O que é o complemento direto e indireto?
Perguntado por: Gonçalo Rúben Vicente Amorim | Última atualização: 3. Dezember 2024Pontuação: 4.6/5 (18 avaliações)
Complemento directo é o elemento da oração que indica o ser para o qual transita directamente a acção expressa pelo verbo; e complemento indirecto é o elemento da oração que indica o ser para o qual transita indirectamente a acção. Um exemplo: A Maria deu o bolo à Joana.
Como identificar o objeto direto e indireto?
O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas. Ao filho a mãe apanhou.
Qual é a diferença entre um complemento direto é um complemento indireto em uma frase?
Enquanto o objeto direto não necessita de preposição, no objeto indireto a preposição é fundamental para completar o sentido do verbo. Assim, a preposição é essencial e a sua ausência compromete o sentido de todo o enunciado.
Como identificar o complemento em uma frase?
Para identificar o complemento nominal na oração, você precisa localizar o nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Em seguida, é necessário conhecer a sua possível regência, isto é, saber qual preposição esse nome exige para se unir a um complemento.
Como saber se é objeto direto?
Objeto direto é um termo integrante da oração e atua como complemento de um verbo transitivo. Assim, é unido a ele de maneira direta (sem preposição). Podem exercer esse papel o substantivo ou um vocábulo substantivado, os pronomes oblíquos e o pronome substantivo.
3º Simulado Especial BACEN – Analista - Área 2: Economia e Finanças – Pós-Edital – Correção
O que é indireto exemplos?
Por exemplo, em "Ela confiou o segredo ao amigo", "ao amigo" é o objeto indireto, completando o sentido do verbo "confiou". Pode-se dizer que, de modo geral, o objeto indireto indica o paciente da ação verbal, isto é, o elemento ao qual se destina a ação verbal expressa.
Como identificar o verbo indireto?
Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.
Como identificar um verbo indireto?
O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.
O que é o objeto indireto?
O objeto indireto é um termo integrante da oração que complementa o sentido de um verbo transitivo indireto.
Quais os tipos de objeto indireto?
- Objeto indireto representado por um substantivo.
- Objeto indireto representado por um pronome oblíquo.
- Objeto indireto representado por uma oração subordinada substantiva objetiva indireta.
O que é o objeto direto e objeto indireto?
Na sintaxe, as palavras que se ligam ao verbo e complementam seu sentido podem ser divididas em duas categorias: objeto direto e indireto. O primeiro tipo não necessita de preposição, mas o segundo só tem sentido completo se tiver uma preposição entre ele e o verbo.
Quais perguntas fazer para saber se é objeto direto ou indireto?
A forma mais fácil de distinguir os complementos verbais é fazendo perguntas ao verbo: para o objeto direto - o quê? e quem? para o objeto indireto - de quê?, para quê?, a quem?, de quem?, para quem?, em quem?
O que é o objeto direto exemplos?
O objeto direto é um termo da oração que complementa um verbo transitivo direto sem preposição, recebendo diretamente a ação verbal. Por exemplo, na frase "Eu li o livro", "o livro" é o objeto direto, pois é quem recebe diretamente a ação de ler.
Como identificar objeto indireto exemplos?
“Pedro gosta de quê?” Pedro gosta de chocolate. Assim, o complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos é chamado de objeto indireto.
Quais são as características do verbo transitivo direto e indireto?
O verbo transitivo direto liga-se diretamente ao seu objeto. O verbo transitivo indireto liga-se ao objeto por meio de preposição. O verbo transitivo direto e indireto tem dois objetos: liga-se a um deles diretamente e ao outro por meio de preposição.
Qual frase apresenta um verbo transitivo indireto?
Diferentemente dos transitivos diretos, os transitivos indiretos exigem preposição. Esse complemento recebe o nome de objeto indireto. Exemplo: Acredito na sua boa vontade.
O que significa um texto indireto?
O discurso indireto acontece quando o próprio narrador diz o que outra pessoa ou personagem disse. O narrador utiliza suas palavras para transmitir a fala das personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa.
O que é verbo indireto e indireto?
Os verbos transitivos diretos são aqueles em que o complemento verbal não é regido por preposição. Os verbos transitivos indiretos são aqueles em que o complemento verbal é regido por preposição.
Como identificar verbo direto?
Para identificar o verbo transitivo direto, basta verificar se ele precisa de complemento para ser entendido em um enunciado. Esse complemento, chamado objeto direto, geralmente não se liga ao verbo por meio de preposição, já que a regência do verbo transitivo direto não pede preposição.
O que é o objeto direto?
Objeto Direto: é um complemento de um verbo transitivo direto que normalmente se liga a ele sem o auxílio de uma preposição.
O que é o complemento de um verbo?
Os complementos verbais são termos integrantes da oração que têm a função de complementar o sentido de determinados verbos. A oração possui elementos que têm a função de complementar o sentido de determinados verbos e nomes: são os termos integrantes da oração.
Quais são as principais características da associação em paralelo?
Como ativar a luz de notificação do Motorola?