O que é o divórcio litigioso?

Perguntado por: Jaime Bruno de Gomes  |  Última atualização: 2. Dezember 2024
Pontuação: 4.1/5 (71 avaliações)

O divórcio litigioso é um método de resolução sobre disputas no divórcio. Este processo envolve a apresentação de questões ao tribunal de família para resolvê-las. Muitas vezes, as famílias optam pelo litígio se não conseguirem chegar a um acordo por meio de outras opções de divórcio.

Qual a diferença entre divórcio e divórcio litigioso?

Vale lembrar que para o divórcio consensual cada uma das partes podem ter seu próprio advogado, ou podem adotar um único advogado para o casal. O divórcio litigioso é o meio utilizado quando as partes não estão de acordo com os termos da separação.

Quando o divórcio vai para o litigioso?

O Divórcio litigioso ocorre, em suma, quando não há acordo, seja ele sobre a partilha dos bens, sobre permanecerem ou não os cônjuges casados, sobre a guarda dos filhos, ou qualquer outro ponto de conflito. Nesse caso, o divórcio será decretado sem a concordância de uma das partes.

Quais são as etapas de um divórcio litigioso?

O processo envolve etapas como a apresentação da petição inicial, audiência de conciliação, contestação, produção de provas e manifestações das partes. A duração desse tipo de divórcio pode variar, podendo levar meses ou até mesmo anos, dependendo da complexidade do caso.

Quanto tempo leva um processo de divórcio litigioso?

Quer saber quanto tempo demora o processo de divórcio? Quando existe consenso entre o casal sobre o divórcio, o processo todo leva em torno de três meses. No entanto, quando não existe acordo acontece o divórcio litigioso. Este é bem mais demorado, e em alguns casos pode levar dois anos ou mais.

Divórcio Litigioso - entenda o procedimento, ou seja, o passo a passo da ação na justiça.

16 questões relacionadas encontradas

Quem paga as custas de um divórcio litigioso?

As custas num divórcio litigioso são pagas por quem entra com a ação inicialmente. Via de regra as custas iniciais devem ser pagas por quem teve a iniciativa da ação. Muito embora, uma vez sendo vitoriosa, a parte vencedora poderá cobrar da outra, as custas pagas.

Como funciona a partilha de bens no divórcio litigioso?

Na divisão de bens em um divórcio litigioso, os tribunais consideram diversos critérios, como o regime de bens do casal, contribuições financeiras de cada cônjuge, duração do casamento, custódia dos filhos, saúde e idade dos cônjuges, capacidade financeira futura, comportamento de ambas as partes, acordos pós-nupciais ...

Qual o custo de um divórcio litigioso?

Já se for litigioso, quando as partes por algum motivo não concordam com o litigio, isso torna o processo mais demorado e mais oneroso”, afirma a advogada. “Mas, em média, o custo do processo é de quatro salários mínimos, além das custas judiciais, de 1% do patrimônio do casal.

Qual o valor da causa na ação de divórcio litigioso?

Qual o valor da causa do Divórcio litigioso? Havendo bens para partilhar entre os cônjuges, o valor da causa é a somatória dos valores dos bens.

O que acontece quando a pessoa não quer assinar o divórcio?

1. O que fazer quando o ex não quer assinar o divórcio? Se não existir acordo e o ex não quiser assinar o divórcio de forma amigável, será necessário entrar com a ação de divórcio litigioso para conseguir o tão desejado divórcio.

O que o juiz pergunta em uma audiência de divórcio?

Nessa oportunidade, as questões do processo como divórcio (ou dissolução da união estável), partilha de bens, guarda, convivência com os filhos e pensão são colocadas em pauta para verificar a possibilidade de realização de um acordo entre as partes, por meio da ajuda de um terceiro facilitador (conciliador ou mediador ...

Precisa de testemunha para assinar o divórcio?

