O que é o campo gravitacional da Terra?

Perguntado por: Patrícia Anna Carneiro Freitas  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (69 avaliações)

O campo gravitacional é responsável por ficarmos “presos” à superfície da Terra, pela Lua e os satélites permanecem na órbita do nosso planeta e também por permanecermos em órbita ao redor do Sol.

Onde está o campo gravitacional da Terra?

O módulo do campo gravitacional é calculado pelo quociente entre a força gravitacional (ou pela multiplicação da constante de gravitação universal pela massa do planeta), dividido pela distância do ponto em que se deseja conhecer o campo até o centro do planeta, elevado ao quadrado.

O que é a força gravitacional?

A força gravitacional é uma força atrativa que surge entre todos os corpos com massa. O planeta Terra, por exemplo, é capaz de atrair os corpos ao seu redor em direção ao seu centro por causa de seu campo gravitacional.

Qual é o maior campo gravitacional?

Quanto mais próximo um objeto estiver de outro, mais forte será o campo gravitacional. No Sistema Solar, os planetas mais próximos do Sol têm uma força de atração muito mais forte atuando sobre eles.

Qual o tamanho do campo gravitacional da Terra?

O valor nominal "médio" na superfície da Terra, conhecida como gravidade padrão é, por definição, 9.80665 m/s².

Campo Gravitacional

20 questões relacionadas encontradas

Porque a gravidade da Terra e 98?

Capaz de atuar em qualquer ponto do Universo, a força da gravidade faz com que os corpos em queda livre nas proximidades da superfície terrestre sofram uma aceleração de aproximadamente 9,8 m/s2, ou seja, sua velocidade de queda aumenta 9,8 m/s a cada segundo.

Qual a Unidade de campo gravitacional?

A unidade de medida no S.I. é m/s2, a mesma utilizada para a aceleração. O campo gravitacional é responsável por ficarmos “presos” à superfície da Terra, pela Lua e os satélites permanecem na órbita do nosso planeta e também por permanecermos em órbita ao redor do Sol.

Onde o campo gravitacional G da Terra é maior?

Sabemos que a intensidade do campo gravitacional é inversamente proporcional ao quadrado da distância ao centro da Terra, conseqüentemente como o raio equatorial é maior que o polar a intensidade do campo gravitacional é menor na linha do equador e maior nos pólos.

Por que a gravidade nos pólos é maior?

Primeiramente porque a rotação da Terra impõe uma aceleração adicional no corpo oposta à aceleração da gravidade. ... O resultado da combinação dos dois efeitos é que g é 0,052 m/s² maior, então a força da gravidade sobre um objecto é 0,5% maior nos pólos do que no equador.

Qual o valor do campo gravitacional da Lua?

A Lua também tem aceleração gravitacional, mas como possui massa bem menor do que a da Terra, sua gravidade é de cerca de um sexto da de nosso planeta. O valor de g na superfície lunar é de 1,6 m/s² .

Como explicar a força da gravidade?

A força da gravidade entre dois objetos é o produto de suas massas dividido pelo quadrado da distância entre eles. Ou seja, quanto mais massa um objeto tem e mais perto ele está, maior sua força de atração sobre outro objeto.

O que é força gravitacional ou força peso?

A força peso, também chamada de força gravitacional, é a força atrativa entre dois ou mais corpos dotados de massa. Apesar de todos os corpos que têm massa atraírem-se mutuamente, o efeito da força peso só é notável nos arredores de corpos massivos, tais como planetas e estrelas.

Qual é o valor da gravidade?

A intensidade dessa gravidade, medida ao nível do mar, é de aproximadamente 9,8 m/s², no entanto, esse valor pode variar de acordo com a altura.

Como sair do campo gravitacional da Terra?

Energia de ligação entre um corpo e a Terra

Quando Em > 0, quer dizer que o corpo adotado possui energia mecânica suficiente para poder sair do campo gravitacional da Terra. Já se tratando da energia cinética do corpo adotado, no exterior do campo gravitacional, podemos dizer que ela irá ter a mesma energia mecânica.

Qual é o valor de G?

O g é uma unidade de aceleração não-SI definida como exatamente 9,80665 m/s², o que é aproximadamente igual à aceleração devida à gravidade na superfície da Terra.

Como se mede a gravidade da Terra?

Entenda a Segunda Lei de Newton, F = ma.
  1. Essa fórmula pode ser resumida pela equação F = ma, onde F é a força, m é a massa do corpo e a é a aceleração.
  2. Com o uso dessa lei, é possível calcular a força da gravidade de qualquer corpo na superfície da Terra usando a aceleração da gravidade conhecida.

Porque a gravidade é diferente dos planetas?

Anomalia gravitacional

Existe uma diferença entre a gravidade calculada teoricamente e o valor real da aceleração da gravidade de um determinado lugar do planeta. Essa diferença é chamada de “anomalia gravitacional”, e pode ser medida com base em um modelo que contempla as dimensões, massa e rotação do planeta.

O que aconteceria se a gravidade fosse um pouco mais forte?

Se a gravidade tivesse uma intensidade um pouco maior, o universo não teria se expandido e logo entraria em colapso. Não haveria tempo para formar estrelas, planetas e até a vida, como ocorre na Terra.

O que aconteceria se a gravidade da Terra fosse maior?

O suficiente para causar mais destruição ao nosso planeta que qualquer guerra nuclear. Com uma gravidade tão grande, nossos prédios e pontes não agüentariam muito tempo. Nossos corpos, então, agüentariam por muito menos.

Quanto mais alto menor a gravidade?

O que está mais perto da superfície da Terra conta uma força maior. Nas altitudes mais elevadas a força da gravidade é menos intensa de forma que as moléculas do ar ficam mais distantes umas das outras. Quanto mais alto se está mais rarefeito é o ar porque as moléculas estão mais espaçadas.

Quem mantém a gravidade da Terra?

O mesmo ocorre com o Sol que, por sua vez, exerce a força de atração para manter a Terra e os demais planetas ao seu redor. Newton concluiu a existência de uma força de atração mútua entre todos os corpos, a qual dependeria de suas massas.

Porque os planetas não se chocam entre si?

Por quê? A razão é a inércia, a massa do sol é muito maior do que a de todos os demais componentes do sistema solar. A 3a lei de Newton garante que a força que o sol faz num planeta é a mesma que o planeta faz no sol, mas, como o sol tem uma massa muito maior a sua aceleração é muito menor.

Qual é a nossa gravidade?

De forma simples, a gravidade é a grandeza responsável por definir o peso de um corpo, força vertical e para baixo que nos mantém unidos ao planeta. Qualquer objeto que se movimenta em queda livre está sob influência da aceleração da gravidade, que na Terra equivale a aproximadamente 9,8 m/s2.

Qual o peso de uma pessoa de 70 kg na Lua?

O peso de uma pessoa de 70kg na lua equivale a 112 Newtons.

Qual é o peso da gravidade?

Por exemplo: um objeto de 10 kg na Terra, onde a gravidade é de aproximadamente 9,8 m/s², terá um peso de 98 N, enquanto na Lua, onde a gravidade é de 1,6 m/s², o peso desse corpo seria de apenas 16 N. Na Lua, um astronauta sente-se mais leve, já que lá o seu peso é menor.

Artigo anterior
O que é consciência corporal resposta?
Artigo seguinte
Quanto de nicotina tem um pod descartável?