O que é o conceito de configuração para Norbert Elias?

Perguntado por: Isaac Vieira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (58 avaliações)

No artigo intitulado Conceitos sociológicos fundamentais, Elias (2006) nos mostra que o conceito de configuração compreende a formação dos indivíduos na sua relação com os objetos simbólicos, com a transmissão da cultura e com o aprendizado de um patrimônio simbólico social.

O que é uma configuração social?

Uma configuração social é sempre um espaço de síntese, sempre provisória, do movimento dialético da realidade.

Qual a teoria do sociólogo Norbert Elias?

Segundo Norbert Elias, o estudo sociológico das teias de interdependência indica que as coerções ou forças sociais têm origem na própria teia de interdependência formada pelos indivíduos.

O que o Norbert Elias defende?

O sociólogo alemão Norbert Elias (1897-1990) foi responsável pelo desenvolvimento de uma teoria social inovadora, que serviu para alargar o campo dos estudos sociológicos voltados à elucidação de processos sociais, ou seja, dos processos de interação humana no âmbito da sociedade.

Qual o conceito utilizado por Norbert Elias para a análise da relação ente indivíduo e sociedade marque a alternativa correta?

A alternativa correta é a letra (a) porque o conceito de Norbert Elias que afirma a interdependência entre indivíduo e sociedade é justamente o conceito de configuração.

Norbert Elias - Configuração e Civilização

39 questões relacionadas encontradas

Como Norbert Elias explica a relação indivíduo e sociedade?

Afirma ele que não há sociedade sem indivíduos e, analogamente, não há indivíduos sem sociedade. Portanto, seria um “absurdo” tomar os termos de outro modo que não aquele da cumplicidade.

Quais são os conceitos de Bourdieu?

De sua ampla e imponente produção intelectual, são três os seus principais conceitos: campo, habitus e capital, desenvolvidos em suas pesquisas durante as décadas de 1960 e 1970 sobre a vida cultural da sociedade francesa.

Quais eram as principais ideias de Norbert Elias?

O sociólogo defende que a separação de indivíduo e sociedade em entidades diferentes promove uma confusão na compreensão dos fenômenos sociais. Para Elias, sociedade e indivíduos são processos. ... Somando-se ao conceito de teias de interdependência temos a configuração social.

Qual é o sentido de poder para Norbert Elias?

Poder em Norbert Elias

Portanto, em Elias, “o conceito de poder deixou de ser uma substância para se transformar numa relação entre duas ou mais pessoas e objetos naturais; assim, o poder é um atributo destas relações que se mantêm num equilíbrio instável de forças” (SALLAS, 2001: 219).

Quem são os estabelecidos segundo a sociologia de Norbert Elias?

Conforme sugere o título do livro, os moradores da região central de Winston Parva, membros de famílias que por lá se instalaram em tempos mais distantes, são os “estabelecidos”.

Em que se constitui a interação social?

Na Sociologia, a interação social é um conceito que determina as relações sociais desenvolvidas pelos indivíduos e grupos sociais. ... É a partir dela que os seres humanos desenvolvem a comunicação, estabelecendo o contato social e criando redes de relações, as quais resultam em determinados comportamentos sociais.

O que é o conceito de habitus?

Habitus é um instrumento conceptual que auxilia a apreender uma certa homogeneidade nas disposições, nos gostos e preferências de grupos e/ou indivíduos produtos de uma mesma trajetória social.

O que é sociologia Configuracional?

É uma espécie de saber social incorporado pelos indivíduos ou, uma “segunda natureza” do indivíduo em sociedade (ELIAS, 1994).

Qual é a tendência nas pequenas relações de poder cotidianas?

Mesmo nas chamadas microrrelações, nas pequenas relações de poder cotidianas, a tendência é que: o homem tenha mais poder e privilégio social em relação à mulher; os héteros também o têm em relação à população LGBTQ+; os brancos também possuem esse privilégio e esse poder desproporcional em relação à população preta.

Quando as formas de exercício do poder podem ser consideradas legítimas Segundo Weber?

As formas de exercício do poder podem ser legítimas ou não. Segundo Max Weber, elas são legítimas quando a influência exercida é aceita por aqueles que se submetem à vontade do outro, como no caso dos moradores de uma cidade ante as decisões da prefeitura.

Quais as principais ideias de Bourdieu?

Bourdieu tratava como o poder se expressa nas formas mais sutis, abordando conceitos como o capital social e o cultural. Tanto na vida como em suas obras, se posicionava contra as formas de dominação e de mascaramento da realidade social.

Qual o ponto principal da teoria de Bourdieu?

Bourdieu defende a ideia de que uma característica presente em todos os campos sociais que estudou é a divisão entre dominantes e dominados, os primeiros controlando as posições de poder e prestígio e ditando as regras de funcionamento do campo, enfim, controlando a maior parte dos capitais em disputa, enquanto os ...

Qual a concepção de Bourdieu sobre a escola?

Para Bourdieu, a escola é um espaço de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração para outra. É nela que o legado econômico da família transforma-se em capital cultural. E este, segundo o sociólogo, está relacionado ao desempenho dos alunos na sala de aula.

Por que Norbert Elias afirma não haver a dicotomia entre indivíduo e sociedade?

Elias não consegue ultrapassar a dicotomia entre indivíduo e sociedade e isto decorre de sua definição de indivíduo como “pessoa singular” e da sociedade como “pluralidade de pessoas”, sendo que esta última se caracteriza por possuir leis específicas, caracterizadas por determinadas relações e funções.

Como Norbert Elias via a relação entre natureza e cultura?

Para o autor, o próprio conceito de natureza deve ser redefinido na abordagem do ser humano, de modo a considerar a existência de dois tipos de estruturas "naturais": as inacessíveis à mudança pela aprendizagem; e as incapazes de funcionar se não forem estimuladas pela relação de afeto e aprendizagem (ELIAS, 1998.

Como a sociologia conceitua o indivíduo?

Indivíduo consiste num ser individual, conhecido pela sua existência única e indivisível. ... Já para a Sociologia e Filosofia, o indivíduo – como sinônimo de ser humano / cidadão – é aquele que possui uma identidade própria que o distingue dos demais indivíduos.

Qual a importância da reflexividade na teoria sociológica de Anthony Giddens?

Para Giddens o indivíduo é um agente reflexivo. A reflexividade implica um posicionamento de cada um e uma co-presença. ... Giddens propõe observar com maior detalhe o conceito de Sociedade, considerado por muitos como a principal unidade de análise nas ciências sociais.

Quais os quatro tipos de interação social segundo teoria de John B Thompson?

Tipos de interação social

Thompson, existem quatro modos diferentes de interação entre os indivíduos. São eles: Interação face a face: nesse caso a relação ocorre entre duas ou mais pessoas de forma presencial. ... Interação mediada: refere-se a interação feita por meio de um objeto mediador como o telefone e o computador.

Qual o conceito de habitus e capital cultural na teoria de Pierre?

O conceito de habitus discorre sobre a capacidade dos sentimentos, dos pensamentos e das ações dos indivíduos de incorporar determinada estrutura social. Já o capital representa o acúmulo de forças que o indivíduo pode alcançar no campo.

Quem criou o conceito de habitus?

O conceito de habitus — também conhecido como capital cultural incorporado — foi desenvolvido pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu com o objetivo de pôr fim à antinomia indivíduo/sociedade dentro da sociologia estruturalista.

Artigo anterior
Que obra marcou o início das produções românticas em Portugal?
Artigo seguinte
Pode deitar depois de passar Minoxidil?