O que é o amor para Freud?

Perguntado por: Tatiana Neuza Simões Vicente  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (28 avaliações)

Na obra freudiana, o amor é, a princípio, situado do lado da pulsão sexual, enraizando-se no narcisismo primário. Ou seja, amor e sexo compartilham, em sua constituição, o prazer parcial ligado, de início, à boca. Amar como sinônimo de devorar seria, então, a primeira configuração do amor.

O que é o amor para Lacan?

amar é querer o bem a alguém. Lacan, por outro lado, empreende uma separação fundamental entre o amor e a ideia do bem. O amor de transferência — ou, ousaríamos dizer apenas, o amor — ensina àquele que ama que há uma falta inscrita em seu desejo.

O que é Freud explica?

Segundo a sabedoria popular, Freud explica aquilo que, à primeira vista, parece polêmico, ou sem explicação, ou sem um entendimento direto. A Freud cabe dar sentido àquilo que a gente nem sabe o que é, mas sente quando acontece, e não tem ideia de como descrever e como agir perante esse tanto de não saberes.

Qual era o pensamento de Freud?

Ele acreditava que boa parte daquilo que vivemos — emoções, impulsos e crenças — surge a partir de nosso inconsciente e não é visível pela mente consciente. Lembranças traumáticas, por exemplo, ficam “bloqueadas” na memória de um indivíduo, mas continuam ativas sem sabermos e podem reaparecer em certas circunstâncias.

Como entender Freud?

O campo de conhecimento estudado por Sigmund Freud busca entender os significados do inconsciente humano
  • Inconsciente. Freud demonstrou que a maior parte da vida psíquica se desenrola sem que tenhamos acesso a ela. ...
  • Ego. ...
  • Id. ...
  • Superego. ...
  • Pulsão. ...
  • Sonhos. ...
  • Complexo de Édipo.

O que é o amor para a Psicanálise | Ronaldo Coelho | Conversa Psi 79

34 questões relacionadas encontradas

O que é o amor para a psicologia?

A psicologia do amor, define esse sentimento como sendo, não simplesmente o gostar em maior quantidade. É um estado psicológico qualitativamente diferente. Isto porque, “ao contrário do gostar, o amor inclui elementos de paixão, proximidade, fascinação, exclusividade, desejo sexual e uma preocupação intensa.”

Quem ama carece do objeto amado?

Então, amar é dar o que não se tem, e o acento está no amor, não no objeto amado. ... O que se ama é o próprio amor. Lacan introduz, ainda, no Seminário 11, o conceito de sujeito-suposto-saber (SsS) no amor de transferência: “Desde que haja em algum lugar o sujeito-suposto-saber, há transferência”.

O que é amor objetal?

O amor objetal anaclítico é característico do masculino, exibindo acentuada valorização sexual que se origina do narcisismo primário, correspondendo a uma transferência desse narcisismo para o objeto sexual.

O que é escolha objetal?

Processo, descrito inicialmente por Freud, através do qual uma pessoa elege a uma outra pessoa como alguém psicologicamente significativo. É um processo consciente, mas intensamente influenciado por conteúdos mentais inconscientes.

O que é a teoria das Relações Objetais?

Greenberg e Mitchell (1994, p. 7 e 8) ainda afirmam que o termo “teoria das relações objetais”, em seu sentido amplo, refere-se a tentativas de responder a situação onde as pessoas interagem e reagem com objetos externos e internos, e em que medida suas rela- ções influenciam o funcionamento psíquico.

Como é forte a pessoa que se sente amada?

“Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada”

Isso nos dá mais segurança para agir e pensar, sem receio do que pensarão. Assim, temos mais confiança naquilo que fazemos e em como fazemos.

O que disse Jacques Lacan?

Jacques Lacan diz: “Pode-se amar alguém não só por aquilo que tem, senão, literalmente, por aquilo que carece”. O amor se dirige ao ser completo do outro, a sua particularidade, a tudo que é, como também a tudo o que lhe falta. Não se ama “os pedaços” ou as partes.

O quê Lacan quis dizer?

Para Lacan, você não se torna feliz no amor quando ama, já que o amor é nada mais do que uma ilusão. ... Nesse contexto, amar seria uma disposição mútua de satisfazer aquilo de que o outro necessita. Como o outro não tem, você dá; como você não tem, o outro lhe satisfaz.

O que disse Lacan?

"Você pode saber o que disse, mas nunca o que o outro escutou." Jacques Lacan.

Qual é a finalidade do amor?

Amar e ser amado. Este é, e sempre foi, um dos maiores desejos da humanidade. O amor, este sentimento sublime capaz de fazer o corpo produzir serotonina (o chamado hormônio da felicidade) sempre esteve na mira de filósofos, escritores, músicos, psicólogos e cientistas em geral.

O que a ciência diz sobre o amor?

Na verdade, o AMOR É QUÍMICA! Todos os sintomas relatados acima têm uma explicação científica: são causados por um fluxo de substâncias químicas fabricadas no corpo da pessoa apaixonada. Entre essas substâncias, estão adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, dopamina, oxitocina, a serotonina e as endorfinas.

Como se desenvolve o amor?

O relacionamento amoroso deve estar baseado na intimidade, lealdade e integridade. Amar é uma escolha que fazemos diariamente e que a todo tempo deve ser renovada. Se é uma escolha, não deve ser movido pela cobrança ou expectativa, embora o ideal é que haja um equilíbrio de ambos os lados.

Como é análise lacaniana?

A análise lacaniana é baseada na linguagem e no tempo do inconsciente. O tratamento se torna menos rígido, focando no desejo e no sofrimento do analisando.

O que é psicoterapia lacaniana?

Uma delas é a terapia lacaniana, baseada na linguagem e no tempo do inconsciente. ... Assim, para a psicanálise lacaniana, é fundamental não influenciar naquilo que o inconsciente do paciente deseja falar. Este tipo de terapia é indicado para pessoas de todas as idades.

Como é a terapia lacaniana?

Um dos principais princípios da terapia lacaniana é a ausência de intervenção enquanto o analisado fala. O paciente precisa deixar que todas as suas impressões venham à tona durante a sua sessão. Para que isso ocorra, um terapeuta lacaniano evita se intrometer nesse processo de busca interior.

O que significa a frase cada um alcança a verdade que é capaz de suportar?

atos_falhos “Cada um alcança a verdade que é capaz de suportar”. Essa frase de Lacan reflete como uma verdade pode ser angustiante... ... atos_falhos A “doença” ou a estrutura psíquica, para psicanálise, é considerada a forma ou a defesa que o sujeito criou para lidar...

O que importa quantos amores Você tem Se nenhum deles te dá o universo Jacques Lacan?

“O que importa quantos amores você tem se nenhum deles te dá o universo?” “O amor, certamente, faz signo, e ele é sempre recíproco.” “Amor é trocar nada por coisa nenhuma!” “Quando alguém ama, não tem nada a ver com sexo.”

Porque a psicanálise e A cura pelo amor?

Pois antes de tudo, apesar da técnica, a psicanálise é o acolhimento do sujeito que está em sofrimento psíquico. ... Acolher o outro com empatia é amorosidade. É ajudar na transformação e no crescimento do sujeito analisado, dividido entre dúvidas e angústias.

Como é amar alguém de verdade?

O que é Amor Verdadeiro: Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.

Quando olhares para trás verás que?

“Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste”

Artigo anterior
Quando posso começar a tomar termogênico?
Artigo seguinte
Como fazer ISS autônomo?