O que é o ativo circulante e o ativo não circulante?

Perguntado por: Micael Azevedo de Ramos  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (25 avaliações)

Desse modo, o ativo circulante é aquele com maior grau de liquidez, ou seja, pode ser convertido em dinheiro em menos tempo. Já o ativo não circulante é aquele com menor grau de liquidez, ou seja, variam de médio a longo prazo para se converterem em dinheiro.

O que é o Ativo Não Circulante de uma empresa?

Ou seja, no Não Circulante são incluídos todos os bens de natureza duradoura destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade. ... O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível.

Qual a diferença entre ativo circulante e Ativo Não Circulante Cite alguns exemplos?

Exemplo: Os ativos circulantes operacionais são contas a receber que dizem respeito aos estoques e às duplicatas, principalmente. Os ativos não circulantes operacionais, por sua vez, dizem respeito aos equipamentos e maquinários utilizados dentro do sistema de produção da fábrica.

Quais são os ativos não circulantes?

ATIVO NAO CIRCULANTE. No grupo de contas contábeis denominado Ativo Não Circulante são registrados todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da entidade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.

O que está no ativo circulante?

O ativo circulante representa as disponibilidades financeiras, os bens e direitos que deverão ser convertidos em dinheiro, vendidos ou consumidos em um determinado ciclo de operações.

ATIVO (CIRCULANTE E NÃO CIRC) / PASSIVO (CIRCULANTE E NÃO CIRC. ) BALANÇO PATRIMONIAL CONTABILIDADE

42 questões relacionadas encontradas

Quais as contas que compõem o ativo circulante?

Quais elementos fazem parte do ativo circulante?
  • Estoques;
  • Matéria-prima;
  • Produtos inacabados;
  • Mercadorias prontas para a revenda;
  • Contas a receber com período máximo de vencimento dentro do exercício vigente (menor que 360 dias);
  • Depósitos bancários;
  • Reservas de caixa;
  • Dinheiro em caixa;

Quais são as contas do passivo circulante?

Podemos citar como contas da categoria passivo circulante as obrigações com funcionários (salários, 13º, férias e outros encargos trabalhistas), impostos (IPTU, IPVA, IRPJ), aluguel, pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e saldos devedores.

Quais são as contas do Passivo Não Circulante?

Passivo não circulante
  • Financiamento e empréstimos de instituições financeiras;
  • Debêntures à pagar;
  • Fornecedores de equipamentos de grande porte.
  • Empresas controladas;
  • Provisão para imposto de renda diferido;
  • Financiamentos (LP) a longo prazo;
  • Fornecedores (LP);
  • Provisão de contingência trabalhista;

O que é passivo não circulante exemplos?

Passivo não circulante: despesas, dívidas e obrigações financeiras cujo prazo de vencimento é superior a um ano, tais como empréstimos de longo prazo e aportes financeiros.

São ativos intangíveis?

Conceito e definição de ativo intangível

Trata-se de um ativo não monetário identificável sem substância física ou incorpóreo (CPC 04), isto é, possui valor econômico, mas não tem existência física. Representa direitos de uso de um bem ou direitos associados a uma organização.

Qual a diferença entre ativo circulante e não circulante?

Desse modo, o ativo circulante é aquele com maior grau de liquidez, ou seja, pode ser convertido em dinheiro em menos tempo. Já o ativo não circulante é aquele com menor grau de liquidez, ou seja, variam de médio a longo prazo para se converterem em dinheiro.

Qual a diferença entre ativo e passivo circulante e não circulante?

Ativos e passivos circulantes podem ser entendidos como o dinheiro que entra e sai diariamente da empresa. São direitos e obrigações a curto prazo. Ativo não circulante são todos os bens e direitos que a empresa não conseguirá converter em dinheiro no curto prazo, considerando normalmente um ano.

Qual a diferença entre Ativo Não Circulante e ativo realizável a longo prazo?

Boa noite Herbert! Simplificando, são coisas diferentes. O Ativo Não Circulante é composto do Realizável a Longo Prazo, e também dos Investimentos, Imobilizado e Intangível. O Realizável a Longo Prazo é composto por contas as quais os valores esperam se realizar após o término do exercício.

O que é considerado passivo circulante?

Passivo circulante são as obrigações a serem pagas por uma empresa no período de um ano, como matérias-prima, contas a pagar, empréstimos com vencimento menor que 360 dias, impostos a serem recolhidos e provisões.

Como calcular o Ativo Não Circulante?

Dessa forma, para calcular o ativo não circulante é necessário subtrair os ativos totais pelos ativos circulantes, mediante a seguinte equação: Ativo Não Circulante = Ativos Totais – Ativos Circulantes.

Em que ordem são registradas as contas no passivo?

Todas as contas do Passivo encontram-se discriminadas no lado direito do Balanço Patrimonial e são classificadas segundo a ordem decrescente de exigibilidade.

São contas do passivo circulante exceto?

Representam contas do Passivo Circulante, exceto: Salários a Pagar. Provisões e Encargos das Provisões. Empréstimos de Longo Prazo.

Como analisar o passivo circulante?

Veja alguns exemplos.
  1. Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante.
  2. Seca = (Ativos Circulantes – Estoques) / Passivos Circulantes.
  3. Geral = (Ativos Circulantes + Realizáveis a Longo Prazo) / (Passivo Circulantes + Exigível a Longo Prazo)
  4. Liquidez Imediata = Disponível / Passivos Circulantes.

São exemplos de Contas do subgrupo ativo circulante?

São exemplos de contas do subgrupo ativo circulante: Caixa, Bancos, Aplicações Financeiras e Estoques.

O que é Ativo Não Circulante realizável a longo prazo?

O Ativo Não Circulante Realizável a Longo Prazo é classificado como todos os direitos que a organização receberá após o término do período balanço patrimonial, isto é, unidade monetária que a empresa receberá em um prazo acima de ano, ou ativos com prazo indefinido.

O que é ativo realizável a longo prazo?

O ativo realizável a longo prazo é composto por todos os bens e direitos referentes ao período de um ano a contar da data de publicação do balanço patrimonial atual. Ou seja são os valores que ainda entrarão em circulação dentro da sua empresa, mas que já estão previstos em orçamento e planejamento financeiro.

O que é a conta Realizavel a longo prazo?

De forma geral, são classificáveis no Realizável a Longo Prazo contas da mesma natureza das do Ativo Circulante que, todavia, tenham sua realização, certa ou provável, após o término do exercício seguinte, o que, normalmente, significa realização num prazo superior a um ano a partir do próprio Balanço.

Qual a diferença entre o passivo e o ativo?

Diferenças entre ativo e passivo:

A principal diferença entre os ativos e passivos estão nos fluxos monetários da empresa. Enquanto os ativos são relacionados aos meios de rendimentos e que trazem benefícios, os passivos são saídas de dinheiro pelos gastos e despesas que a empresa teve de fazer.

O que acontece quando o ativo circulante é maior que o passivo circulante?

Quando o valor do ativo circulante supera o do passivo circulante, significa que a empresa possui CGL positivo.

O que é ativo e passivo?

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.

Artigo anterior
Quais os dois tipos de radiações?
Artigo seguinte
Porque o esmalte sai rápido da unha?