O que é o diferencial de seleção?

Perguntado por: Luísa Brito Marques  |  Última atualização: 10. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (50 avaliações)

2.2 – DIFERENCIAL DE SELEÇÃO (d.s.) É a medida de intensidade ou vigor na seleção, ou a diferença entre a média da população selecionada e a média da população original.

O que é a intensidade de seleção?

A intensidade de seleção provê a indicação da magnitude da diferença entre a média dos indivíduos selecionados e a média da população, em outras palavras, ela é medida pelo diferencial de seleção.

Qual a importância do diferencial de seleção e do ganho genético no processo de seleção?

Assim, quanto menor o número de indivíduos selecionados maior será a média e conseqüentemente maior será o diferencial e a intensidade de seleção praticada. garantir o maior ganho genético e variabilidade genética possíveis para várias características simultaneamente.

O que é resposta a Seleção?

A resposta a seleção é um parâmetro genético que se calcula para cada geração de seleção e depende da herdabilidade (H2) da população e do DIFERENCIAL DE SELEÇÃO (DS).

O que é o progresso genético pós seleção?

O progresso genético é definido como sendo a diferença entre a média da população onde se fez a seleção e a média dos descendentes dos indivíduos selecionados.

Melhoramento Animal - Diferencial de seleção e ganho genético

24 questões relacionadas encontradas

O que é seleção Fenotipica?

Seleção Fenotípica ! os indivíduos são escolhidos com base em seus valores fenotípicos. Pode ser morfológica ou fisiológica. Seleção fenotípica fisiológica ➙ é um tipo de seleção na qual são utilizados os valores das produções dos indivíduos, valores esses que são manifestações fisiológicas.

Qual a importância do ganho de seleção?

O uso do índice de seleção proporciona ganhos genéticos positivos em produtividade, percentagem e peso de polpa, comprimento, diâmetro e peso de frutos, e espessura de casca.

Quais as principais consequências da seleção no melhoramento genético animal?

O objetivo da seleção é aumentar nos animais a frequência de genes que afetem positivamente as características de importância econômica, resultando em um aumento da produtividade do rebanho.

Quais são os 5 tipos de seleção mais utilizados em melhoramento genético Animal qual sua definição?

A seleção de bovinos promove mudanças nas frequências dos genes para condicionar as suas melhores características
  • Seleção por antepassados.
  • Seleção por parentes.
  • Seleção por progênie.
  • Seleção individual.

Como calcular ganho genético esperado?

O ganho genético por ano foi obtido multiplicando-se o produto do diferencial de seleção ponderado médio (em kg) pela herdabilidade e dividindo-se pelo intervalo de geração médio.

Qual a relação entre intensidade de seleção e herdabilidade?

A seleção busca o aumento da frequência de alguns alelos de interesse, visando o aumento ou diminuição do valor do caráter. Este aumento ou diminuição deve ser quantificado, uma vez que nem toda a superioridade dos indivíduos selecionados será transmitida para a descendência (herdabilidade).

O que é seleção massal?

Na seleção massal a população original é avaliada e um número de plantas é selecionada com base no fenótipo. ... O principal uso desse método é na obtenção de novas variedades em espécies vegetais que ainda não foram muito trabalhadas geneticamente ou para caracteres de alta herdabilidade.

O que é seleção por pedigree?

Este é uma das formas de seleção mais conhecidas, escolhendo os animais a partir dos seus ancestrais. Dentro de um processo de seleção moderno o pedigree é uma fonte essencial de informação para controle de consangüinidade e direcionamento de acasalamento.

Quais são as fontes de informação para a seleção genética?

As principais fontes de vieses, mais comuns em dados coletados no campo, são, segundo Euclides Filho (1995): seleção, acasalamentos dirigidos, informação incompleta de pedigree, paternidade duvidosa, correlações genéticas entre características selecionadas separadamente como univariadas, heterogeneidade de variância, ...

Quais as consequências do melhoramento genético?

De modo geral, o melhoramento genético de plantas é capaz de aumentar a produção de alimentos sem ampliar a área plantada, e assim atender a demanda de alimentos gerada pelo aumento da população. Além disso, também pode proporcionar melhor adaptação as mudanças climáticas e a diferentes regiões de plantios.

Quais as duas principais ferramentas do melhoramento genético animal?

Duas são as ferramentas disponíveis para se promover o melhoramento genético de qualquer espécie: seleção e cruzamento. Seleção é o processo decisório que indica quais animais de uma geração tornar-se-ão pais da próxima, e quantos filhos lhes serão permitido deixar.

O que são níveis independentes de eliminação e qual sua vantagem e desvantagem na seleção?

Níveis Independentes de Refugo ou Eliminação: São estabelecidos níveis mínimos de produção para cada caráter, e todos os animais que não satisfazem estes níveis são eliminados. Desta maneira a seleção é feita simultaneamente para vários caracteres.

Quais as vantagens e desvantagens da seleção massal?

A desvantagem da seleção massal é ser muito influenciada pelo ambiente, cujo efeito pode ser minimizado através da seleção massal estratificada que permite um melhor controle da heterogeneidade do solo (melhor controle ambiental) através da divisão da área em estratos e praticar a mesma intensidade de seleção em cada ...

O que podemos relatar sobre herdabilidade?

A Herdabilidade é um coeficiente genético que expressa a razão da variação genética à variação total de um dado atributo numa população. ... Logo, se não há diferenças individuais, não há herdabilidade. A herdabilidade mede a fração da variabilidade do fenótipo que pode ser atribuída à variação genética .

Qual a importância da herdabilidade para o melhoramento genético?

A maior importância da herdabilidade no estudo genético dos caracteres quantitativos é o seu papel preditivo, expressando a confiabilidade do "valor fenotípico" como preditor do "valor genético". ... A vantagem do ganho em acurácia, para programas de melhoramento é o aumento da proporção da variância genética aditiva.

O que é seleção no melhoramento animal?

O MELHORAMENTO ANIMAL TRABALHA COM A DIFERENÇA ENTRE OS INDIVÍDUOS DE UMA POPULAÇÃO – VARIABILIDADE GENÉTICA. relativa à determinação de qual fêmea vai se acasalar com qual macho; SELEÇÃO: Decidir quais indivíduos serão mantidos para PAIS e, desta forma, contribuirão com GENES para próxima GERAÇÃO.

O que é seleção artificial exemplos?

Seleção artificial é o processo de cruzamentos conduzido pelo ser humano com o objetivo de selecionar características desejáveis em animais e plantas. Estas características podem ser, por exemplo, um aumento da produção de carne, leite, lã, seda ou frutas.

O que é seleção indireta?

A seleção indireta consiste em um dos mecanismos que podem ser utilizados para o incremento no rendimento de grãos de aveia. ... Oitenta por cento do incremento no rendimento dos grãos em aveia pode ser atribuído ao aumento no número de grãos por panícula e 20% ao aumento na massa de grãos (CHANDHANAMUTTA & FREY, 1973).

Artigo anterior
Como se caracteriza uma exportação direta?
Artigo seguinte
Como colocar o relógio na tela de bloqueio do Iphone?