O que é o CST 000?

Perguntado por: Cátia Barbosa de Soares  |  Última atualização: 21. April 2025
Pontuação: 4.9/5 (1 avaliações)

CST 000 quer dizer, Tributada Integralmente. Para calcular este ICMS é simples, basta multiplicar a base de cálculo pelo alíquota estabelecida.

Qual é o CST 000?

O código CST 000 para fins de tributação do ICMS deve ser colocado na Nota Fiscal eletrônica (NF-e) quando o produto for: De origem nacional, conforme Tabela A: código 0. Tributado integralmente, conforme Tabela B: código 00.

Quando o CST e 00?

00 - Tributada integralmente: Esse código é utilizado quando a operação é tributada de forma integral pelo ICMS.

O que significa 00 tributada integralmente?

O CST 00 é utilizado quando a operação é tributada integralmente pelo ICMS, ou seja, não há isenções, reduções de base de cálculo ou qualquer outra forma de benefício fiscal que afete o valor do imposto a ser pago.

O que significa cada CST?

CST é a sigla para Código de Situação Tributária, referente à incidência do ICMS sobre produtos ou serviços comercializados. Ele é formado por três dígitos, cada um deles correspondente a informações sobre o produto ou serviço ao qual se aplica.

ENTENDA O QUE É CFOP E CST DA SUA NOTA FISCAL

38 questões relacionadas encontradas

Como saber o CST a usar?

Como descobrir o CST de um produto?
  1. O primeiro dígito indica a origem da mercadoria e pode ser encontrado na Tabela A. Se a origem do produto é nacional, seu dígito será 0. ...
  2. Na Tabela B estão os dois outros dígitos restantes. Estes indicam o tipo de tributação a que a mercadoria deve ser submetida.

Quando se usa o CST 090?

CST 090 – Nacional com tributação “outras” de ICMS, entenda o que significa. O CST 090 é um código utilizado no âmbito do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para identificar operações com origem nacional e cuja tributação se classifica como “outras”.

Qual o CST de tributação?

Se o produto é de origem nacional e a tributação pelo ICMS ocorreu anteriormente sob o regime de substituição tributária, por exemplo, o CST será 010.

Quais CST tributado a 4 %?

- A tributação do ICMS na operação interestadual de uma mercadoria importada classificada no CST 100 é 4%, já uma mercadoria classificada no CST 000 é 12%, ou seja, a empresa destacou 8% à maior de ICMS.

Qual é a CST para Simples Nacional?

400 – Não tributada pelo Simples Nacional - Classificam-se neste código as operações praticadas por optantes pelo Simples Nacional não sujeitas à tributação pelo ICMS dentro do Simples Nacional.

Qual CST para não incidência de ICMS?

CST 50 – Suspensão:

A operação é passível de tributação, mas a legislação permite o não recolhimento do ICMS sobre certas circunstâncias, um exemplo disso é a Remessa para industrialização ou beneficiamento, caso o retorno da mercadoria demore mais que 180 dias, deverá ser recolhido o ICMS anteriormente suspenso.

Qual a diferença entre isento e não tributado?

Os rendimentos isentos e não tributáveis são aqueles que não sofrem tributação do imposto de renda; logo, são desconsiderados na hora de calcular o valor a ser pago tanto na fonte quanto na declaração de ajuste anual. Isso não quer dizer, no entanto, que não precisam ser informados à Receita Federal.

Qual Csosn usar para CST 000?

Por exemplo, o CST de um produto nacional tributado integralmente é 000. O CSOSN de um produto nacional que não dá permissão de crédito de imposto é 0102.

Como saber se o produto é tributado integralmente?

O melhor jeito de como saber se um produto tem substituição tributária pelo NCM é consultando o Sefaz. Dessa forma, o portal do órgão disponibiliza uma relação de produtos que estão sujeitos a ST, o que ajuda muito a diminuir qualquer tipo de erro de tributação.

Qual CST usar para destacar ICMS?

7- Para haver o destaque o ICMS deve ser calculado e além disso, no TES o campo F4_CSOSN "Campo Cod. Sit. SN" deve estar como 101 ou 900.

Qual a relação entre CST e CFOP?

O CFOP e o CST se complementam, enquanto um define o tipo de operação que está sendo realizada, o CST indicará origem e tributação. Digamos que uma empresa emita uma nota fiscal com CFOP de venda, em regra, espera-se um CST com tributação de ICMS.

Como inserir CST na nota fiscal?

1) Edite o item da nota fiscal, clicando no ícone lápis. 2) Na tela de edição do item, é exibida a lista de impostos. 3) Selecione o ICMS e altere o CST.

Quando é usado CST 010?

O CST =10 deve ser informando quando o emissor da NF-e deve pagar o ICMS pela operação própria e ainda deve reter o ICMS devido nas operações subsequentes do destinatário da mercadoria. Neste caso o emissor é responsável pela retenção do ICMS ST e deve recolher o seu ICMS e o ICMS ST que está sendo cobrado do cliente.

Quando uso CST 060?

A indicação de CST 60 significa que o produto é tributado e sujeito a substituição tributária e que o ICMS ST já foi retido anteriormente. Ou seja, seu distribuidor quando adquiriu o produto teve a retenção do ICMS ST (que é um custo) e ao revender para sua empresa, repassa esse ICMS ST no preço de venda.

Quando se usa o CST 070?

A CST 070 se refere as mercadorias com redução da Base de cálculo do ICMS em operações com mercadorias sujeitas a Substituição Tributaria, essa redução de aplica somente na Base de cálculo do ICMS e não da ST.

Quando uso CST 041?

O CST 41 é um código tributário de grande importância para as operações não tributadas pelo ICMS, sendo aplicado principalmente às exportações de mercadorias.

Quando usar CST 300?

300 - Imune - Classificam-se neste código as operações praticadas por optantes pelo Simples Nacional contempladas com imunidade do ICMS.

Qual CST usar na entrada de mercadorias?

Quando comprar mercadorias, para uso e consumo, COM substituição tributária deverá classificar a escrituração utilizando o CFOP 1407/2407 (Compra de mercadoria para uso ou consumo cuja mercadoria está sujeita ao regime de substituição tributária), utilizando o CST 060".

Artigo anterior
Como aprender a fazer humor?
Artigo seguinte
O que é pericardite fibrinosa?