O que é o Barroco europeu?

Perguntado por: Sara Mia Gonçalves  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (37 avaliações)

O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII.

Quais são as características do Barroco europeu?

As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade.

O que causou o Barroco na Europa?

Dois fatos históricos, no século XVI, foram de grande influência nas obras dos autores barrocos: a Reforma Protestante e a Contrarreforma. Essa última ocorreu como uma reação diante da perda de fiéis devido ao protestantismo (luteranismo e calvinismo).

Qual a diferença entre o Barroco europeu e brasileiro?

Capricho No barroco europeu encontram-se obras com traços mais elaborados, pesados, dramáticos e sofisticados do que nas peças brasileiras. Artista Gian Lorenzo Bernini (1598-1680), escultor do anjo da ponte de Sant'Angelo, em Roma, é um dos mais importantes expoentes do barroco.

Qual obra representa o Barroco europeu?

Ele é considerado o artista inaugurador do Barroco. Teve grande importância por ser arquiteto, urbanista, escultor, decorador e pintor. Suas obras podem ser vistas em Roma. A obra O Êxtase de Santa Teresa é uma de suas esculturas mais impactantes e enaltece o sentimento e dramaticidade.

Barroco Europeu

21 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais representantes do Barroco europeu?

Outros nomes que se destacaram no Barroco Europeu foram:
  • Caravaggio (1571-1610): pintor italiano.
  • Rembrandt (1606-1669): pintor holandês.
  • Johannes Vermeer (1632-1675): pintor holandês.
  • Peter Paul Rubens (1577-1640): pintor flamengo.

Quais os principais artistas do Barroco na Europa e suas principais obras?

A arte barroca na Europa
  • A Ceia de Emaús (1601), de Caravaggio.
  • O Êxtase de Santa Teresa (1647-1652), de Bernini.
  • Sant'ivo alla Sapienza (1642-1660), de Borromini.
  • Falsa Cúpula de São Francisco de Xavier (1676), de Andrea Pozzo.
  • As Meninas (1656), de Diego Velásquez.
  • Sagrada Família (1664), de Josefa de Óbidos.

Qual a relação entre o barroco europeu e o barroco brasileiro?

O Barroco no Brasil:

No Brasil, escritores do século XVII e primeira metade do século XVIII seguiram os modelos padrões europeus. O estilo barroco desenvolve-se inicialmente nas artes plásticas, atingindo a sua fase áurea, de modo especial, nos estados de minas gerais, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Qual a diferença entre o barroco do Brasil e de Portugal?

Período artístico que, no Brasil, iniciou-se nos séculos XVII e XVIII, a partir do ciclo do ouro. ... O barroco brasileiro apresenta peculiaridades que o diferenciam do barroco europeu. A arte barroca de Minas Gerais revela grande proximidade com a arte das cidades portuguesas de Braga e do Porto.

Quais as características do barroco brasileiro?

As principais características do barroco literário brasileiro são:
  • Linguagem dramática;
  • Racionalismo;
  • Exagero e rebuscamento;
  • Uso de figuras de linguagem;
  • União do religioso e do profano;
  • Arte dualista;
  • Jogo de contrastes;
  • Valorização dos detalhes;

Quando surgiu a arte barroca na Europa?

O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente, religiosas. Um importante pintor barroco italiano foi Michelangelo Caravaggio (1571-1610).

O que a arte barroca pode causar?

Para provocar o apreciador da obra barroca, o artista usava de um sensualismo exacerbado e da idealização amorosa que abusava da verossimilhança das cenas retratadas do cotidiano, dos temas religiosos e das cenas mitológicas.

Qual o contexto histórico em que surge o Barroco?

As manifestações barrocas têm como contexto histórico a ocorrência da Reforma e da Contrarreforma, as quais agitaram, sobretudo, a Europa a partir do século XVI.

Quais são as principais características do estilo Barroco?

Características do Barroco
  1. É uma 'ferramenta' da Contrarreforma. ...
  2. Dualidade entre os prazeres do corpo e a espiritualidade. ...
  3. Cultismo e Conceptismo. ...
  4. Sombras e luzes: a valorização do contraste. ...
  5. Obras rebuscadas e ricas em detalhes. ...
  6. Emoção sobre a razão. ...
  7. Valorização estética.

Qual é a maior figura do barroco do Brasil e de Portugal?

António Vieira, é a principal obra da prosa barroca brasileira e portuguesa, já que esse autor faz parte da literatura de ambas as nações.

Como era a arte barroca no Brasil?

Arte barroca brasileira: características

Os artistas barrocos empregavam realismo, cores ricas e temas religiosos ou mitológicos, enquanto os arquitetos favoreciam o equilíbrio e a simetria. Mas a extravagância é uma característica evidente na arte e arquitetura barroca no Brasil, assim como nas obras irmãs europeias.

Qual a linguagem e o conteúdo da poesia barroca no Brasil e em Portugal?

A Linguagem do Barroco é provocadora e rebelde. Ela retrata a inquietação, a inconformidade do homem e o seu conflito do corpo e da alma, da razão e da fé (dualismo e contradição). ... As figuras de linguagem são particularmente exploradas na escola literária do Barroco, que predominou no século XVII.

Quais as características do Barroco europeu e cite três dos principais artistas?

Muitos artistas do Barroco se dedicaram a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando assim, a técnica da perspectiva. Podemos citar artistas com grande destaque no Barroco europeu, como: Caravaggio, Velázquez, Van Dyck, Frans Hals, Rembrandt, Rubens, Vermeer, Andrea Pozzo e Bernini.

Em qual contexto social e histórico surgiu o Barroco na Europa e no Brasil?

O contexto histórico do barroco está totalmente associado ao catolicismo. Afinal, a Igreja Católica se sentia ameaçada pela Reforma Protestante de Martinho Lutero e perdia seu poder e domínio no século XVI. Porém, o clero ainda influenciava a economia, a política e a esfera religiosa dessa época.

Quem são os principais artistas da arte barroca?

Lista com os principais artistas barrocos brasileiros e europeus.
  • - Agostinho de Jesus (escultor) ...
  • - Caravaggio (pintor italiano)
  • - Gian Lorenzo Bernini (arquiteto e escultor italiano)
  • - Padre Antônio Vieira (escritor português)
  • - Rubens (pintor flamengo) ...
  • - Frans Hals (pintor holandês)
  • - Jan Vermeer (pintor holandês)

Quais foram os principais autores do Barroco?

Além dos espanhóis Luis de Góngora e Francisco de Quevedo — os mais importantes autores do barroco europeu —, a Europa conta com os seguintes autores portugueses:
  • Francisco Rodrigues Lobo (1580-1622)
  • Jerónimo Baía (1620-1688)
  • António Barbosa Bacelar (1610-1663)
  • António José da Silva (1705-1739)

Quando surgiu o estilo barroco no Brasil?

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.

Qual o contexto histórico do Arcadismo?

Inspirados por valores greco-latinos, os escritores árcades exaltavam a harmonia e o culto à beleza clássica. Além disso, o contexto histórico do Arcadismo é contemporâneo ao Iluminismo, à ascensão da burguesia e ao declínio da monarquia absolutista.

O que causou o barroco no Brasil?

O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.

Quais sensações a arte barroca procurava causar através de suas obras *?

A estética barroca une a dramaticidade e o exagero através da assimetria e da deformação. Por isso, elementos como o contraste entre claro e escuro, ornamentos e muitos detalhes (nas obras visuais, musicais e escritas) são comuns na arte barroca.

Artigo anterior
Qual região do Brasil tem o pior IDH?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre airsoft é arma de pressão?