O que é o condominio?

Perguntado por: Mara Amorim de Macedo  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (29 avaliações)

O condomínio ocorre quando existe um domínio de mais de uma pessoa simultaneamente de um determinado bem, ou partes de um bem. Tecnicamente, e segundo a legislação brasileira, temos expressa que a ideia do direito exercido por mais de uma pessoa sobre o mesmo objeto.

O que é um condomínio?

O condomínio é a copropriedade, onde existem diversos proprietários titulares de direitos sobre determinado bem. Tem-se o condomínio quando a mesma coisa pertence a mais de uma pessoa, e todas envolvidas têm igual direito, de forma ideal, sobre o todo e cada uma de suas partes.

O que é o condomínio de um prédio?

De modo geral, podemos dizer que condomínio é um espaço dividido por diversos proprietários, com áreas de convivência em comum. Cada um dos condôminos tem sua própria unidade, que difere uma da outra. O ponto principal de um condomínio é o fato dele não ser aberto ao público.

O que é um imóvel em condomínio?

A propriedade comum de bens que não podem ou que não foram fisicamente divididos é chamada de condomínio. Trata-se de uma situação bastante comum no direito, especialmente quando falamos de bens imóveis. O maior problema é quando os coproprietários discordam da destinação e do uso dos bens.

Como saber se um imóvel deve condomínio?

Para verificar se o se o imóvel está com o condominio em dia ,deverá ir até a administradora do condominio,e solicitar uma certidão negativa de débitos condominiais,que será assinada pelo Sindico do Condominio.

O que é um condomínio? (TUDO REVELADO)

45 questões relacionadas encontradas

Como dividir um imóvel em condomínio?

O CPC permite que as partes realizem a divisão de terras particulares por meio de escritura pública. É o que determina o Art. 571, ao estabelecer que “A demarcação e a divisão poderão ser realizadas por escritura pública, desde que maiores, capazes e concordes todos os interessados.”

Qual a finalidade de um condomínio?

Os condomínios residenciais são destinados exclusivamente à moradia; já os comerciais são aqueles exclusivos para o comércio e/ou indústria; e, os mistos, os que aceitam os dois tipos, tanto residencial como comercial.

Qual o objetivo do condomínio?

Objetivo da Administração de Condomínios

Deve primar pelo cumprimento da Convenção e Regulamento Interno do Condomínio a fim de tornar a convivência das pessoas respeitosa e harmônica as necessidades e interesses do coletivo.

O que faz parte do condomínio?

“A taxa de condomínio é uma despesa mensal que inclui todas as despesas comuns para manutenção do prédio, tais como salários dos funcionários, serviços de jardinagem, limpeza, segurança, água, luz, seguros, dentre outros”, explica Luiza Junot, advogada da Loft.

Quais são os tipos de condomínios?

Tipos de condomínios
  1. Condomínio Vertical. O Condomínio vertical refere se um edifício de apartamentos, ou salas comerciais, no formato de torre (prédios). ...
  2. Condomínio Horizontal. ...
  3. Condomínios Residenciais. ...
  4. Condomínios comerciais. ...
  5. Condomínios Mistos.

Quem são os condôminos?

Quem é o condômino? São classificados como condôminos os proprietários de apartamento ou unidade dentro de um condomínio, independente se fazem uso do imóvel ou não.

O que inclui a taxa de condomínio?

O que é a taxa de condomínio

A taxa de condomínio é um valor arrecadado mensalmente dos moradores. Ela custeia serviços importantes para o dia a dia de todos, como segurança, conta de água, manutenção das áreas comuns do prédio, impostos e gastos com produtos de limpeza, por exemplo.

O que a administradora de condomínio faz?

O que faz uma empresa administradora de condomínios? A administradora de condomínios é responsável por auxiliar o síndico na gestão condominial. Apesar disso, ela não substitui o trabalho do gestor, apenas presta o suporte necessário para que as atividades sejam feitas de forma eficiente.

Quais as funções de uma administradora de condomínio?

Algumas atribuições da administradora de condomínio são:
  • Elaborar a folha de pagamento dos funcionários e contratos de trabalho;
  • Emitir boletos de pagamento da taxa condominial;
  • Cuidar das contas a pagar;
  • Organizar o acesso aos documentos do condomínio e a pasta de prestação de contas;

Qual a função da administradora do condomínio?

Uma administradora de condomínios tem como principal função auxiliar o síndico na realização de diversas atividades administrativas.

Quando um dos herdeiros mora no imóvel?

O herdeiro que reside no imóvel tem a chamada posse precária, ou seja, a posse para posterior devolução. Porém, a ausência da intenção de regularizar a situação perante os demais configura abuso de confiança dos herdeiros que cederam o local momentaneamente.

Como dividir uma fazenda entre os herdeiros?

Para dividir os bens deixados, é preciso que se faça o inventário, sendo ilícito a divisão dos bens pelos herdeiros sem realização desse procedimento. Algumas transações, inclusive, se mostram impossíveis, como saques de valores depositados em instituições financeiras, venda de carros ou imóveis.

O que acontece se não registrar o formal de partilha?

Sem registro não se adquire, inter vivos, a propriedade de bem imóvel (art. 1.245, CC). Não basta o título para gerar efeito translativo (v.g., escritura pública, instrumento particular, carta de sentença e formal de partilha).

Quem mora em condomínio paga água e luz?

CONDOMÍNIO É de responsabilidade do locatário as despesas ordinárias de condomínio, ou seja, de manutenção, como: Salários e encargos trabalhistas dos funcionários; Limpeza, conservação e pintura das instalações...ÁGUA E LUZ A responsabilidade pelo pagamento da conta de luz e água é do locatário, porque ele que ...

O que deve constar no boleto do condomínio?

Como deve ser o boleto do condomínio?
  • Sacado: quem vai ser o pagador do valor;
  • Cedente: quem vai ser o recebedor da cobrança, o emissor do boleto;
  • Agência/código Beneficiário: código relacionado à conta do cedente;
  • Valor do documento: o quanto custa a transação em moeda corrente vigente naquele país;

Como é calculado o valor de um condomínio?

O valor é calculado a partir da soma das despesas ordinárias, do fundo de reserva e de eventuais despesas extraordinárias.

Porque que o condomínio é tão caro?

Por conta dos custos fixos, as taxas condominiais são mais caras em condomínios pequenos do que nos grandes empreendimentos. Afinal, uma soma total dividida por mais unidades individuais resultará em um resultado menor para cada um.

Qual a diferença entre condômino é morador?

O condômino é o dono do imóvel, mesmo que ele não more nele. São considerados condôminos também aqueles que são donos da unidade, mesmo sem escritura, mas que tem promessa de compra e venda assinadas. Já o morador pode ser condômino ou não, afinal, ele pode ser apenas um inquilino, isto é, aquele que aluga o imóvel.

Quem é considerado proprietário?

Primeiramente, importante esclarecer que perante terceiros somente quem registra o imóvel em seu nome, ou seja, efetiva o registro da compra e venda na matrícula do bem, é considerado proprietário, independentemente da existência de contrato de promessa de compra e venda ou até mesmo de escritura pública.

Artigo anterior
Como assistir novelas antigas do SBT?
Artigo seguinte
Quais são os sintomas de leucócitos baixos?