O que é o bloco P na ECF?
Perguntado por: Beatriz Leite de Soares | Última atualização: 7. Mai 2025Pontuação: 4.2/5 (74 avaliações)
O bloco P é um registro gerado na ECF para empresas do lucro presumido, o preenchimento desse registro pode ser feito de forma manual ou por meio de dados transferidos do sistema Wfiscal.
Quais são os blocos do ECF?
Bloco X – Informações Econômicas: Apresenta informações econômicas da pessoa jurídica. Bloco Y – Informações Gerais: Apresenta informações gerais da pessoa jurídica. Bloco 9 – Encerramento do Arquivo Digital: Encerra o arquivo digital.
Quais são os registros da ECF?
Registro 0030: Dados Cadastrais; Registro 0930: Identificação dos Signatários da ECF; Registro X390: Origem e Aplicações de Recursos - Imunes e Isentas; Registro Y612: Identificação e Rendimentos de Dirigentes, Conselheiros, Sócios ou Titular.
O que é a parte B da ECF?
Parte B: destinada exclusivamente ao controle dos valores que não constem da escrituração comercial, mas que devam influenciar a determinação do Lucro Real de períodos futuros, como, prejuízos a compensar, depreciação acelerada incentivada, etc.
O que vai na parte B do Lalur?
Na Parte B serão mantidos os registros de controle de prejuízos fiscais a compensar em períodos subsequentes e de outros valores que devam influenciar a determinação do lucro real de períodos futuros e não constem na escrituração comercial, quer como adição, quer como exclusão ou compensação.
Bloco P Registros ECF
O que vai na parte A do Lalur?
Na sua Parte A, a escrituração será feita em ordem cronológica, folha após folha, sem intervalos nem entrelinhas, encerrada, período a período, com a transcrição da demonstração do lucro real.
É obrigatório recuperar a ECD na ECF?
Há que ressaltar que a recuperação da ECD anterior é obrigatória e deve ser realizada pelo usuário do programa, após a importação do arquivo da ECD referente ao ano-calendário 2019 e situações especiais de 2020, no programa da ECD - menu "Escrituração/Recuperar ECD Anterior".
É possível entregar a ECF sem entregar a ECD?
Para as pessoas jurídicas não obrigadas a entregar a ECD, a recuperação da ECD na ECF não é obrigatória. Sendo assim na geração do SPED ECF no sistema deve: Acessar a aba Declarações Digitais - ícone SPED ECF; Na tela Parâmetros de Tributação - campo Tipo de Escrituração dever marcar a opção "Livro Caixa".
O que é o Campo 0010 na ECF?
Geralmente esta mensagem ocorre quando não é informado a forma de determinação das estimativas mensais de todos os meses que será gerado o arquivo.
Qual a multa para retificar ECF?
De maneira distinta, caso o contribuinte não compareça para esclarecer as solicitações da Receita Federal, arcará com a multa de R$500 por mês-calendário. O caso mais comum está relacionado à entrega com informações incorretas ou com omissões.
Como é dividido o lançamento feito na ECF?
Na ECF haverá o preenchimento e controle, por meio de validações, das partes A e B do Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real (e-Lalur) e do Livro Eletrônico de Apuração da Base de Cálculo da CSLL (e-Lacs).
Onde fica o bloco m030 na ECF?
Para acessar essa tela, acesse o menu Módulos > SPED > Escrituração Contábil Fiscal > Parâmetros da ECF > Aba Parâmetros da Tributação, será preenchido de acordo com a Tributação da Empresa.
Quais os blocos da ECF apresentam as informações recuperadas da ECD e da ECF?
Bloco E: Recuperados da ECD (Informações Recuperadas da ECF Anterior e Cálculo Fiscal dos Dados Recuperados da ECD): recupera da ECF anterior, os saldos finais das contas referenciais e da parte B (do E-LALUR e ELACS). Calcula os saldos contábeis de acordo com o período de apuração do tributo.
Como fazer a ECF passo a passo?
1 - Acesse o menu Relatórios > Informativos > SPED ECF; 2 - Informe o Período que será gerado o arquivo; 3 - No quadro Arquivo, inclua o local em seu computador onde o arquivo será gerado; OBS: Não há necessidade de informar o nome do arquivo, basta informar apenas o local/pasta onde será gerado, exemplo “C:\ECF”.
O que é ECF completa?
O que é ECF? A ECF (Escrituração Contábil Fiscal) é uma obrigação acessória que conecta os dados contábeis e fiscais do apuramento do IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).
O que envia primeiro ECD ou ECF?
para a entrega da ECF, o contribuinte deve fazer o envio todo ano até o último dia útil do mês de julho, no ano seguinte ao ano-calendário referido; para a entrega da ECD, o envio é anual, e deve ser feito pelo contribuinte até o último dia útil do mês de maio, também no ano seguinte ao ano-calendário referido.
O que é o Y750 da ECF?
O que é? O registro Y750 (Informações da ECF Calculadas pelo PGE) foi implementado por meio do leiaute 9 do SPED ECF e faz parte das novidades para o ano de 2023. Será preenchido por meio do próprio programa da ECF, com base nos valores apresentados por meio de outros registros.
O que pode ser retificado na ECF?
Todas as correções com repercussão fiscal devem ser efetuadas na própria ECF (nos blocos J, inclusão de contas, e K, alteração de saldos, quando necessário para evitar erros). As correções nas ECD devem ser realizadas por meio de lançamentos extemporâneos.
Quem tem que assinar a ECF?
São obrigatórias duas assinaturas: uma do contabilista e uma da pessoa jurídica.
Qual o prazo para retificar ECD e ECF?
sim a ECD pode ser retificada em um prazo de 5 anos após sua transmissão. Lucas, você pode retificar sem problemas em um prazo de 5 anos, se ela for deste ano, aproveita e retifique antes de entregar a ECF, pois se estiver obrigado, as informações irão corretamente.
Pode entregar ECF com advertência?
Advertências não impedem a transmissão.
Quem deve fazer o Lalur?
Quem deve fazer o LALUR? O LALUR deve ser elaborado por todas as empresas que optam pelo regime tributário do Lucro Real, seja ele anual ou trimestral. Essa obrigação inclui empresas de grande porte, com receita bruta anual superior a R$ 78 milhões.
O que pode ser excluído do Lalur?
Poderão ser excluídos do lucro líquido do período de apuração: ▶ os valores cuja dedução seja autorizada pela legislação do IRPJ ou da CSLL e que não tenham sido computados na apuração do lucro líquido do período de apuração.
Como fazer a parte B do Lalur no ECF?
Para utilização das Contas Parte B no ECF – Escrituração Contábil Fiscal e no cadastro das Contas LALUR/LACS do Módulo LALUR/LACS, elas devem ser previamente cadastradas no menu Contábil > Contabilidade > Parâmetros > SPED > Contas Parte B. Código: informar o que será utilizado pela empresa, pode ser alfanumérico.
Como funciona o microscópio fotônico óptico )?
O que é impedimento de reenergização?