Quais os documentos necessários para fazer o Divórcio em Cartório? É necessário ter a Certidão de Casamento atualizada, documentos pessoais das partes (homem e mulher ou casal), documentos que comprovem a posse de bens, outros documentos relativos ao casamento e duas testemunhas.

O que acontece se eu não comparecer a uma audiência de divórcio?

O divórcio é um direito potestativo, ou seja, depende da vontade exclusiva de uma das partes, direito sobre o qual não recaí qualquer discussão, é incontroverso, cabendo a outra parte apenas aceitá-lo. Portanto, ainda que o juiz marque audiência, mas a parte não compareça, o divórcio será homologado.

Como funciona o divórcio litigioso com filho menor?

Quando há filho menor de idade, exclui-se por completo a possibilidade da realização do divórcio por via extrajudicial, ou seja, diretamente no cartório. Mesmo que a hipótese seja de divórcio consensual, nesses casos, terá que ser feito mediante um processo judicial.

Como dar entrada no divórcio quando se tem filhos?

Para dar entrada no divórcio você precisará reunir documentos como Certidão de Casamento, RG, CPF e, até mesmo, a certidão de nascimento dos filhos, por exemplo. Além disso, precisará contratar um advogado, uma vez que o divórcio não acontece sem a assinatura desse profissional.

O que acontece na primeira audiência de divórcio?

O primeiro ato, em geral, é uma audiência de conciliação. Essa audiência não tem nada a ver com reconciliação! Ela serve, na verdade, para tentar um acordo entre as partes sobre a partilha de bens, guarda dos filhos, regime de convivência e pensão alimentícia.

Como entrar com pedido de divórcio litigioso?

O pedido de divórcio litigioso deve ser feito por meio de advogado. Caso o interessado não tenha condições financeiras de contratar advogado poderá procurar a Defensoria Pública do Estado ou, nas cidades onde ela não atua, a Ordem dos Advogados do Brasil. O interessado deverá contratar um advogado.

Como consultar um processo de divórcio litigioso?

No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".

O que fazer quando o cônjuge não aceita a separação?

Quando um dos cônjuges não aceita a separação, o procedimento do divórcio deverá ser o chamado “litigioso”, e não o “consensual”, e, por isso, não poderá ser feito em cartório, mas apenas via processo judicial. Essa é a única consequência da recusa.

Quanto tempo demora um divórcio litigioso pela Defensoria Pública?

O Divórcio litigioso demora dois anos até a sua resolução.

Nesses casos, além de ser mais demorado que o consensual, se torna também mais burocrático, sendo necessária a presença de advogados de ambos os lados para resolver as questões. Por isso é recomendados que as partes tentem um acordo amigável nesses casos.

É possível se divorciar sem advogado?

A presença de um advogado não é obrigatória. Fica a critério do interessado.

Quando o cônjuge não tem direito aos bens?

Vale lembrar que o cônjuge perde o direito à herança dos bens particulares se estiver: divorciado, separado judicialmente ou separado de fato há mais de dois anos. Nesses casos a herança ficaria integralmente para os herdeiros necessários, que são os filhos ou, não ausência destes, os pais.

Quando o cônjuge perde o direito aos bens?

Perda do direito à herança, se o abandono for motivo de indignidade, ou seja, uma conduta que torne o cônjuge indigno de suceder o outro. Assim, o cônjuge abandonado pode requerer a exclusão do outro da sucessão, se provar que o abandono causou grave dano à sua saúde ou à sua subsistência.

O que não entra na divisão de bens?

Itens como roupas, acessórios pessoais, livros e instrumentos de trabalho são considerados bens de uso pessoal e não entram na partilha. Por exemplo, se um cônjuge é médico e possui instrumentos cirúrgicos ou equipamentos específicos para sua profissão, eles serão de sua propriedade exclusiva.

Artigo anterior
Onde é depositado os 40 da multa rescisória?
Artigo seguinte
Para que serve a atropina?