O que é o Constituto possessório?

Perguntado por: Iris Pinheiro Torres  |  Última atualização: 12. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (50 avaliações)

O que se entende por constituto possessório? - Simone Nunes Brandão. Trata-se da operação jurídica que altera a titularidade na posse, de maneira que, aquele que possuía em seu próprio nome, passa a possuir em nome de outrem (Ex.: eu vendo a minha casa a Fredie e continuo possuindo-a, como simples locatário).

Quando ocorre o Constituto possessório?

(EMAGIS) O “constituto possessório” ocorre quando o possuidor possuía a coisa em nome alheio e passa a possuir em nome próprio. Exemplo mais comum é o do locatário que compra o imóvel, passando a possuir o bem na condição de proprietário.

Qual a diferença entre Constituto possessório e traditio brevi Manu?

O constituto possessório se dá quando a posse continua com a pessoa, mesmo após a perda da titularidade do bem. ... Já o termo “traditio brevi manu” denota a situação do final do parágrafo único: “quando o adquirente já está na posse da coisa, por ocasião do negócio jurídico”.

O que é Constituto possessório artigo?

O constituto possessório ocorre quando o alienante de um determinado bem conserva a coisa em seu próprio poder, por força de cláusula contratual, denominada cláusula constituti, mas exercendo a posse em nome do adquirente, alieno nomine (em nome alheio).

O que significa Constituto?

[ Jurídico, Jurisprudência ] Acordo em que alguém se compromete a pagar o que já anteriormente devia.

Diferença entre "Constituto Possessório" e "Tradição brevi manu"

40 questões relacionadas encontradas

São formas de aquisição ficta da posse a traditio brevi MANU E o Constituto possessório?

Sendo o inverso da traditio brevi manu, o constituto possessório é, nos dizeres do professor Tartuce (2018, p. 903) “Também há tradição ficta no constituto possessório ou cláusula constituti, em que o possuidor possuía em nome próprio e passa a possuir em nome alheio”.

O que é traditio longa manu?

TRADIÇÃO são 3 espécies: ... a) “traditio longa manu” = tradição longe da mão, ex.: da fazenda com problema de febre amarela, alguém resolve comprar, então, a tradição será simbólica, feita à distância. Ninguém detém a posse no momento da tradição (não podemos confundir, pois eu posso ser proprietária sem estar na posse);

O que é tradição de bem móvel?

Para Carlos Roberto Gonçalves, tradição consiste na entrega da coisa do alienante ao adquirente, com a intenção de lhe transferir o domínio, em complementação do contrato. Com essa entrega, torna-se pública a transferência.

O que é a tradição no Direito Civil?

É a entrega da coisa ao adquirente, com a intenção de lhe transferir a sua propriedade ou a posse. Conforme regula o “caput”, do artigo 1.267, do diploma civil, "a propriedade das coisas não se transfere pelos negócios jurídicos antes da tradição".

O que é imissão na posse do imóvel?

A ação de imissão de posse é um tipo de ação petitória que tem por objetivo proteger o direito de posse do indivíduo que ainda não a possui. Assim, através dessa ação é possível exercer o direito que não estava sendo usufruído.

Quais os efeitos da posse de Boa-fé e de Má-fé?

O possuidor de boa-fé não responde pela perda ou deterioração da coisa, a que não der causa. O possuidor de má-fé responde pela perda, ou deterioração da coisa, ainda que acidentais, salvo se provar que de igual modo se teriam dado, estando ela na posse do reivindicante.

O que é o esbulho no direito civil?

É a retirada forçada do bem de seu legítimo possuidor, que pode se dar violenta ou clandestinamente. Neste caso, o possuidor esbulhado tem o direito de ter a posse de seu bem restituída utilizando-se, para tanto, de sua própria força, desde que os atos de defesa não transcendam o indispensável à restituição.

O que é a posse precária?

Posse precária é uma posse que começa justa e depois passa a ser injusta. ... O que caracteriza a posse precária é uma posse obtida por abuso da confiança. Não convalesce em usucapião, ela não se torna justa.

Qual a diferença entre posse direta e indireta?

A posse direta seria a de quem exerce o poder de uso (poder de fato sobre a coisa). ... A posse indireta é aquela exercida por quem detém todos os outros direitos, a não ser o de uso (já que esse é exercido em nome do possuidor direto).

O que é o paralelismo ou desdobramento da posse?

->O desdobramento da posse é fenômeno que se verifica quando o proprietário, efetivando uma relação jurídica negocial com terceiro, transfere-lhe o poder de fato sobre a coisa. Apesar de não mais se manter na apreensão da coisa, o proprietário continuara sendo reputado possuidor, só que indireto.

Qual a diferença entre posse nova e posse velha e quais as suas principais implicações jurídicas?

1.211: “A posse pode ser força nova e força velha, sendo a posse nova caracterizada por um lapso temporal menor de um ano e um dia e a posse velha por um lapso temporal maior que um ano e um dia.” Nos casos de posse velha, não há possibilidade e que seja concedida a Tutela Antecipada de Reintegração de Posse.

Quais são as três espécies de tradição?

São tais espécies a tradição efetiva ou tradição-entrega ou tradição real (traditio real), a tradição simbólica (traditio symbolica) e tradição ficta (traditio ficta).

Quando ocorre a tradição no contrato de compra e venda?

A tradição da coisa deve ocorrer no lugar em que a coisa se achava à época da venda, salvo estipulação em contrário. Assim, se adquiro um veículo em uma cidade, mas resido em outra, a entrega deverá ser feita na cidade em que se encontrava o carro ao tempo da venda.

O que é tradição real?

É real, quando caracterizada pela efetiva entrega da coisa, feita pelo alienante ao adquirente, que a recebe e a apreende, ou assinala. Mas a tradição real pode ainda exteriorizar-se pela entrega a um terceiro, por ordem do adquirente, ou pela remessa da coisa a casa deste, ou a lugar por ele designado.

Como se dá a tradição de veículo?

A transferência da propriedade de bens móveis dá-se com a tradição (art. 1.226 do Código Civil), não se revelando razoável que o alienante continue a responder pelos tributos e sanções concernentes ao veículo que não mais possui.

O que são e como se classificam os bens imóveis?

Os bens imóveis são classificados pela doutrina da seguinte forma: imóveis por natureza (somente o solo, com sua superfície, subsolo e espaço aéreo); imóveis por acessão natural (tudo que se adere naturalmente ao solo, como as árvores, os frutos pendentes, os acessórios etc.); imóveis por acessão artificial ou ...

Como se dá a transferência de bens móveis?

No Brasil, os bens móveis se transmitem com a tradição, com a entrega da coisa pelo vendedor para o comprador.... O Código Civil corrobora em seu art. 1.226 , prevê que os direitos reais sobre coisas móveis, quando constituídos, ou transmitidos por atos entre vivos, só se adquirem com a tradição.

O que é Eviccao de direito?

EVICÇÃO. Evicção é uma garantia legal ofertada ao adquirente, já que se ele vier a perder a propriedade, a posse ou o uso em razão de uma decisão judicial ou de um ato administrativo, que reconheça tal direito à terceiro, possa ele recobrar de quem lhe transferiu esse domínio, ou que pagou pela coisa.

Quais são os atributos da propriedade?

O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha. Art. 1.196 . Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade.

O que se entende por autotutela da posse?

A autotutela consiste em uma forma de resolução de conflito em que o próprio particular usa da força física, moral ou econômica na defesa de seus próprios interesses contra terceiros.

Artigo anterior
O que é o euro?
Artigo seguinte
O que é um centro de custos?