O que é o conceito de família?

Perguntado por: Isaac Lucas Ribeiro Amorim Machado  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (69 avaliações)

A família representa a união entre pessoas que possuem laços sanguíneos, de convivência e baseados no afeto. Segundo a Constituição brasileira, o conceito de família abrange diversas formas de organização fundamentadas na relação afetiva entre seus membros.

Qual é o conceito de família?

Segundo o estatuto, família é “o núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio de casamento ou união estável, ou ainda por comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes”.

Qual o conceito de família na atualidade?

A atual definição de família engloba famílias formadas entre por tios e sobrinhos, avós e netos, onde só exista a figura do pai ou só da mãe, e até mesmo, entre irmãos. Não é necessário ter um vínculo sanguíneo de primeiro grau, para ser considerado parte da família.

Onde surgiu o conceito de família?

61), a origem etimológica da palavra família, vem do latim famulus, quer dizer escravo doméstico, e então, família é o conjunto dos escravos pertencentes e dependentes de um chefe ou senhor. Assim era a família greco-romana, formada por um patriarca e seus famulus: esposa, filhos, servos livres e escravos.

Quando surgiu a ideia de família?

A família, primeira célula de organização social e formada por indi- víduos com ancestrais em comum ou ligada pelos laços afetivos, surgiu há aproximadamente 4.600 anos.

CONSERVADORISMO, RUPTURAS E NOVAS CONFIGURAÇÕES DE FAMÍLIA | Belinda Mandelbaum

42 questões relacionadas encontradas

Como era o conceito de família antigamente?

Antigamente, o modelo familiar predominante era o patriarcal, patrimonial e matrimonial. Em tal modelo tínhamos a figura do “chefe de família”, era o líder, o centro do grupo familiar e responsável pela tomada das decisões. Era tido como o provedor e suas decisões deveriam ser seguidas por todos.

Qual é o papel da família na sociedade atual?

A família é o principal espaço de referência, proteção e socialização dos indivíduos, independente da forma como se apresenta na sociedade. Ela exerce uma grande força na formação de valores culturais, éticos, morais e espirituais, que vêm sendo transmitidos de geração em geração.

Qual é a importância da família nos dias de hoje?

A família é o grande alicerce das nossas vidas, é a base de tudo. É a maior responsável pelas nossas lutas diárias e vitórias alcançadas. É ela que permanece sempre conosco, tanto nos bons ou nos maus momentos, e todas as nossas conquistas ofertamos a ela, digna de todo nosso esforço e dedicação.

Qual conceito de família caberia nos tempos atuais?

A família dos dias atuais possui como premissas: o afeto e a dignidade da pessoa humana, e vai além de um meio familiar constituído pelo casamento e unido pela herança genética, agora, são os laços afetivos que determinam as relações familiares.

O que é uma família pra mim?

Para mim a família é o berço da sociedade e é essencial para ser humano que a todo momento está envolvido com as camadas da sociedade. Ter uma família representa estar apoiado por pessoas que querem a todo momento ver o nosso bem, pessoas pelas quais podemos confiar e revelar nossos principais segredos.

Quais as 4 funções da família?

No cenário educativo, a família tem como principais funções as de manutenção, estimulação, estruturação e controle. As três primeiras promovem respectivamente a actividade biológica/física, a cognitiva7atencional e a social/emocional do indivíduo em desenvolvimento.

Qual sua visão sobre conceito de família no século XXI?

Existem hoje casais sem filhos, mães solteiras, pais solteiros, avós criando netos, órfãos, famílias “mosaico” (cujos cônjuges têm filhos fora e dentro da união) e as relações homoafetivas. Esses são apenas alguns dos novos núcleos de convivência da modernidade, que desejam ser considerados núcleos familiares.

Como é a família na sociedade?

A família é a base da sociedade, conforme já se acentuou. Foi base dela e será seu alicerce. Para isso ocorrer, deve-se legitimar a atuação de quem mais influencia e conhece seus membros: os pais.

