O que é o efeito colateral de um medicamento?

Perguntado por: Viviane Kelly Silva Pinheiro  |  Última atualização: 17. Januar 2022
Pontuação: 4.2/5 (75 avaliações)

EFEITO COLATERAL: é um efeito não pretendido (adverso ou benéfico) causado por medicamento utilizado em doses terapêuticas1. A palavra “colateral” denota algo de importância secundária. Dessa forma, o uso dessa expressão pode minimizar a percepção de dano quando o efeito é prejudicial1.

Como cortar o efeito colateral de um remédio?

- Descanse e durma bastante, pois o corpo descansado responde melhor ao tratamento, além de ter os efeitos colaterais reduzidos. - Mantenha uma alimentação saudável. - Tente iniciar uma atividade física que esteja de acordo com o seu novo ritmo. - Beba muita água.

Qual a diferença do efeito colateral para a reação adversa?

Efeito colateral e efeito adverso

A principal diferença entre o efeito colateral e o efeito adverso (também conhecido por RAM - Reação Adversa ao Medicamento) é que neste último caso, as consequências são consideradas sempre prejudiciais, enquanto que um efeito colateral, dependendo da situação, pode ser benéfico.

Quais são os efeitos do medicamento?

Reações adversas medicamentosas (efeitos adversos) são quaisquer efeitos indesejados de um medicamento. No início do século XX, o cientista alemão Paul Ehrlich descreveu um medicamento ideal como uma “bala mágica”.

Quanto tempo dura o efeito colateral de um medicamento?

As reações alérgicas ao medicamento costumam acontecer entre minutos e poucas semanas após o início de seu uso. Já as reações adversas podem se manifestar meses ou anos após a ingestão, ou seja, é um tempo muito variável.

EFEITOS COLATERAIS DOS MEDICAMENTOS

43 questões relacionadas encontradas

É verdade que o leite corta o efeito do remédio?

Por ser um alimento muito rico em cálcio, o leite pode diminuir o efeito de alguns medicamentos, especialmente dos remédios usados no tratamento de problemas da tireoide, de alguns antibióticos ou dos suplementos de ferro.

O que é uma reação adversa?

RAM é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas (ANVISA, 2011).

Qual o efeito colateral do Gastrogel?

Distúrbios gastrointestinais

Incomum: diarreia ou prisão de ventre. Também podem ocorrer regurgitação (retorno do conteúdo do estômago em direção à boca), náusea e vômito.

Como a reação adversa pode ser observada?

De maneira geral, alguns dos seguintes aspectos devem ser observados na identificação e validação de uma suspeita de reação adversa a medicamento (RAM): existência de dados epidemiológicos prévios, relação temporal com o uso do fármaco, resposta frente à cessação e reintrodução do fármaco, identificação de causas ...

O que fazer para eliminar um medicamento do organismo?

No trato digestivo, os medicamentos podem ser eliminados nas fezes ou reabsorvidos, entrando na corrente sanguínea, onde, então, são reciclados. Se o fígado não estiver funcionando normalmente, a dose de um medicamento eliminado principalmente por metabolismo hepático pode precisar ser ajustada.

É verdade que o limão corta o efeito do remédio?

Não, o limão não é um alimento que irá interferir no efeito do pondera (paroxetina). Não há nenhuma interação registrada na literatura médica entre esses dois compostos.

O que é bom para passar o enjoo?

Coloque no prato
  1. Gengibre. O gengibre age no sistema nervoso central e provoca um relaxamento no trato gastrointestinal diminuindo assim as náuseas. ...
  2. Nozes. As nozes são ricas em fibras, o que melhora as náuseas. ...
  3. Banana. ...
  4. Frutas cítricas. ...
  5. Chás sem cafeína. ...
  6. Alimentos secos. ...
  7. Água. ...
  8. Cafeína.

O que fazer ao identificar uma possível reação adversa a medicamento?

Portanto, quando ocorre identificação de uma possível RAM, deve-se realizar uma notificação espontânea (NE), que consiste na comunicação de suspeita de RAM manifestada posteriormente ao uso de medicamentos, produtos para saúde, cosméticos, saneantes, derivados do sangue, entre outros.

Qual a importância de se relatar uma reação adversa?

É importante notificar a farmacovigilância de todas as suspeitas de reações adversas que ocorram após a administração de um medicamento, pois esta informação é relevante e nos permite conhecer o comportamento dos medicamentos, uma vez no mercado.

O que é reação adversa grave?

Um evento adverso é considerado grave quando, por exemplo, leva a óbito ou ameaça à vida, gera hospitalização ou prolongamento de internação já existente, incapacidade e anomalia congênita2.

Quanto tempo Gastrogel faz efeito?

O médico deve ser informado se não houver melhora na acidez após utilizar este medicamento por 1 a 2 semanas.

Quantas vezes por dia devo tomar Gastrogel?

Adultos. 2 a 4 comprimidos mastigáveis, 4 vezes ao dia. Não há estudos dos efeitos de Gastrogel® administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral.

Qual é a função do Gastrogel?

Indicações: Gastrogel® é indicado como antiácido para alívio sintomático da hiperacidez associada ao diagnóstico de úlcera péptica, gastrite, esofagite e hérnia de hiato. Também é indicado como antiflatulento para alívio dos sintomas de gases, inclusive em quadros pós-operatórios.

Quais as reações adversas mais comuns?

Exemplos de tais reações adversas medicamentosas incluem erupções cutâneas, icterícia, anemia, redução na contagem de glóbulos brancos, lesão renal e lesão nervosa que pode prejudicar a visão ou a audição. Essas reações tendem a ser mais graves, mas ocorrem tipicamente em um número muito pequeno de pessoas.

Quanto tempo depois de tomar remédio posso comer?

De fato, tomar remédios com o estômago vazio (pelo menos uma hora antes das refeições ou duas horas após ingerir alimentos) pode garantir absorção mais rápida e completa da medicação.

O que pode causar enjoo?

Causas do enjoo

Alterações na motilidade gastrointestinal, tanto no excesso de atividade quanto na atividade lentificada. Enxaqueca. Infecções bacterianas, parasitárias e principalmente virais. Infecções gastro intestinais.

Que suco é bom para enjôo?

Cítricos são arma poderosa

“Recomendo sempre que o paciente faça um suco com algum tipo de fruta cítrica, como limão ou laranja, junto com outras frutas a gosto. Por exemplo, um suco de maçã com limão e hortelã, ou um suco de cenoura com tangerina e gengibre.

Quem toma remédio controlado pode tomar suco de limão?

De acordo com a nutricionista Elisabeth Chiari, diretora do Conselho Regional de Nutricionistas de Minas Gerais, medicamentos como anti-inflamatórios esteroides e não esteroidais, como Cataflan e Voltaren, analgésicos e antipiréticos não podem ser ingeridos junto a sucos de frutas cítricas.

Pode tomar remédio com água com limão?

"Geralmente, não há o que temer ao ingerir um medicamento com suco, por exemplo, mesmo que a orientação seja tomá-lo em jejum." No entanto, algumas medicações podem, sim, interagir com as substâncias contidas em certas bebidas, causando alteração no efeito esperado.

É verdade que o limão corta a menstruação?

Algumas mulheres acreditam que o limão corta a menstruação. Consumir o chá do limão com o intuito de interromper o fluxo menstrual não oferece danos à saúde feminina. Porém, é importante entender que não existe nenhuma comprovação científica capaz de confirmar essa crença de que o suco de limão corta a menstruação.

Artigo anterior
Quem é o cantor mais rico do mundo em 2021?
Artigo seguinte
O que é um diretor executivo?