O que é o ego auxiliar no Psicodrama?

Perguntado por: Paulo Amorim  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (61 avaliações)

No psicodrama a função do ego-auxiliar é fundamental para permitir aos protagonistas ultrapassar a dinâmica da relação causal linear com o outro e captar a relação causal circular. Um protagonista, ao verbalizar ou representar o outro, necessita de criar o contexto sequência da ação (ou do discurso).

Qual a função do ego auxiliar no Psicodrama?

O ego auxiliar (EA) é um instrumento psicodramático de tratamento que ajuda a vincular, revelar situações e superar conflitos, por meio da interação entre as partes, buscando desenvolver relações mais saudáveis.

O que é ego auxiliar para Moreno?

Moreno define ego auxiliar como um eu mais desenvolvido que ajuda um eu menos desenvolvido e baseia-se no clássico modelo da relação mãe- bebê. Quando nasce, a criança não tem capacidades físicas, neurológicas ou emocionais para lidar com a variedade de estímulos que o mundo lhe oferece.

Quais são as três etapas do Psicodrama?

Moreno nomeou e descreveu as três fases sequenciais citadas acima: 1) aquecimento; 2) dramatização e 3) compartilhamento.

Qual a técnica em que o objetivo é permitir que o ego auxiliar aprenda o papel que lhe foi destinado?

Já na técnica da inversão de papéis, o protagonista inverte papéis com os personagens do enredo psicodramático, contracenando com os egos-auxiliares que tomam seu próprio papel.

Fatores Humanos - O Ego auxiliar

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os 5 instrumentos que constituem o contexto do Psicodrama contexto dramático de Moreno?

Os instrumentos do Psicodrama são: cenário, protagonista, diretor, ego-auxiliar e público.

Quais são as principais características do Psicodrama de Moreno?

Para Moreno, o Psicodrama foi definido como “a ciência que explora a verdade por métodos dramáticos”. Drama significa ação ou realização. Assim, esta metodologia possibilita o desempenho livre de papéis e seus vínculos, ampliando a espontaneidade e a criatividade.

Quais são as técnicas de Psicodrama?

  • Inversão de papéis: Trocar com o ego. Olhar o outro a partir da representação do outro. ...
  • Solilóquio (dialogo consigo mesmo). Pensar alto. ...
  • Interpolação de Resistência. ...
  • Confronta o eu com as evidências. ...
  • Exprime emoções pelo ego e permite compreender a sua complexidade.
  • Representação Simbólica. ...
  • Estátua.

O que é a técnica do duplo?

Mediante a técnica do duplo, um eu-auxiliar desempenha o papel de protagonista. Verbal e gestualmente complementam aquilo que, a partir desse desempenho, entende e sente que o protagonista não pode expressar completamente por ser isto desconhecido ou oculto, por inibições.

Em que consiste a teoria dos papéis?

É uma perspectiva na sociologia e na psicologia social, E considera que o comportamento humano é um reflexo das expectativas que possuímos dos outros e de nós, que os indivíduos se comportam de uma maneira previsível com base em sua posição social, atividades diárias, cargos, entre outros.

Quais as principais funções dos egos auxiliares na ação dramática?

O coordenador dos trabalhos e diretor da ação dramática pode ser auxiliado por outros profissionais, chamados egos auxiliares, que têm por principais funções: encarnar pessoas ausentes importantes na estruturação dos conflitos, assumir o lugar do cliente, explicitar sentimentos ocultos, criar novas ressonâncias e ...

O que é aquecimento inespecífico?

Durante o aquecimento inespecífico, está aberta uma infinidade de possibilidades de temáticas a serem trabalhadas naquela sessão e, em consequência desse processo, no aquecimento específico são trabalhadas as relações internas, a fim de selecionarmos uma problemática para dramatização, e assim abordar uma temática ...

Qual a diferença entre Psicodrama e constelação familiar?

Esse histórico familiar do paciente é analisado de acordo com a perspectiva do método. Com a Constelação, ele aceitará e assimilará esses fatos. Com a Psicodrama, ele irá reviver acontecimentos parecidos e aceitar o seu passado e entender o futuro.

