O que é o cofinanciamento?

Perguntado por: Guilherme Denis Silva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (53 avaliações)

O conceito de cofinanciamento refere-se a financiar algo de forma compartilhada, de modo que duas ou mais partes (instituições) sejam responsabilizadas pela mesma obrigação.

O que é cofinanciamento da assistência social?

O cofinanciamento inclui ainda o repasse de recursos para o pagamento de profissionais que integram as equipes de referência, a capacitação de recursos humanos e desenvolvimento de estudos e pesquisas essenciais à execução de serviços, programas e projetos de assistência social, assim como o repassados para entidades e ...

O que é cofinanciamento estatal?

Como se trata de cofinanciamento estatal, de competência comum dos entes, é também condição para a transferência dos recursos do FNAS aos estados, Distrito Federal e municípios a comprovação orçamentária de recursos próprios destinados à assistência social, alocados nos respectivos fundos de assistência social.

Quais são os blocos de cofinanciamento do SUAS?

Os Blocos de Financiamento se destinam a cofinanciar: I - as Proteções Sociais Básica e Especial, em seu conjunto de serviços socioassistenciais tipificados nacionalmente; II - a gestão do SUAS; III - a gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único; e IV – outros, conforme regulamentação específica.

O que pode pagar com o recurso do Creas?

Os recursos da Proteção Social Básica podem ser utilizados para cofinanciar as ações dos Serviços Nacionalmente Tipificados: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoa com ...

Instrução de Execução, Recursos e Cofinanciamento

35 questões relacionadas encontradas

Como podem ser gastos os recursos da Assistência Social?

2.1.1 Segundo o Decreto nº 7.788/2012, os recursos repassados na modalidade fundo a fundo podem ser gastos no cofinanciamento dos serviços de caráter continuado, de programas e projetos de assistência social para o custeio de ações e o investimento em equipamentos públicos da rede socioassistencial dos estados, do ...

O que pode ser pago com recursos do IGD SUAS?

Aquisição/aluguel de veículos e aquisição de combustíveis e lubrificantes para veículos utilizados na oferta de serviços socioassistenciais, atividades da Gestão e/ ou do Conselho de Assistência Social, devendo o veículo ser identificado com a logomarca do Sistema Único de Assistência Social.

Quais são os instrumentos de gestão financeira e orçamentária do SUAS?

Em seu capítulo VI, mais especificamente nos artigos 44 e 45, a Norma Operacional Básica do SUAS (NOB SUAS/2012), regulamenta a gestão financeira e orçamentária do SUAS considerando como instrumentos de gestão: o Orçamento da Assistência Social e os Fundos de Assistência social e, ressalta ainda a observância dos ...

Quais as formas de financiamento do SUAS?

“a seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, mediante recursos provenientes do orçamento da União, dos Estados, do DF, dos municípios e de contribuições sociais: I – do empregador; II – do trabalhador; III – sobre a receita de concursos de prognósticos; IV – do importador de ...

Quais são os eixos estruturantes da gestão do SUAS?

O SUAS tem como eixos estruturantes: a matricialidade sociofamiliar; descentralização político-administrativa e territorialização, estabelecendo novas bases para a relação entre Estado e sociedade civil; financiamento; controle social com participação popular e normas definidas para informação o monitoramento e a ...

Qual a diferença entre o CRAS e o Creas?

O Cras é responsável pela prevenção de situações de vulnerabilidade ou de risco social. Já o Creas trata das consequências e acompanha as famílias e indivíduos que sofrem violação dos direitos ou que estão vivendo situação de violência.

Quem financia o Creas?

A implantação do CREAS regional dar-se-á por iniciativa do Estado ou de grupos de Municípios. O Estado deve assumir a responsabilidade de regular, cofinanciar, coordenar e supervisionar o funcionamento dos CREAS de âmbito regional, desde sua implantação, com a participação dos municípios envolvidos.

O que é o Suas é como funciona?

Ela está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), presente em todo o Brasil. Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

Quais são os recursos da Assistência Social?

Atualmente, os blocos do SUAS são: Proteção Social Básica; Proteção Social Especial; Gestão do SUAS; e Gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único.

Como utilizar os recursos da Assistência Social 2021?

Por fim, toda a utilização de recursos deve ser aprovada pelo Conselho Municipal de Assistência Social. Então o planejamento deve ser submetido à apreciação do colegiado e se aprovado pode ser executado. Dessa maneira, a utilização dos recursos podem ser autorizados pelo ordenador de despesa com segurança.

São características dos fundos de Assistência Social?

Os fundos de assistência social são instrumentos de gestão orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nos quais devem ser alocadas as receitas e executadas as despesas relativas ao conjunto de ações, serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social.

Qual a principal fonte de financiamento da Assistência Social?

A Seguridade Social será financiada por toda sociedade, de forma direta e indireta, nos termos do art. 195 da Constituição Federal e da Lei 8.212/91, mediante recursos provenientes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e de contribuições sociais.

Como utilizar os recursos do SUAS?

Os recursos do cofinanciamento do SUAS, destinados à execução das ações continuadas de assistência social, poderão ser aplica- dos no pagamento dos profissionais que integrarem as equipes de refe- rência, responsáveis pela organização e oferta daquelas ações, conforme percentual apresentado pelo Ministério do ...

São instrumentos da gestão financeira e orçamentária do SUAS o orçamento da Assistência Social e os fundos de Assistência Social?

São instrumentos de gestão orçamentária e financeira, nos quais devem ser alocados as receitas executadas, as despesas relativas ao conjunto de ações, serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social. O fundo deve estar no orçamento Municipal como Unidade Orçamentária.

Quais são as formas de atuação e gestão no SUAS?

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) comporta quatro tipos de gestão: da União, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios. As responsabilidades da União passam principalmente pela formulação, apoio, articulação e coordenação de ações.

São instrumentos de planejamento do orçamento público?

O modelo orçamentário brasileiro é definido na Constituição Federal de 1988 do Brasil. Compõe-se de três instrumentos: o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual - LOA.

O que posso pagar com o recurso do Igd-PBF?

RESPOSTA DO MEDIADOR: Os recursos do IGD-M do PBF podem ser utilizados para viagens e diárias desde que a motivação esteja vinculada a Gestão do PBF ou a Gestão do Cadastro Único, caso não tenha relação não poderá ser utilizado. Quanto ao IGD-SUAS favor entrar em contato com a Assistência Social.

Como gastar o recurso do BPC na escola?

Os recursos para a implementação das ações previstas no BPC na Escola deverão correr por conta das dotações orçamentárias consignadas anualmente aos Ministérios e Secretaria Especial envolvidos na execução do Programa, observada a disponibilidade orçamentária e operacional e as competências de cada órgão.

O que é IGD do Bolsa Família?

O Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família (IGD/PBF) é um mecanismo de apoio técnico e financeiro aos entes federados que reflete mensalmente seu desempenho na gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único. O desempenho apurado pelo IGD determina os recursos financeiros a serem repassados mês a mês.

O que pode ser gasto com o Piso Mineiro?

Essa decisão assegura que o Piso Mineiro de Assistência Social possa ser gasto em despesas relativas ao ambiente físico, recursos materiais, recursos humanos e trabalho essencial ao serviço, conforme disposto na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.

Artigo anterior
O que faz o serviço SuperFetch?
Artigo seguinte
Quando aparece o Jogan?