O que é o colesterol e quais os seus tipos?

Perguntado por: Ângela Tatiana Pinho Teixeira  |  Última atualização: 22. November 2024
Pontuação: 4.1/5 (63 avaliações)

O colesterol é um composto gorduroso utilizado para a produção das membranas celulares e de alguns hormônios. Existem diferentes tipos - HDL, LDL e VLDL -, sendo que o organismo fabrica a maior parte do que necessita.

O que é colesterol e seus tipos?

A sua composição tem dois tipos principais: o LDL que é conhecido como “colesterol ruim” e deve ter o nível baixo, e o HDL que é conhecido como “colesterol bom” e tem o nível alto. O primeiro é aquele que aumenta o risco de problemas do coração, bem como infartos. Já o segundo, protege o organismo contra o ruim.

O que é o colesterol HDL e LDL?

O HDL é conhecido como o 'colesterol bom'. Em quantidades adequadas, ele protege as artérias e dificulta a entrada do LDL. O LDL é conhecido como 'colesterol ruim' ou 'mau colesterol'. O excesso dele pode aumentar a chance dos problemas cardiovasculares citados acima.

Como pode ser classificado o colesterol?

O colesterol é um composto orgânico do grupo dos álcoois (secundário e monoinsaturado) cuja estrutura química está representada a seguir. Veja que ele é classificado como sendo também do grupo dos esteroides, que são compostos que possuem dezessete átomos de carbono dispostos em quatro anéis.

Quais os tipos de colesterol bom e ruim?

Os valores de referência do colesterol bom e ruim são: Colesterol bom (HDL): o ideal é que esteja acima de 60 mg/dL, no entanto valores acima de 40 mg/dL já são considerados bons; Colesterol ruim (LDL): o ideal é que esteja abaixo de 130 mg/dL.

Entenda o que é colesterol | Quais os tipos de colesterol | O que são lipoproteínas

44 questões relacionadas encontradas

Qual o tipo de colesterol mais perigoso?

O LDL é considerado o colesterol ruim e o mais perigoso, pois, em excesso, se aloja nas paredes das artérias, formando placas de gordura e causando uma série de doenças. O segundo tipo é o VLDL, que também em excesso é prejudicial, transporta triglicerídeos, outro tipo de gordura, na corrente sanguínea.

Quando o LDL é perigoso?

Colesterol LDL (ruim):

Indivíduos com 1 ou 2 fatores de risco (como tabagismo, pressão alta, obesidade, diabetes e outros): até 100 mg/dl. Pessoas com alto risco cardiovascular e vários fatores de risco: até 70 mg/dl. Indivíduos com risco cardiovascular muito alto: até 50 mg/dl.

Quais são os 4 tipos de colesterol?

Tipos de colesterol: Quais são considerados bons e quais são considerados ruins
  • Colesterol LDL. A sigla LDL vem do inglês low-density lipoprotein, ou seja, lipoproteína de baixa densidade. ...
  • Colesterol VLDL. ...
  • Colesterol IDL. ...
  • Colesterol HDL. ...
  • Colesterol Total.

O que provoca o aumento do colesterol LDL?

Dentre as causas de LDL-C elevado podemos citar alimentação desbalanceada, excesso de peso, uso de alguns medicamentos como corticosteroides e para tratamento do HIV e causas genéticas.

Quando o HDL é preocupante?

Qualquer número acima de 159 mg/dL é preocupante. Já a contagem total de colesterol nos exames de sangue precisa ser menor que 190 mg/dL. Ele é a soma dos três tipos: LDL, HDL e VLDL. O valor de referência desejável para este último permanece em torno de 30 mg/dL.

Qual a diferença entre colesterol HDL LDL e VLDL?

O LDL transporta colesterol e um pouco de triglicerídeos do sangue para os tecidos. O VLDL transporta triglicerídeos e um pouco de colesterol. Já o HDL é um transportador diferente, ele faz o caminho inverso, tira colesterol dos tecidos e devolve para o fígado que vai excretá-lo nos intestinos.

Quando o colesterol LDL é preocupante?

O LDL é considerado o colesterol “ruim”, que pode entupir artérias e impedir a passagem de sangue, provocando dor no peito ou até mesmo um ataque cardíaco. A taxa ideal do LDL no sangue fica em torno de 130 mg/dl e qualquer número acima disso é preocupante.

