O que é o domínio pessoal?
Perguntado por: Raúl Mário Oliveira | Última atualização: 23. März 2022Pontuação: 4.9/5 (16 avaliações)
Quando falamos do domínio pessoal?
A busca pela vida que queremos viver depende, antes de qualquer outra coisa, do “Domínio Pessoal”. Esse termo, descrito como uma das disciplinas para a melhoria de qualquer pessoa ou empresa, é entendido também como “o comprometimento que temos com nossa própria evolução”.
Qual a relação entre domínio pessoal e visão pessoal?
Para o domínio pessoal você precisa encontrar sua 'Visão Pessoal' e ao mesmo tempo traçar seu atual cenário. Com essas duas realidades em mão, onde estou (atual) e para onde quero ir (Visão Pessoal), surge o que a disciplina do domínio pessoal chama de 'Defasagem', ou a diferença entre esses dois pontos.
Quais são as cinco disciplinas de Peter Senge?
As cinco “disciplinas” intitulamse: Domínio Pessoal, Modelos Mentais, Visão Compartilhada, Aprendizagem em Grupo e Pensamento Sistêmico.
Qual é a quinta disciplina Segundo Peter Senge?
A quinta disciplina - raciocínio sistêmico - é o alicerce da organização que aprende. É fundamental que as cinco disciplinas funcionem em conjunto. Este é um grande desafio, pois é muito mais difícil integrar novos instrumentos do que aplicá-los separadamente.
Porque você precisa de Domínio Pessoal com Wendell Carvalho | Podcast Empresa Autogerenciável #067
Qual a quinta disciplina?
Segundo Senge, é vital que todas as disciplinas se desenvolvam em conjunto. “Por isso o pensamento sistêmico é a quinta disciplina, aquela que integra as outras, fundindo-as em um corpo coerente de teoria e prática.
Quais são as cinco características para definição da aprendizagem organizacional segundo Peter Senge?
Peter Senge identificou cinco (5) disciplinas ou componentes básicos de uma organização que aprende (learning organization): 1) pensamento sistêmico; 2) maestria pessoal dos colaboradores; 3) modelos mentais; 4) visão compartilhada; e 5) aprendizado em equipe.
O que são as cinco disciplinas?
Peter Senge, autor de vários livros nesta área, desenvolveu o conceito das cinco disciplinas, a saber: Maestria Pessoal, Aprendizagem em Equipe, Modelos Mentais, Visão Compartilhada e Pensamento Sistêmico. Estas disciplinas quando desenvolvidas, podem garantir a organização uma maior competitividade no mercado.
Qual é a terceira disciplina de Peter Senge?
3 - DOMÍNIO PESSOAL Senge conceitua domínio pessoal como uma característica pertinente ao indivíduo, a capacidade de enxergar a vida sob um ponto de vista criativa e não reativa, a proficiência em realizar e em buscar resultados, não se preocupando com obstáculos.
Quais são os cinco componentes necessários para transformar uma organização em uma organização que aprende?
Nesse contexto, para Peter Senge, existem cinco novas tecnologias componentes que estão gradualmente convergindo para inovar as organizações que aprendem, são elas: Pensamento sistêmico, Domínio pessoal, modelos mentais, a construção de uma visão compartilhada e aprendizagem em equipe.
O que é uma visão compartilhada?
O que é visão compartilhada? ... De acordo com o autor, a visão compartilhada refere-se ao estabelecimento de objetivos e metas comuns e compartilhadas, deixando de lado o pensamento individual. Seu foco é o de alcançar o sucesso da organização através do esforço coletivo de todos, desde a liderança até os colaboradores.
O que é aprendizado em equipe?
A Aprendizagem Baseada em Equipes tem o foco nos trabalhos em grupo que favorecem um ambiente cooperativo. Dessa forma, aspectos como a comunicação, o aprendizado ativo dos alunos e a capacidade de argumentação ganham destaque com essa prática.
Qual o objetivo da aprendizagem organizacional?