O que é aquecimento Inespecifico Psicodrama?

Em geral, fala-se em duas subetapas sequenciais: aquecimento inespecífico, dirigido ao grupo como um todo, até que se chegue ao protagonista (ou representante grupal, conforme Alves, 1999); e aquecimento específico, dirigido especificamente ao protagonista, para a montagem de sua cena, na etapa da dramatização.

Qual a definição de papel defendida por JL Moreno?

“O papel é a forma de funcionamento que o indivíduo assume no momento específico em que reage a uma situação específica, na qual outras pessoas ou objetos estão envolvidos” (MORENO, 1990, p.

Qual a motivação para exercer a função de auxiliar terapêutico?

Em suma, o Acompanhante Terapêutico serve para orientar, dar suporte e condições, tanto ao sujeito quanto aos que interagem com ele, para que haja um ambiente de respeito e acolhedor para ambas as partes.

Quem é o pai do Psicodrama?

O psicodrama foi criado por Jacob Levy Moreno, psiquiatra romeno que nasceu em 1898, viveu e trabalhou em Viena até 1925 quando emigrou para os Estados Unidos, onde desenvolveu suas teorias e veio a falecer em 1974.

Quais são os princípios básicos do Psicodrama para Moreno?

Princípios básicos do Psicodrama

Orienta-se pela emoção e pela co-criação, fazendo ressurgir situações, sensações e sentimentos que ajudam na reconstrução da personalidade. Além de espontaneidade, criatividade e empatia, utiliza os conceitos de Tele, Co-inconsciente, Teoria dos Papeis e Matriz de Identidade.

Como se dá a sessão de terapia no Psicodrama?

As sessões são analisadas através do método psicodramático, que ocorre em três etapas: o aquecimento, que visa preparar o protagonista para a dramatização; a dramatização, onde ocorre a ação dramática propriamente dita; e o compartilhamento, no qual o diretor pode compartilhar com o protagonista sentimentos, ...

O que é fator tele?

No sistema sociométrico de Moreno, é a reação intuitiva de gostar ou desgostar de uma outra pessoa, baseada em alguma coisa real naquela outra pessoa; é o oposto de transferência, na qual a reação é uma expressão das necessidades do indivíduo, e não uma resposta apropriada ao comportamento ou atitude do objeto.

Quais as técnicas do método Sociodrama?

O Sociodrama é, pois, uma metodologia de pesquisa ativa e traz, portanto, as significações presentes nas relações, o discurso compartilhado, e um processo dialógico com intensa troca de conteúdos psíquicos, atitudinais e comportamentais entre as pessoas, no propósito conjunto de solucionar deter-minados conflitos.

O que é a técnica do espelho?

A “terapia do espelho” – ou “técnica do espelho” – é um exercício focado em aumentar a autoestima e fomentar o autoconhecimento. Basicamente, consiste em se postar em frente ao espelho e direcionar a si mesmo frases de autoafirmação.

Qual a técnica em que o ego auxiliar repete as últimas palavras do protagonista?

Inversão de papéis: à palavra do diretor, o sujeito troca de lugar com o ego- auxiliar com quem está a interagir. Este repete então as últimas palavras do protagonista, que por sua vez, continua a ação como se fosse o personagem.

Onde o Psicodrama pode ser aplicado?

Essa pode ser aplicada a qualquer tipo de problema, seja esse pessoal ou de grupo, de crianças ou de adultos. Através disso, Moreno explícita que o homem é um ser social. Consequentemente, ele precisa pertencer a um grupo para atender suas necessidades básicas. Ou seja, precisa do outro para nascer.

Porque Jacob Moreno defendia que o Psicodrama superou a psicanálise?

Jacob Levy Moreno (1889-1974)

O nascimento do psicodrama se dá em reação à psicanálise, que o incomodava quanto ao isolamento do paciente, assim como em relação às exigências de cura. Relutou entre seguir a carreira médica e direcionar-se ao teatro, sua outra paixão, que o levou a criar o “teatro da espontaneidade”.

Artigo anterior
Qual é o mais gostoso peru ou chester?
Artigo seguinte
Para que serve dexametasona 4 mg?