O que é o endereçamento de uma petição?

Perguntado por: Rita Bianca de Cruz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (48 avaliações)

O endereçamento é a peça de abertura de qualquer petição. Se não nos esquecermos que a petição nada mais é do que um requerimento, o endereçamento é onde identificamos o destinatário. A forma correta de endereçamento irá depender diretamente do tipo de peça a ser realizado, e a autoridade a quem nos dirigimos.

Como saber o endereçamento de uma peça?

A peça deve ser endereçada com layout de petição. No endereçamento, sugere-se escrever por extenso e sem abreviações. É necessário observar jurisdição e competência.

Como saber para onde endereçar a petição?

Para que o autor saiba para quem deva dirigir sua petição inicial, é necessário analisar a competência de sua ação, ou seja, saber quem é o órgão para o qual deve encaminhar a sua peça, sob pena desta não ser apreciada por falta de um requisito fundamental (art. 282, I do CPC).

Qual é a função do endereçamento na petição inicial?

É requisito da petição inicial de uma demanda o que se convencionou chamar de endereçamento. Neste, sobressai a menção ao juízo (órgão judicial ou – o que é o mesmo – vara) competente. ... Segundo este dispositivo legal, a petição inicial deveria indicar o juiz a que seria dirigida.

Como fazer o endereçamento da peça?

Especificar corretamente o endereçamento

De acordo com o artigo 282, a petição deve ser endereçada ao juízo. Exemplo: Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da (vara específica) da Comarca de (cidade/estado).

PETIÇÃO INICIAL - O QUE É O ENDEREÇAMENTO? - #01

24 questões relacionadas encontradas

Como endereçar ao juízo?

Endereçar sua petição ao “Meritíssimo Juízo”

Apesar da alteração, se você ainda usa o convencional “Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da… Vara (…)”, ou “Excelentíssimo Senhor Doutor Presidente do Tribunal…”, fique tranquilo.

Como endereçar peça ao STJ?

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO HERMAN BENJAMIN DA 2ª TURMA DO COLENDO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA.

Como endereçar um processo?

Deve a petição inicial indicar, antes de tudo, o juízo a que é dirigida (art. 319, I). Significa isto que incumbe ao demandante indicar o órgão jurisdicional que considera competente para o processo.

O que é o juízo a que é dirigida?

O juízo a que é dirigida

O primeiro requisito da petição inicial no novo CPC é que ela deve indicar o juízo ao qual se direciona. Nesse ponto, houve uma pequena alteração: enquanto no Código de Processo Civil anterior falávamos em Juiz, agora, no Novo CPC, falamos em Juízo.

Como saber qual o juízo competente?

Assim é que, em geral, estabelece o art. 94 do CPC que será competente o juízo localizado no foro do domicílio do réu.

Como saber para qual vara cível será direcionada?

Leva a petição no setor de distribuição, o sistema informatizado se encarregará de definir em qual vara será processada. Não tem como saber de antemão.

Qual Comarca colocar na petição?

Comarca=Justiça Estadual/ Seção Judiciária=Justiça Federal.

Como saber qual a vara do processo?

No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".

Quem é o juiz a quo?

Ou seja, o juiz ou Tribunal a quo é aquele de instância inferior, de onde veio o processo ou aquele de cuja decisão se recorre. De forma inversa, na linguagem jurídica, diz-se “Juízo ad quem” para se referir ao tribunal de instância superior para onde se encaminha o processo, ou seja, para quem se recorre.

Qual a diferença entre juiz e juízo?

Juiz é agente da soberania nacional e juízo é o órgão de jurisdição, que é presidido pelo juiz monocrático — se o juízo é monocrático.

Quanto tempo demora uma petição para ser analisada pelo juiz?

O prazo médio de análise são 15 dias úteis, mas dependendo do caso pode ter maior duração.

O que é o autor de um processo?

Autor: quem entra com um processo judicial. Autos: são os documentos que compõem o processo: pedido do autor, documentos, resposta do réu, provas, despachos e decisões. Citação ("cite-se"): o juiz exige que o réu se manifeste sobre o pedido do autor.

Como peticionar no STJ passo a passo?

Cadastro de petição inicial

1. Clique no menu “Cadastro de Petição inicial” à esquerda da tela e preencha os dados solicitados. Selecione a OAB que irá utilizar e no campo “Classe Sugerida” selecione a classe processual correspondente ao seu pedido. No campo origem, preencha a Unidade da Federação.

Quando usar egrégio ou Colendo?

3) Ora, por tradição, egrégio normalmente é o tratamento conferido, no Poder Judiciário, a um tribunal considerado em seu todo; já colendo se destina a seus órgãos fracionários (câmaras, turmas e seções).

Como se dirigir ao juiz numa petição?

Como sabido, aos membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, se atribui “Excelência” em função do cargo. Porém, apenas o Juiz é “Senhor Doutor” nas petições, como em: “Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 8ª Vara de Família da Comarca de Chimbiquinha do Sul”. Não devemos usar “Doutor Desembargador”.

Como identificar a comarca pelo número do processo?

Os Tribunais Regionais Federais serão identificados pelo número 4. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região será identificado pelo 401, da 2ª Região, 402, e assim por diante. A Justiça estadual é representada pelo número 8. Por ordem alfabética, os estados receberam um número.

Como saber a Vara de um processo trabalhista?

A consulta pública aos processos trabalhistas está disponível no site do tribunal (trt8.jus.br), bastando digitar o número do processo no campo denominado "Consulta Processual" e em seguida clicar no botão "Consultar".

Como fazer para saber o andamento de um processo?

Você pode acompanhar o andamento dos seus processos a qualquer momento pelo sistema Processos Digitais (e-Processo), disponível no Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal (e-CAC), ou pelo aplicativo e-Processo para celulares e tablets.

Como saber a Comarca?

Basta digitar o nome da rua (logradouro) ou o CEP na ferramenta de busca no endereço www.tjsp.jus.br/app/CompetenciaTerritorial para localizar os foros da cidade de São Paulo. O resultado da consulta se dá exclusivamente por conceitos geográficos e não define, por si só, a competência.

Como saber se uma cidade e Comarca?

Uma comarca pode ser constituída de uma ou mais cidades e pode ter um ou mais juízes.
...
Comarca
  1. Total de habitantes na cidade;
  2. Quantidade de eleitores na cidade;
  3. Extensão territorial das cidades de um município;
  4. Movimentação nos fóruns da cidade, entre outros.

Artigo anterior
Qual a densidade da água em kg m3?
Artigo seguinte
Qual o nome do genérico do omeprazol?