Aprendizagem organizacional consiste no uso de ferramentas, metodologias e processos que possibilitam o ensino corporativo com a finalidade de otimizar os conhecimentos e capacidades dos colaboradores.
Quais são os principais agentes do aprendizado organizacional?
No mundo corporativo, os seres humanos são os principais agentes de transformação, pois, por meio de suas atuações, tomam decisões que permitem mudanças que afetam tanto a vida particular de cada sujeito como também a vida da corporação e da própria sociedade.
Qual das disciplinas é considerada como o alicerce de organização que aprende?
A visão compartilhada é fundamental para organização que aprende, pois ela sustenta o foco e a energia para o aprendizado com excelência.
O que é disciplina organizacional?
É a disciplina de continuamente esclarecer e aprofundar nossa visão pessoal, de concentrar nossas energias, de desenvolver paciência, de ver a realidade objetivamente, expandir capacidades para obter os resultados desejados e estimular os outros a fazer o mesmo.
O que é disciplina nas organizações?
A disciplina (enquanto consistência e repetição) e a organização (como estruturação e planejamento) não representam um fim em si mesmo, mas um meio para realizar algo. Delas derivam ações para alcançar um resultado (objetivo). A busca por este resultado (objetivo) é que justifica as atitudes adotadas no dia a dia.
O que é uma organização que aprende?
Organizações que aprendem (Learning Organization)
Para Peters apud Morais (1998), a definição de organização que aprende é uma estrutura e uma filosofia para institucionalizar e sistematizar a contínua aprendizagem, o melhoramento contínuo e a contínua revitalização.
Qual a característica mais importante em uma organização que aprende?
Pensamento Sistêmico: é considerada a disciplina mais importante da organização que aprende. Trata-se de compreender as forças e inter-relações que moldam o comportamento de sistemas.
O que são modelos mentais Peter Senge?
O escritor Peter Senge, no livro A Quinta Disciplina, definiu modelos mentais como “pressupostos profundamente arraigados, generalizações, ilustrações, imagens ou histórias que influenciam nossa maneira de compreender o mundo e nele agir”.
O que é aprendizagem organizacional é como ela ocorre?
A aprendizagem organizacional é uma junção de conhecimentos formais e informais, que permite à organização criar seus próprios modelos de gestão, coerentes com as suas necessidades e pautados no que ela precisa para alcançar os resultados extraordinários que almeja no mercado em que atua.
O que é raciocínio sistêmico?
O pensamento sistêmico, também chamado de pensamento holístico, é a habilidade de entender os fatos não apenas em si mesmos, mas em relação às outras pessoas e instâncias envolvidas na situação. ... Esse tipo de pensamento pode ser aplicado à vida profissional e à pessoal.
Quanto maior a consciência do todo mais a nossa ação beneficia esse todo?
"Quanto maior a consciência do todo, mais a nossa ação beneficia esse todo." Desta forma, passamos a ver a organização como um sistema vivo, composto de elementos que interagem e buscam um equilíbrio produtivo. Um sistema que está em movimento contínuo e se recria o tempo todo – em uma grande teia de relacionamento.
Que ações são fundamentais para a implementação do raciocínio sistêmico?
Sendo assim, algumas formas de promover o pensamento sistêmico são: não ver um problema como apenas algo isolado. Procurar sempre olhar para a questão na totalidade, além de analisar quais outros casos estão relacionados; desenvolver e avaliar as ações do empreendimento, sempre estudando a causa e o efeito.
Quais os benefícios da aprendizagem organizacional?
- Tarefas mais eficazes. ...
- Clientes mais satisfeitos. ...
- Troca de conhecimentos. ...
- Clima organizacional mais favorável. ...
- Inovação entre os profissionais. ...
- 1) Experiências próprias. ...
- 2) Aprendizagem prática. ...
- 3) Compartilhamento de ideias e informações.
Porque o açúcar acelera a cicatrização?
Como é a classificação dos instrumentos musicais da orquestra?