alguma coisa, é um sentimento de cuidado excessivo que não raramente produz desprezo e intolerância para com qualquer elemento diferente em qualquer campo ou domínio a que esteja associado.

O que é um fanático E o que o fanatismo pode causar na vida de uma pessoa?

"O fanatismo provoca um enrijecimento de ideias e descarta a flexibilidade", aponta Guimarães. ... Quando o pensamento ou reação é muito discrepante das normas culturais do entorno e há acentuada intolerância aos pensamentos contrários, pode se dizer que se trata de um indivíduo fanático.

Qual a causa do fanatismo?

É entendido como fanatismo um estado psíquico de devoção cega, rígida e irracional por alguma coisa ou tema. O fanático defende suas causas com tanto fervor que, por vezes, flerta com o delírio, ficando impossibilitado de ouvir argumentos opostos ou entabular diálogo saudável com quem não coadune com a sua premissa.

Quais são os tipos de fanatismo?

Além do fanatismo religioso, existem outros tipos de fanatismo que também podem trazer prejuízos físicos, morais, éticos e psicológicos nos seres humanos.
  • Fanatismo artístico. ...
  • Fanatismo esportivo. ...
  • Fanatismo político. ...
  • Fanatismo ético.

COMO IDENTIFICAR UMA PESSOA FANÁTICA (5 SINAIS DE QUE ALGUÉM É "GADO" DE UMA IDEIA/GRUPO)

37 questões relacionadas encontradas

O que é fanatismo religioso e exemplos?

Fanatismo religioso é uma forma de fanatismo caracterizada pela devoção incondicional, exaltada e completamente isenta de espírito crítico, a uma ideia ou concepção religiosa. ... Um fanático religioso é, muitas vezes, um indivíduo disposto a se utilizar de qualquer meio para afirmar a primazia da sua fé sobre as demais.

O que é fanatismo político?

Fanatismo é um estado psicológico de fervor excessivo, que não cogita com possibilidade alguma de o seu alvo (do fanático) guardar um sentido incongruente de ser e é persistente, ou seja, o fanático vai persistir no alvo da sua idolatria, fazendo o que for, o seu ídolo estará sempre certo. ...

Como vencer o fanatismo?

O melhor combate que podemos fazer ao fanatismo é através do conhecimento. Como fomentar o fanatismo? É não dando conhecimento suficiente. Sem conhecimento, é fácil controlar a mente dos outros.

Como o fanatismo se manifesta?

Os sintomas do fanatismo, em grupo, são: orações, privações, peregrinações, jejum, discursos monológicos e martírios que podem terminar com o sacrifício da própria vida visando salvar o mundo das "trevas" ou do que ele entende ser "o mal"4.

Quais são as consequências do fanatismo?

O fanatismo causa rigidez mental e atrofia o raciocínio da pessoa. ... O fanático religioso é, muitas vezes, um indivíduo disposto a se utilizar qualquer meio para afirmar a primazia da sua fé sobre as demais.

Em que áreas o fanatismo pode se manifestar?

Uma pessoa pode ser fanática por amar exageradamente uma pessoa, objeto, time de futebol, etc., o erro mais comum das pessoas é o de designar fanatismo como sendo algo exclusivamente religioso e político. Muitas polêmicas surgem acerca desse tema, tendo em vista que pode gerar situações incômodas.

Quando o fanatismo vira doença?

FN – Traçando um diagnóstico psiquiátrico, o fanatismo se aproxima mais de um quadro psicótico. Ele poderia se incluir em uma situação de transtorno delirante persistente. O grave é que os fanáticos podem viver em prol de uma causa.

O que é fanatismo ideológico?

O fanático ideológico não enxerga virtudes individuais em ninguém, somente naqueles que servem aos seus propósitos, mesmo que seja um canalha. ...

Onde percebemos as manifestações da religiosidade do povo brasileiro?

O povo brasileiro é um povo culturalmente religioso. As manifestações dessa religiosidade estão por toda parte: no grande número de templos e igrejas, no comércio, na mídia, nos nomes de vilas, cidades, ruas e escolas, nas festas e feriados religiosos, nos costumes, na fala do povo, etc.

Como é uma pessoa fanática?

Significado de Fanático

adjetivo Que expressa fanatismo, demonstrando um entusiasmo exagerado por alguém, por uma ideologia, opinião, time de futebol, entre outros: torcedor fanático. [Figurado] Que se entusiasma exageradamente por; apaixonado, desvairado.

Quais os três níveis de fanatismo que existem explique cada um deles?

Os resultados apresentaram três níveis de fanatismo. O primeiro é mais leve e inclui aqueles que acompanham as celebridades como uma forma de entretenimento e conhecem todos os detalhes da vida do ídolo. O segundo estágio é onde a adoração ganha uma intensidade maior e pode ser diagnosticada como dependência.

Como a religiosidade popular se manifesta?

Em comum, essa religiosidade popular são manifestações locais no seio das grandes religiões mundiais que incorporam elementos de sincretismo, mágica e matizes como a veneração de santos populares, a sacralidade de objetos, divinação, busca de soluções a males cotidianos, rituais de cura e exorcismo do mal.

Qual é o papel da religião na vida das pessoas hoje em dia?

A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.

Como as práticas religiosas influenciam a vida das pessoas da Pré-história?

Paleolítico. O enterro dos mortos, particularmente com espólio pode ser uma das primeiras formas de prática religiosa, pois, como Philip Lieberman sugere, ele pode significar uma "preocupação com os mortos, que transcende a vida diária." Os primeiros Homo sapiens enterrados remontam cerca de 60.000 anos atrás.

Artigo anterior
Que tipo de carne é mais saudável?
Artigo seguinte
Qual luz é emitida pelo celular?