O que é o conteúdo de um plano de aula?

Perguntado por: Rúben Jaime de Fernandes  |  Última atualização: 8. November 2024
Pontuação: 4.5/5 (22 avaliações)

O conteúdo é o que você irá apresentar ao aluno para ajudá-lo no aprendizado. Não só a matéria em si, com os conceitos, mas exemplos e informações que se aproximem da realidade do aluno. Os conteúdos podem ser: Conceituais: O que o aluno deve aprender e conhecer enquanto conceitos.

O que é o conteúdo do plano de aula?

Um plano de aula tem como principal objetivo fazer a distribuição do conteúdo programático que será trabalhado durante o ano, o semestre, o trimestre, etc. e nele ainda deverá constar o número de aula e o tempo necessário para cada assunto abordado dentro da disciplina.

O que colocar no conteúdo de um plano de aula?

Como definir objetivos de aprendizagem?
  1. A seleção e organização dos conteúdos.
  2. A escolha do método de ensino.
  3. Os recursos instrucionais que serão utilizados.
  4. A carga horária do evento de ensino.
  5. O modelo de avaliação a ser aplicado.

O que são os conteúdos?

Conteúdo significa o conjunto de conhecimentos, habilidades, formas de comportamento e hábitos de estudo relacionados aos objetivos e organizados pedagógica e didaticamente, visando sua aplicação.

O que é conteúdo exemplo?

sm 1 Aquilo que está contido ou encerrado em algum recipiente. 2 Assunto, tema, matéria de carta, livro etc.; teor, texto. C. intencional, Sociol: conjunto dos interesses e valores específicos para os quais convergem as atividades típicas de um grupo social.

PIORES ERROS DE UM PROFESSOR INICIANTE | Dicas para PROFESSORES iniciantes | Erros docentes

35 questões relacionadas encontradas

O que é conteúdo de acordo com a BNCC?

Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades.

Quais são os quatro tipos de conteúdos?

Segundo Zabala (1998) os conteúdos se constituem em quatro tipos: os conceituais, os factuais, os procedimentais e os atitudinais que possibilitam aos docentes, saber o tipo de conteúdo, as estratégias de ensino e a sistemática de avaliação.

Como se chama conteúdos na BNCC?

Componentes curriculares da BNCC do Ensino Fundamental. O que antes entendíamos como disciplinas ou matérias, chamamos agora de componentes curriculares.

O que significa conteúdo didático?

O material didático é um recurso pedagógico que ocupa um espaço fundamental no processo de ensino-aprendizagem, já que funciona como um fio condutor para as interações e, ao mesmo tempo, como uma ferramenta potencializadora da relação entre professores e estudantes.

O que colocar no conteúdo do plano de aula educação infantil?

Veja uma seleção com propostas que envolvem brincadeiras, leitura, dança e muito mais
  1. Identidade e autonomia. ...
  2. Uso racional da água. ...
  3. Aprender com o próprio nome. ...
  4. Os livros e o prazer em ouvir histórias. ...
  5. É dançando que a gente aprende. ...
  6. Circuitos no pátio.
  7. Conversa para desenvolver a linguagem. ...
  8. Brincar na frente do espelho.

Como deve ser o plano de aula de acordo com a BNCC?

Como construir um Plano de Aula de acordo com a BNCC
  1. Projetos.
  2. Sequências didáticas.
  3. Elabore o tema a partir da habilidade.
  4. Elenque os objetivos do Plano de Aula.
  5. Descreva as atividades detalhadamente.
  6. Levante os recursos necessários.
  7. Pense na forma de avaliação.

Qual é a estrutura do plano de aula?

Os principais componentes de um plano de aula incluem: objetivos de aprendizagem, recursos, estratégias de ensino, atividades, avaliação, estrutura da aula e observações finais.

Como montar um plano de aula passo a passo?

  1. Identifique e escolha o tema. Agora vamos à prática. ...
  2. Defina os objetivos. Os objetivos dizem respeito ao que você pretende alcançar e o que deseja desenvolver nos alunos após essa aula. ...
  3. Defina o conteúdo. ...
  4. Estabeleça a metodologia. ...
  5. Elabore um cronograma de aulas. ...
  6. Pense nos recursos. ...
  7. Defina o tipo de avaliação.

O que não pode faltar em um plano de aula?

Ele deve conter identificação da disciplina, carga horária, objetivos, cronograma de atividades (conteúdos), instrumentos de avaliação e bibliografia recomendada. Geralmente, ele é apresentado aos alunos ou seus responsáveis no início das aulas.

O que não pode faltar em um planejamento escolar?

O Que Não Pode Faltar no Planejamento Escolar

Um plano pedagógico sólido que aborde o currículo, a metodologia de ensino e as avaliações é fundamental para a execução de um bom planejamento escolar.

Quais conteúdos estão descritos nas habilidades da BNCC?

Na Educação Infantil, a BNCC apresenta as habilidades como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Por isso, elas são necessárias para assegurar os 6 direitos de aprendizagem e desenvolvimento de toda criança: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Quais são as 4 habilidades da BNCC?

Habilidades da BNCC no Ensino Médio
  • Linguagens e suas Tecnologias.
  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Quais são os conteúdos da educação infantil de acordo com a BNCC?

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

O último dos campos de experiência da BNCC na educação infantil trabalha com questões espaciais, temporais, socioculturais e também do mundo físico ao redor da criança. Elas devem aprender a se situar nos espaços, como por exemplo a escola, a rua, a cidade etc.

Quais são os três tipos de conteúdo?

Tipos de conteúdo
  • Conteúdo para Inspiração;
  • Conteúdo de Engajamento;
  • Conteúdo para Ensinar.

São exemplos de conteúdos procedimentais?

Exemplos de conteúdos procedimentais são: ler, analisar, calcular, qualificar, traduzir, saltar, inferir, etc.

O que são conteúdos procedimentais exemplo?

É aquele que inclui regras, técnicas, métodos, destrezas ou habilidades, estratégias, procedimentos. Ações ordenadas e com um fim, dirigidas para a realização de um objetivo. Exemplos gerais: ler, desenhar, observar. Exemplo: Elaborar um nó – Conteúdo procedimental de caráter motor, de poucas ações e algorítmico.

O que se entende por conteúdo escolar e quais são seus componentes?

Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. Pode ser classificado como conceitual (que envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser).

Quais são os três eixos temáticos da BNCC?

Vamos vê-los em detalhes:
  1. Investigação científica. O primeiro dos eixos estruturantes é a investigação científica. ...
  2. Processos criativos. O segundo eixo estruturante são os processos criativos. ...
  3. Mediação e intervenção sociocultural. Mediação e intervenção sociocultural é o terceiro dos eixos estruturantes. ...
  4. Empreendedorismo.

O que é conhecimento didático do conteúdo?

Conhecimento didático do conteúdo (CDC) [...] é um conhecimento profissionalizado que resulta da hibridação de diferentes tipos de conhecimentos e crenças pessoais do professor; é expressado tanto em suas teorias implícitas quanto em suas rotinas e guias de ação.

Artigo anterior
Como escrever social em inglês?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre refrator e refletor?