O que é HDL LDL e VLDL?

Normalmente, o que chamamos de colesterol é um somatório de diferentes tipos de colesterol, como: Lipoproteína de alta densidade (HDL), Lipoproteína de baixa densidade (LDL) e Lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL). O ideal é que a taxa de colesterol total esteja abaixo de 190 mg/dL.

Quais são os tipos de LDL?

Os valores de referência para o colesterol LDL são:
  • Indivíduos com baixo risco de ter colesterol LDL alto: Valores de referência abaixo de 130 mg/dl.
  • Indivíduos com risco intermediário de ter colesterol LDL alto: Abaixo de 100 mg/dl.
  • Indivíduos com alto risco de ter colesterol LDL alto: Abaixo de 70 mg/dl.

O que é HDL e qual sua função?

HDL: é responsável por tirar o excesso de colesterol no sangue, conduzindo-o de volta para o fígado. Sua função é carregar o colesterol de outras partes do corpo para esse órgão, que irá remover essa gordura, excretar ou reutilizar o HDL.

Qual é o significado de LDL?

LDL é a sigla em inglês para lipoproteínas de baixa densidade. Elas transportam o colesterol e um pouco de triglicerídeos pelo sangue, para armazená-los e também utilizá-los em biossínteses. Por conta de sua função, a LDL facilita o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, levando à formação de placas.

O que é pior HDL baixo ou LDL alto?

Os níveis dos componentes do colesterol total – em especial do colesterol LDL e do colesterol HDL – são mais importantes. Um nível elevado de colesterol LDL (ruim) aumenta o risco.

O que é o colesterol VLDL alto?

No entanto, o VLDL é considerado um tipo de colesterol ruim, pois quando tem os níveis altos, pode se depositar na parede dos vasos sanguíneos, formando placas de gordura que podem impedir a passagem normal do sangue, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, AVC ou infarto, por exemplo.

O que significa quando o colesterol HDL está alto?

Níveis elevados de HDL-C costumam estar relacionados a menor risco cardiovascular; contudo, altos níveis de HDL-C decorrentes de algumas doenças genéticas podem não proteger de doença cardiovascular, provavelmente em razão das alterações metabólicas e lipídicas concomitantes.

Qual é o pior colesterol LDL ou VLDL?

O colesterol VLDL é responsável pelo transporte de triglicerídeos e também aumenta o risco de doenças cardíacas, embora não seja considerado tão importante quanto o valor do colesterol LDL. Seu valor ideal é abaixo de 30 mg/dL.

O que significa LDL acima de 130?

Níveis de LDL colesterol

100 mg/dL a 129 mg/dL: Próximo ou acima do valor ótimo; 130 mg/dL a 159 mg/dL: Limítrofe; 160 mg/dL a 189 mg/dL: Alto; 190 mg/dL ou superior: Muito alto.

O que fazer para diminuir o colesterol LDL?

O exercício físico pode ajudar a aumentar o nível de HDL, o chamado colesterol "bom". Além disso, mudanças na alimentação e o uso de medicamentos, especialmente as estatinas, podem reduzir consideravelmente o LDL, o colesterol "ruim".

Quando o VLDL é perigoso?

Ele é considerado alto quando é encontrado em uma quantidade igual ou superior a 130 mg/dL. VLDL: altos valores deste tipo de colesterol podem levar ao acúmulo de gordura nas artérias, ocasionando a aterosclerose, fator de risco para as doenças do coração.

Qual o valor do LDL é considerado alto?

Já os valores ideais de LDL são separados dependendo do grau de risco do paciente desenvolver problemas cardiovasculares: Pacientes com risco baixo: Abaixo de 130; Pacientes com risco intermediário: Abaixo de 100; Pacientes com risco alto: Abaixo de 70.

Qual é a combinação ideal de LDL e HDL?

→ Valores ideais de HDL e LDL

De acordo com a V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, para adultos maiores de 20 anos, os valores de LDL devem estar < 100 mg/dl, enquanto o HDL deve-se apresentar > 60 mg/dl.

Artigo anterior
Como consultar Auxílio-emergencial 2021 pelo CPF?
Artigo seguinte
O que quer dizer pólipo hiperplásico?