O que é o caule de uma planta?

Perguntado por: Duarte Leonardo de Barros  |  Última atualização: 26. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (60 avaliações)

Chama-se de caule o órgão condutor de seivas das plantas, por que e que sustenta a copa das árvores. Possui gemas de onde brotam os nós, os ramos, as folhas e as flores. O meristema é o tecido responsável pelo crescimento do caule.

O que significa caule da planta?

Quanto à consistência: os caules podem ser classificados em: Herbáceos: caules tenros, geralmente clorofilados, flexíveis, não lignificados, característico das ervas. Exemplo: moréia (Dietes bicolor - Iridaceae). Sublenhosos: caules lignificados apenas na região basal, mais velha, junto às raízes e tenros no ápice.

O que é caule e qual a sua função?

O caule geralmente corresponde à porção aérea da planta, sendo o eixo onde se desenvolvem os ramos, as folhas, as flores e os frutos. As duas principais funções do caule são suporte e condução. Ao sustentar as folhas, o caule as coloca em posição favorável à absorção de luz para a realização da fotossíntese.

São funções do caule?

O caule é o órgão da planta responsável pela sustentação das folhas e as estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes. Os caules podem ser aéreos, subterrâneos e aquáticos.

Como é formado o caule das plantas?

O caule é um órgão segmentado, constituído por gema apical, gemas axilares, nós e entrenós. Os nós correspondem à região caulinar, geralmente delgada, de onde partem as folhas e as gemas axilares.

Caule - Conceito, Funções e Partes - Morfologia vegetal

22 questões relacionadas encontradas

Como é organizada a estrutura de um caule?

Os caules são órgãos vegetais relacionados a duas funções principais: sustentação e condução de substâncias. Possuem nós e entrenós (ou internós). ... A estrutura primária do caule, geralmente, apresenta quatro regiões de fora para dentro: epiderme, córtex, sistema vascular e medula.

Como podem ser os caules?

Os caules são bem variados e por isso foram classificados em três tipos, de acordo com o meio em que vivem: aéreos, subterrâneos e aquáticos. Caules aéreos São os mais comuns de todos e se desenvolvem ao o ar livre. Podem ser eretos, rastejantes ou trepadores.

Qual é a função da raiz e do caule?

A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas. ... O caule é também o meio pelo qual a seiva bruta chega até as folhas.

Quais as principais funções e características gerais dos caule?

O caule, juntamente com as folhas e a raiz, compõe a parte vegetativa das plantas, ou seja, aquela que não está envolvida na reprodução. Suas principais funções são o suporte dos demais órgãos vegetais e a condução de água e solutos ao longo da planta.

Quais são os principais tipos de caules?

Tipos de caule
  • Tronco: caule robusto, rígido e lenhoso que apresenta ramificações concentradas, geralmente no ápice. ...
  • Haste: caule flexível, verde e fotossintetizante. ...
  • Colmo: caule que apresenta como característica marcante a presença de gomos. ...
  • Estipe: caule geralmente não ramificado, com folhas concentradas no ápice.

Qual é a função da Folha?

A folha é o órgão da planta responsável pela captação de luz e sua conversão em energia química para produção de matéria orgânica, processo conhecido pela fotossíntese.

Qual é a função da raiz?

A raiz é uma estrutura presente em vegetais do grupo das pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Está localizada na base do vegetal e tem como função principal promover a absorção de água e nutrientes presentes no meio externo, geralmente no solo.

São exemplos de caules?

caules eretos:
  • colmo, exemplos: bambu, cana-de-açúcar e milho;
  • estipe, exemplos: mamão e palmeiras;
  • haste, exemplos: rosa e soja;
  • escapo, exemplos: capim-dandá;
  • tronco, exemplos: árvores;

O que vem do caule?

Quatro opções surpreendentes de caules comestíveis
  • Caule de brócolis. Tão nutritivo quanto as folhas, o caule do brócolis possui apenas 28 calorias. ...
  • Palmito. Muitas pessoas não sabem, mas o palmito também é um caule comestível. ...
  • Aspargo. ...
  • Talo da couve.

Quais as características gerais do caule?

Características do caule

O caule é composto por um corpo dividido em nós e entrenós. Possui Presença de folhas e botões vegetais. Geralmente os caules são aclorofilados (exceto caules herbáceos) e em geral aéreos (exceto bulbos e rizomas), normalmente têm geotropismo negativo e fototropismo positivo.

Quais a função de cada parte que compõe a estrutura do caule?

O caule está dividido em: gema terminal (estrutura responsável pelo crescimento do vegetal), nó (região por onde saem as folhas, ou flores, ou uma ramificação do caule), entrenó (região localizada entre dois nós) e gema axilar (produção de folhas ou ramo folioso).

Quais as características internas do caule?

As duas principais funções do caule são suporte e condução. ... Os tecidos que compõem a estrutura primária do caule são a epiderme, que corresponde ao sistema de revestimento, o córtex, que é o tecido fundamental, e os tecidos vasculares, dos quais fazem parte o xilema e o floema.

Qual a função de cada uma das partes da planta?

Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano. Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.

Qual é a função da raiz de uma árvore?

Ela ajuda a fixar e sustentar a planta no solo, elas são responsáveis pela absorção, armazenamento e condução da seiva, que é composta pela água e nutrientes da terra, como por exemplo os sais minerais Ou seja, as raízes conduzem as substâncias até a planta e atuam como um local de reserva desses nutrientes.

Quais as funções do caule e da raiz na planta cite pelo menos duas funções de cada órgão?

O caule possui duas funções principais: suporte e condução de substâncias, mas também pode servir como reserva nutritiva. Condução: as substâncias produzidas nas folhas (seiva elaborada) são transportadas pelo caule, através do floema. Esses compostos são levados para todas as partes da planta, onde serão consumidos.

Como são os caules aquáticos?

São chamados de caules aquáticos aqueles que se desenvolvem dentro da água, como vitória-régia, aguapé, etc. As gavinhas são adaptações caulinares que servem para fixação das plantas trepadeiras. ... Esses caules, chamados de cladódios, são adaptados à realização da fotossíntese e geralmente ao armazenamento de água.

Como é chamado o caule das Palmeiras?

As palmeiras apresentam caule do tipo estipe. → Haste: caule macio, flexível, verde e fotossintetizante. É observado em plantas herbáceas e também em plantas jovens. → Colmo: destaca-se por possuir gomos, os quais correspondem a entrenós e nós de formato anelar.

Qual é a estrutura da folha?

As folhas possuem três estruturas diferentes: Bainha - estrutura que liga a folha ao caule; Pecíolo - estrutura, semelhante a um pedúnculo; e. Limbo - a parte laminar ou mais evidenciada da folha.

Como o caule se desenvolve?

O caule origina-se do epicótilo do embrião. O embrião totalmente desenvolvido consiste de um eixo hipocótilo-radicular, que apresenta em sua porção superior um ou mais cotilédones e um primórdio de gema. Esse primórdio de gema pode ser um grupo de células indiferenciadas Fig.

Como é chamada a região central do caule?

Na porção interna do caule, é possível observar frequentemente uma região denominada de medula.

Artigo anterior
Quais são os procedimentos estéticos mais procurados?
Artigo seguinte
Para que é indicado amoxicilina tri-hidratada Clavulanato de potássio?