Qual é a finalidade da família?

A família tem papel fundamental como educadora e formadora da capacidade de simbolização e de atribuir significado às vivências pessoais nos indivíduos que nela se desenvolvem. O ninho familiar é o locus no qual o indivíduo revela suas tendências inatas e absorve do meio os códigos orientadores de seu desenvolvimento.

Qual a diferença entre as famílias de antigamente e as atuais?

A principal mudança que separa, que diferencia a família moderna da antiga família está no crescimento da violência. Infelizmente, crianças e idosos são obrigados a conviver com o duro cenário em que mortes, assaltos e o medo são os principais protagonistas.

Como era a família na Pré-história?

No início do paleolítico a organização social baseava-se em pequenos grupos humanos, e unidos por laços familiares. Com o passar do tempo a vida em grupo evoluiu e começaram a organizar-se socialmente. Havia uma divisão simples do trabalho de acordo com idade e o sexo.

Como sabemos o conceito de família mudou consideravelmente ao longo da história?

A Constituição de 1967 trouxe um dado novo para o conceito de família, pois, ao contrário das demais, não declarou ser a família constituída pelo casamento civil indissolúvel. Quanto à concubina, a Lei n. 6.015/73, art. 57 e parágrafos[20], com redação dada pela Lei n.

O que é a família na sociedade?

A família é a primeira sociedade que convivemos e que levamos por toda vida, portanto, base para a formação qualquer indivíduo. É no convívio familiar que aprendemos, um com o outro, a respeitar, partilhar, ter compromisso, disciplina e a administrar conflitos.

Porque é que a família é a base da sociedade?

Essa é a primeira interação, que com o tempo evolui para balbucios, palavras, gestos e outros recursos, todos com o intuito de sociabilizar com as pessoas. Assim, a noção de sociedade parte do meio familiar. É por isso que a organização da família influencia na formação do indivíduo e na sociedade de um modo geral.

Quais são as características sociais das famílias?

Uma família, enquanto instituição social, não é limitada à consanguinidade, heterossexualidade, nível socioeconómico. O que faz de uma família uma família, é a união, o respeito, a compreensão. Existem instituições familiares extremamente bem organizadas e coerentes.

Qual é a importância e o papel da família na escola do séc XXI?

A escola precisa estar preparada para receber as famílias do século XXI, de modo que ambas possam criar relações de respeito e companheirismo em prol da educação da criança e de um diálogo constante.

O que é uma família redacao?

A família é a base da sociedade, e se destaca como protagonista no desenvolvimento do caráter e da educação de todos os indivíduos. O primeiro grande exemplo de cidadania que qualquer pessoa pode ter vem de dentro de casa, do seio familiar. Por isso, o papel da família é fundamental na construção de um mundo melhor.

O que mudou no século 21?

O mundo se tornou mais global, mais ágil. E as pessoas também mudaram. Os jovens deste século tem melhor educação que os do século passado, associada a uma grande facilidade de comunicação e obtenção de informação proporcionada pelas novas tecnologias, gerando comportamentos diferentes.

Quais são as três funções primordiais da família?

A família possui um papel primordial no amadurecimento e desenvolvimento biopsicossocial dos indivíduos, apresentando algumas funções primordiais, as quais podem ser agrupadas em três categorias que estão intimamente relacionadas: funções biológicas (sobrevivência do indivíduo), psicológicas e sociais (Osório, 1996).

Quais são os tipos de família?

São elas: Família “Tradicional”; União Estável; Família Homoafetiva; Família Paralela ou Simultânea; Família Poliafetiva; Família Monoparental; Família Parental ou Anaparental; Família Composta, Pluriparental ou Mosaico; Família Natural, Extensa ou Ampliada; Família Substituta; Família Eudemonista.

Artigo anterior
Qual a diferença de GI e Ji?
Artigo seguinte
Quem pode decretar a intervenção?