O que é o compromisso social?

Perguntado por: Francisca Gonçalves  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.3/5 (3 avaliações)

Mas afinal o que é compromisso social? A teoria diz que Compromisso Social é criar, desenvolver e apoiar programas voltados para a comunidade, qualidade de vida e meio ambiente.

O que é o compromisso social da psicologia?

Concluímos que o compromisso social do psicólogo brasileiro caracteriza-se pelo movimento de discordância e contradição, convivendo simultaneamente, no interior de um mesmo trabalho, teorias ou práticas psi direcionadas ao mesmo tempo para a transformação da sociedade em direção a uma ética universal voltada para ...

O que é um compromisso ético?

Adotar comportamento e postura ética para que não haja qualquer dúvida quanto à sua conduta.

Quando a psicologia assumiu a bandeira de compromisso social?

Lei Nº 8.142, de 28 de dezembro de 1993.

Qual deve ser o compromisso dos profissionais no campo da saúde?

No panorama atual da saúde coletiva, o compromisso profissional não é uma questão burocrática, mas, especialmente, o desenvolvimento de ações/reflexões cuja intencionalidade prática e política é produzir cidadania ativa, sociabilidade e novas subjetividades.

O efeito do compromisso social

20 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do acolhimento nos serviços de saúde?

O acolhimento favorece a concepção de uma ligação de confiança e compromisso dos usuários com a equipe e os serviços, sendo uma ação fundamental para a humanização do SUS e depende unicamente dos profissionais inseridos na rede de Atenção Básica.

Qual a importância do profissional de Psicologia no campo da assistência saúde e educação?

O profissional atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais, sendo habilitado a atuar em diversas áreas tanto no âmbito privado quanto no contexto público.

Como se deu a psicologia social no Brasil?

Assim como a AI, a Psicologia Sócio-Histórica começou a se desenvolver no Brasil no final da década de 1970, impulsionada pelo movimento de contraposição às práticas psicológicas hegemônicas daquele período.

Quando a Psicologia começou a ser exercida?

Mas, o trabalho do psicólogo enquanto estudioso da mente humana e conselheiro dos pacientes com problemas emocionais surgiu somente por volta dos anos 1870 na Alemanha. Foi quando o médico e filósofo alemão Wilhelm Wundt escreveu o livro Princípios de Psicologia Fisiológica, em 1873.

Quando foi regulamentado a Psicologia?

No caso da profissão de Psicólogo, a regulamentação deu-se com a promulgação da Lei Federal nº4119, de 27 de agosto de 1962, e a entidade responsável pelo acompanhamento da profissão no país é o Conselho Federal de Psicologia e seus Conselhos Regionais, criados pela Lei Federal n°5766, de 20 de dezembro de 1971.

O que é um compromisso moral?

O compromisso moral advém de processos internos estabelecidos a partir das crenças e valores de cada indivíduo. Este apresenta uma sensação de dever perante a relação, ou seja, os parceiros sentem que devem continuar num relacionamento.

Qual o compromisso ético e político da psicologia?

Ir à essência dos fenômenos exige instrumentos teóricos dos quais os indivíduos foram expropriados em sua formação. É esse compromisso ético-político (delimitado nas especificidades do conhecimento em questão) que buscamos ao propor a atividade do psicólogo escolar como expressão da Psicologia Histórico-Cultural.

O que é o compromisso ético-político do psicólogo?

I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Qual o compromisso da Psicologia Social crítica?

A Psicologia Social Crítica situa o saber psicológico em geral como uma forma de entender, guiar e regular a vida cotidiana, procurando compreender e explicitar quais são os meios pelos quais uma "cultura psicológica" (Parker & Burman, 2008) é difundida e instituída, sendo instalada para além do conhecimento acadêmico ...

Qual a importância da psicologia nas organizações?

Psicólogos organizacionais se dedicam a manter os empregados saudáveis, tanto no corpo quanto na mente, a fim de que desfrutem de qualidade de vida durante a rotina profissional. Isso inclui o monitoramento, projeção e adaptação dos postos de trabalho ao perfil e tarefas das pessoas, para que se tornem ergonômicos.

Para que que serve a psicóloga?

O profissional especializado em psicologia é habilitado para lidar com questões de ordem psicológica, emocional e comportamental.

Como surgiu a psicologia aplicada?

Hugo Münsterberg estabeleceu as bases da psicologia aplicada com um objetivo muito específico: queria melhorar as habilidades dos trabalhadores no contexto em que a indústria e o taylorismo já exigiam novos perfis, pessoas mais aptas e treinadas para um ambiente de trabalho mais complexo.

Quando a psicologia foi reconhecida como ciência no Brasil?

Em 27 de agosto de 1962, foi aprovada a lei nº 4.119, que regulamentou a profissão no Brasil. Também foi aprovado, no mesmo ano, o Parecer 403 pelo Conselho Federal de Educação, que estabeleceu o currículo mínimo e a duração do curso universitário de psicologia.

Em que ano surgiu a Psicologia Social no Brasil?

Os primeiros cursos de psicologia social no Brasil ocorreram na década de 1930, com Raul Briquet (1887-1953) em 1933 na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo e resultou na obra Psicologia Social, "primeiro livro acadêmico em Psicologia Social, editado em 1935" (Bomfim, 2003, p. 128).

Quem trouxe a psicologia para o Brasil?

A primeira história da Psicologia, no Brasil, tem por título: A Psicologia Experimental no Brasil. Seu autor, defende, em 1911, tese com o título: Associação de Idéias. Trata-se de Plínio Olinto, a quem o Rio de Janeiro deve a criação, no Instituto de Educação, do Laboratório para Cursos de Psicologia Geral e Clínica.

Quem foi o criador da Psicologia Social?

O desenvolvimento das pesquisas teóricas feitas no âmbito da psicologia social, principalmente na questão do condicionamento, é de autoria do psicólogo alemão-americano Kurt Lewin (1890 - 1947), considerado por muitos como o fundador da psicologia social.

Qual importância e função do psicólogo na equipe de saúde no SUS?

Assim, a atuação do profissional psicólogo tem especial relevância na promoção e na prevenção da saúde, uma vez que, integrado à equipe da UBS, pode desenvolver, a partir de seus diversos métodos e técnicas, atividades que contribuam não somente para a qualidade de vida dos usuários, mas também para a melhoria do ...

Quais são as contribuições da psicologia na atuação dos técnicos de enfermagem em centros de saúde?

De acordo com os entrevistados, a Psicologia pode ajudar o profissional de enfermagem na compreensão do comportamento do paciente, bem como a vê-lo de forma integral; mas no que tange às expectativas quanto à disciplina Psicologia Aplicada à Enfermagem, os alunos entrevistados expressam a necessidade de um "roteiro de ...

Como a psicologia social se relaciona com o campo da saúde?

A Psicologia Social da Saúde objetiva trabalhar dentro de um modelo mais integrado, reconhece a saúde como um fenômeno multidimensional em que interagem aspectos biológicos, psicológicos e sociais e caminha para uma compreensão mais holística do processo saúde-doença-cuidado.

O que é acolhimento na área da saúde?

O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.

Artigo anterior
Quem faz motim e?
Artigo seguinte
Quem casou uma vez na igreja pode casar de novo?