O que é o discurso indireto no texto narrativo?
Perguntado por: Davi Lima | Última atualização: 27. März 2025Pontuação: 4.8/5 (72 avaliações)
O discurso indireto é a forma de dizer caracterizada por uma intervenção do autor que interfere na fala ao usar suas próprias palavras para referenciar as de outrem. Ele também é utilizado na literatura e em nosso cotidiano.
O que é discurso indireto na narrativa?
Discurso indireto: o narrador interfere na fala da personagem. Ele conta aos leitores o que a personagem disse, mas conta em 3ª pessoa. As palavras da personagem não são reproduzidas, mas traduzidas na linguagem do narrador.
Como identificar o discurso indireto?
No discurso indireto o interlocutor diz o que a outra pessoa ou personagem falou. Ele o faz com as suas próprias palavras. É o tipo de discurso comum no dia a dia, narrado na terceira pessoa, que dispensa o uso de travessão.
Quais são os discurso indireto?
Discurso indireto
É aquele no qual a fala do interlocutor é incorporada à fala do narrador. É também comum o uso de verbos declarativos, que iniciam o discurso, e as falas, em geral, aparecem como orações subordinadas substantivas.
Quais são as características do discurso indireto?
O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma-se citar o nome de quem proferiu a fala ou fazer algum tipo de referência.
O que é Discurso? Discurso Direto? Discurso Indireto? Discurso Indireto Livre? - RÁPIDO E FÁCIL
O que é discurso direto em uma narrativa?
Em uma narrativa, o narrador pode apresentar a fala das personagens através do discurso direto ou do discurso indireto. No discurso direto, conhecemos a personagem através de suas próprias palavras.
O que é discurso indireto resposta?
O discurso indireto é a apresentação das falas das personagens de uma narrativa feita pelas palavras do narrador. Nesse tipo de discurso as personagens não se exprimem livremente, porque é o narrador que fala pelas personagens.
Como identificar discurso direto e indireto no texto?
Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa. No primeiro caso, o tempo verbal é aquele da ação como vista pelo personagem.
O que é discurso direto e indireto com exemplos?
Quando estamos lendo um livro, por exemplo, e temos um diálogo entre personagens, o discurso direto aparece quando a personagem fala por conta própria, com suas próprias palavras. Já o discurso indireto aparece não quando a personagem fala por conta própria, mas, sim, quando o narrador fala pela personagem.
Como usar o discurso indireto?
O discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens. Exemplo de discurso direto: A aluna afirmou: — Preciso estudar muito para o teste.
Quais são os cinco elementos principais de uma narrativa?
Os elementos da narrativa são o enredo, os personagens, o espaço, o tempo e o principal o narrador. O enredo diz respeito a trama, o encadeamento dos fatos, é o esqueleto da narrativa, o desenrolar dos acontecimentos.
Qual a função expressiva tem o discurso indireto?
No campo da expressividade, o discurso indireto introduz um enunciado preocupado com a informatividade, com o conteúdo, diferenciando-se completamente do modelo teatral do discurso direto. Pode-se afirmar que o foco reside no que foi dito, não no como foi dito.
Como identificar a fala de um personagem no texto?
O travessão é um sinal de pontuação representado por um tracinho na horizontal e tem como objetivo marcar o discurso direto, ou seja, a fala de personagens, ou destacar trechos de textos.
O que é o foco da narrativa?
O foco narrativo designa o ponto de vista daquele que narra a história. Dessa forma, ele pode ser em primeira pessoa, isto é, quando pertence a uma das personagens (principal ou coadjuvante), e também pode ser em terceira pessoa, ou seja, quando não pertence a uma das personagens, localizando-se fora da história.
Que tipo de narrador existe?
Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.
Como ocorre o discurso indireto livre?
No discurso indireto livre, o narrador fala sobre a personagem e assume o pensamento da personagem, falando por ela. É um narrador onisciente. E, por meio dessa onisciência, transmite o sentido do discurso da personagem dentro do seu próprio discurso, como em Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
Qual é a fala do narrador?
fala do narrador + verbo de elocução + conjunção + fala da personagem pelas palavras do narrador. No discurso indireto o narrador é o responsável por falar na vez da personagem, utilizando suas próprias palavras para reproduzir a essência das falas das personagens, bem como suas reações e personalidade.
Como fazer um discurso exemplo?
- Mostre um exemplo interessante sobre o tema;
- Cite estatísticas notáveis;
- Faça uma pergunta retórica;
- Seja ousado e fale uma frase impactante;
- Conte uma história;
- Não tenha medo de utilizar o humor;
- Cite outra pessoa.
O que é uma linguagem direta?
É discurso Direto aquele em que o autor ao narrar uma história, repete a fala do personagem com as mesmas palavras que ele usou, e geralmente vem precedida por dois pontos e travessão.
Como é possível identificar na alternativa correta da questão anterior o discurso indireto livre?
Alternativa “a”. O discurso indireto livre é um tipo de discurso misto, em que se associam as características do discurso direto e do indireto.
Quais são os elementos da narrativa explique cada um deles?
Os cinco elementos da narrativa procuram estabelecer: o que acontece (o fato); quando acontece (o tempo); onde acontece (o cenário); como acontece (o enredo); e quem diz o que acontece (o narrador).
Quais são as partes de um discurso?
Para os primeiros, as partes do discurso são: o exórdio, a narração, a confirmação e a peroração. Para os últimos, são elas: o exórdio, a narração, a argumentação (subdividida em prova e refutação) e a peroração (subdividida em conclusão e epílogo).
Quais são os tipos de discurso utilizados na escrita de uma crônica?
A crônica é um gênero discursivo que mescla a tipologia narrativa com trechos reflexivos e, em alguns casos, argumentativos. A linguagem da crônica costuma ser leve, marcada por coloquialidade e, não raro, cada cronista tem seu estilo próprio no uso das palavras.
Pode tomar creatina e BCAA antes de dormir?
Quem é o verdadeiro rival da Argentina no futebol por quê?