O que é o condicionamento operante de Skinner?
Perguntado por: Ivo Joaquim de Soares | Última atualização: 16. Mai 2025Pontuação: 4.8/5 (52 avaliações)
O condicionamento operante considera que as consequências de um comportamento podem influenciar a probabilidade de este ocorrer novamente. Se essa consequência for agradável, a frequência do comportamento vai aumentar (reforço). Se a consequência for desagradável, a frequência do comportamento vai diminuir (punição).
Como ocorre o condicionamento operante?
O conceito de condicionamento operante foi criado pelo escritor e psicólogo Burrhus Frederic Skinner. Este refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas.
Qual é o principal foco do condicionamento operante?
Talvez o princípio mais fundamental do condicionamento operante seja a simples afirmação de que «O comportamento é uma função das suas próprias consequências».
Quais são os três termos do condicionamento operante?
Duas instâncias pertencem à mesma classe operante quando todos os três termos das contingências são os mesmos, estímulo discriminativo, comportamento e conseqüência.
O que é o conceito de comportamento operante?
O Comportamento Operante é um comportamento voluntário e que opera nas contingências. Podemos dizer que o Comportamento Operante é aquele comportamento (R) que gera uma consequência (S) e essa consequência reforça ou enfraquece o comportamento que o gerou.
SKINNER (4) – CONDICIONAMENTO OPERANTE | BEHAVIORISMO (SEGUNDA TEMPORADA)
São exemplos de comportamento operante?
Por exemplo, uma criança chora no supermercado pedindo um brinquedo e o pai, com pena e dó, lhe dá um presente para calar-se. Nesse caso, dizemos que o pai reforçou positivamente o comportamento da criança, pois aumentou a probabilidade de que chore novamente.
Quais as características do comportamento operante?
O comportamento operante não é automático e involuntário, como o respondente. Ele depende da capacidade de escolha e da autonomia de cada indivíduo. Assim, ele considera as motivações de cada pessoa para agir: fugir do sofrimento e buscar um estado de bem-estar.
Qual situação abaixo é um exemplo de um condicionamento operante?
Se, após uma sessão de hipnose, o cliente fica um dia inteiro sem fumar e se sente bem consigo mesmo, essa sensação reforça o comportamento de não fumar. Isso é um exemplo de condicionamento operante – as consequências positivas do comportamento incentivam a pessoa a continuar agindo de determinada maneira.
O que é reforço positivo e negativo Skinner?
O reforçamento positivo é geralmente definido como o fortalecimento de uma resposta devido à apresentação de determinado estímulo a ela con- tingente; já o reforçamento negativo consiste no aumento na frequência de uma resposta por causa da remoção contingente de um estímulo (Skinner, 1953/2007).
O que é a teoria do condicionamento?
O condicionamento operante foi desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Burrhus Frederic Skinner, o qual estabelece que todo comportamento é influenciado por seus resultados, havendo um estímulo reforçador, podendo ser positivo, quando fortalece o tipo de comportamento (recompensa); ou negativo, quando tende a ...
Quem foi Skinner E o que ele defendia?
Skinner acreditava e defendia a investigação do comportamento, e analisando organizações, espaços e humanos, ele chegou a conclusão que cada ser se comportava de acordo com o ambiente em que estava inserido, e suas ações eram consequências dos estímulos oferecidos por essa vivência.
Quais os principais conceitos da teoria de Skinner?
Os principais conceitos desenvolvidos por Skinner na composição de sua teoria são: comportamento; reforço; punição; estímulo discriminatório; estímulo aversivo; contingência; e ambiente. Para a teoria behaviorista radical, comportamento é definido como a relação entre organismo e ambiente.
Qual o nome da teoria que foi elaborada por Skinner?
Qual foi a teoria de Skinner? A principal teoria de Skinner foi o behaviorismo radical. Como o nome pressupõe, Skinner levou ao máximo a tese behaviorista. Segundo ele, o comportamento humano é uma resposta às recompensas do meio externo.
Qual a diferença entre o condicionamento clássico e o condicionamento operante?
Condicionamento clássico - Informa que o estímulo neutro pode ser transformado em um estímulo condicionado, produzindo uma resposta condicionada. O condicionamento operante – envolve condicionamento de comportamento voluntário, controlável através das suas consequências – reforços e punições.
O que é reforço positivo exemplos?
O reforçamento é positivo quando esse estímulo é acrescentado para o indivíduo e o reforçamento é negativo quando o estímulo é retirado. Por exemplo, se uma criança pede educadamente um brinquedo ao seu coleguinha e esse brinquedo é entregue a ele, o brinquedo está reforçando positivamente o ato de pedir com educação.
O que é o objetivo do reforço?
O objetivo do reforço é ajudar o aluno a solucionar suas dúvidas, superar suas dificuldades e desenvolver as habilidades previstas no currículo. Para isso, é crucial utilizar uma abordagem diferente daquela usada anteriormente em sala de aula, para dar ao estudante uma nova oportunidade de aprender.
O que é reforço negativo Skinner?
O reforço negativo, também chamado de aprendizado de fuga ou evitação, se refere ao estímulo que é eliminado na hora de executar determinado comportamento. Ou seja, ele pode ser entendido quando algo que já existe é removido ou muda o comportamento para a melhoria da pessoa.
O que é fuga é esquiva?
reforçamento negativo são fuga e esquiva. operantes que permitem uma pessoa fugir de estímulos aversivos depois que eles estão presentes. Respostas de esquiva são aqueles operantes que permitem uma pessoa prevenir a ocorrência de estímulos aversivos antes que eles apareçam.
O que é a extinção operante?
Extinção operante.
De acordo com Catania (1998/1999), o procedimento de extinção é definido como a suspensão da liberação do reforço. Como resultado desta operação, o responder é enfraquecido e retorna para os níveis prévios, anteriores ao reforçamento.
O que é reforço negativo exemplo?
Quando você faz um reforçamento negativo, você subtrai (-) um estímulo que tende a aumentar a ocorrência de um comportamento futuramente. Exemplos: retirar uma roupa que pinica, retirar uma tarefa, retirar do ambiente, retirar um sapato apertado.
Qual a diferença entre punição positiva e negativa?
A punição positiva envolve a apresentação de um estímulo aversivo após a ocorrência de um comportamento. Por exemplo, quando um aluno fala fora de hora no meio da aula, o professor pode repreender a criança por interromper; Punição negativa: Este tipo de punição também é conhecido como "punição por afastamento".
Como o comportamento operante e aprendido?
Os componentes da aprendizagem (motivação, retenção, transferência) resultam do funcionamento do comportamento operante. Para Skinner, o comportamento aprendido é uma resposta a estímulos externos, controlados por reforços que ocorrem com a resposta ou após a mesma.
O que é uma punição positiva?
Punição positiva: ocorre a partir da adição de um estímulo aversivo após a ocorrência de um comportamento desafiador ou menos aceito socialmente. Também conhecida como punição por estimulação contingente.
Quais são os 3 níveis de seleção do comportamento humano?
Com respeito ao comportamento, podemos identificar três níveis aos quais a seleção por consequências se aplica: filogenético, ontogenético e, para humanos, cultural.
O que é reflexo para Skinner?
Daí Skinner ter definido reflexo como a correlação entre estímulo e resposta. No comportamento operante, essa relação não é tão simples. Há dois aspectos do ambiente a serem considerados: (a) um efeito sobre o ambiente resultante da resposta e (b) alguma consequência que depende desse efeito.
Qual componente permite colocar o cilindro sob movimento e pressão?
Quais os principais benefícios do esporte para a saúde física?