O que é o CST 060?
Perguntado por: Mélanie Mafalda Miranda Soares | Última atualização: 24. Juni 2025Pontuação: 4.2/5 (41 avaliações)
A indicação de CST 60 significa que o produto é tributado e sujeito a substituição tributária e que o ICMS ST já foi retido anteriormente.
Quando se usa o CST 060?
Dessa forma, no momento da venda dessa mercadoria, a nota fiscal deve indicar o CST 060, mostrando que a mercadoria é nacional, tributada e que o ICMS já foi cobrado em operação anterior por substituição tributária.
Qual o CFOP para o CST 060?
2.1. Com emissão de NF-e: - Deverá utilizar CFOP 5.103 (CST 10, 30 ou 70) ou CFOP 5.104 (CST 60), conforme a situação.
O que significa 060?
60 — ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária. 70 — Com redução de base de cálculo e cobrança do ICMS por substituição tributária. 90 — Outras.
Qual a diferença entre o CST 010 e 060?
O CST de ICMS pode mudar para o mesmo produto em situações de vendas diferentes. Por exemplo: O mesmo produto pode ser vendido com CST 060 para dentro do estado, e CST 010 para outro estado que não possui um convênio. Mas mesmo em um único estado de destino, poderá haver mais de um CST a ser usado.
CST - Código da Situação Tributária - ICMS
Quais CST tributado a 4 %?
- A tributação do ICMS na operação interestadual de uma mercadoria importada classificada no CST 100 é 4%, já uma mercadoria classificada no CST 000 é 12%, ou seja, a empresa destacou 8% à maior de ICMS.
O que significa cada CST?
CST é a sigla para Código de Situação Tributária, referente à incidência do ICMS sobre produtos ou serviços comercializados. Ele é formado por três dígitos, cada um deles correspondente a informações sobre o produto ou serviço ao qual se aplica.
O que é CST tabela?
CST (o Código de Situação Tributária) é um classificador que determina a incidência do ICMS sobre um produto ou serviço. Ele serve para orientar os contribuintes no processo de comercialização de mercadorias e auxiliar as entidades federativas no processo de fiscalização tributária.
Quando usar 5.102 ou 5405?
O CFOP de revenda pode ser 5405 para remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros ou 5102 para venda de mercadoria adquirida de terceiros. A escolha depende do contexto específico da operação.
Como saber qual CFOP e CST usar?
É importante observar que o sufixo que compõe o CFOP também é um código em si, denominado CST (Código de Situação Tributária). Este código determinará se a transação é isenta, não tributável, totalmente tributável, parcialmente tributável, diferida e assim por diante. O CST são os dois últimos números do CFOP.
Qual CST usar para CFOP?
Deverão ser utilizados os CFOP 5103 e CST 10, 30 ou 70 ou CFOP 5104 e CST 60 conforme a situação.
Como saber se o produto é tributado ou não?
Para saber se a mercadoria ou serviço que sua empresa comercializa está sujeita à substituição tributária, você deve consultar a legislação local, normalmente disponibilizada no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do estado.
Qual o CST para o CFOP 5405?
O contribuinte substituído deverá emitir a correspondente documentação fiscal nos termos do artigo 274 do RICMS/2000, com a indicação do CFOP 5405 e o CST 60.
O que é o CFOP 5405?
Quando se usa o CFOP 5405? O código CFOP 5405 é usado quando o produto/serviço vendido ou adquirido por um terceiro está sujeito a substituição tributária, portanto, a operação é isenta da cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
Como saber o CST da nota fiscal?
- O primeiro dígito indica a origem da mercadoria e pode ser encontrado na Tabela A. Se a origem do produto é nacional, seu dígito será 0. ...
- Na Tabela B estão os dois outros dígitos restantes. Estes indicam o tipo de tributação a que a mercadoria deve ser submetida.
Quando se usa o CST 090?
CST 090 – Nacional com tributação “outras” de ICMS, entenda o que significa. O CST 090 é um código utilizado no âmbito do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para identificar operações com origem nacional e cuja tributação se classifica como “outras”.
Como inserir CST na nota fiscal?
1) Edite o item da nota fiscal, clicando no ícone lápis. 2) Na tela de edição do item, é exibida a lista de impostos. 3) Selecione o ICMS e altere o CST.
O que é CST 041 na nota fiscal?
CST 41 - Não tributada
O CST 41 é aplicado quando a operação não é tributada pelo ICMS, ou seja, o imposto não incide sobre a operação. Isso ocorre em casos específicos previstos na legislação em que a operação é desonerada do ICMS.
Qual CST usar para CFOP 5.102 Lucro Presumido?
Qual CSOSN usar para CFOP 5102? Para CFOP 5102, é possível usar o CSOSN 0101 com permissão de crédito ou 0102 sem permissão de crédito – quando efetuar a venda para pessoa física ou pessoa jurídica.
Qual o CST de tributação?
O Código da Situação Tributária (CST) é o valor que identifica a origem da mercadoria e a forma de tributação que deverá incidir sobre a mesma. Na Nota Fiscal eletrônica (NF-e) modelo 55 ou na Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e), modelo 65, o CST é composto pelo identificador da origem mais 2 números.
Como usar a tabela CST?
- O CST-ICMS é formado por 3 dígitos;
- O primeiro número é definido pela Tabela A do CST* e indica qual é a origem do produto (nacional ou estrangeira);
- Os dois últimos números mostram qual é o regime de tributação do item vendido.
O que é CST 06?
CST 06 – Operação tributável a alíquota zero
Nesse sentido, são parte do CST 06, aqueles produtos de insumos e produtos agropecuários, o que os tornam sujeitos a incidência da alíquota zero do PIS e COFINS. Leia também: Sped publica nota aos contribuintes do EFD – Contribuições.
Qual é a CST para Simples Nacional?
400 – Não tributada pelo Simples Nacional - Classificam-se neste código as operações praticadas por optantes pelo Simples Nacional não sujeitas à tributação pelo ICMS dentro do Simples Nacional.
Como jogar o joguinho do dinossauro com internet?
O que fazer com as tampinhas de garrafa de cerveja?