O que é o adicional de transferência Segundo o artigo 469 da CLT?

Perguntado por: Francisca Esteves de Brito  |  Última atualização: 4. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (13 avaliações)

Nos termos do artigo 469, § 3.º, da CLT, o adicional de transferência corresponde a um pagamento suplementar de, no mínimo, 25% dos “salários que o empregado percebia naquela localidade”.

O que significa adicional de transferência?

O que é o adicional de transferência? O adicional de transferência é um aumento percentual no salário do funcionário que precisou ser transferido provisoriamente de local de trabalho, e é um benefício previsto na lei trabalhista brasileira.

O que diz o art 469 da CLT?

“Art. 469. Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio.”

Quem tem direito ao adicional de transferência?

O adicional de transferência deve ser pago a todos os empregados que forem transferidos para outro local de trabalho de forma temporária e tem por objetivo ajudar o trabalhador a se manter enquanto estiver longe de sua região originária de domicílio.

Em que casos o empregador pode transferir o empregado?

469 da CLT, o empregador somente efetuará a transferência do empregado nos seguintes casos: ... - Transferência provisória: o empregador pode transferir o empregado para outra localidade, mesmo sem previsão expressa ou implícita no contrato de trabalho, desde que haja necessidade de serviço, e com determinação de prazo.

Adicional de Transferência - Como funciona, Quando é devido e Qual o valor

42 questões relacionadas encontradas

É possível transferir funcionários de um CNPJ para outro?

O empregador pode transferir o empregado para outra empresa? Sim, desde que haja comum acordo entre as partes. ... Também devem ser inclusos cargo, departamento, local de trabalho e data de contratação do funcionário, e a sua assinatura ou do setor de RH da empresa.

Quais os principais critérios para realizar a transferência de funcionários entre empresas?

A legislação trabalhista brasileira permite a transferência de funcionários entre empresas quando as empresas pertenceram ao mesmo grupo econômico. Um grupo econômico existe quando uma empresa realiza o controle de outras empresas, mas todas possuem personalidade jurídica individual.

Quais são os requisitos do adicional de transferência?

Resumo:
  • Adicional de Transferência - 25% do salário;
  • Requisitos - Mudança de localidade e domicílio, transferência provisória e necessidade do serviço;
  • Cargo de Confiança - É devido para os empregados que exerçam cargos de confiança;
  • Despesas pagas pelo empregador;

Quando não é devido o adicional de transferência?

O adicional será suspenso quando a transferência assumir caráter definitivo, ou o empregado retornar ao local de trabalho de origem. Quando a transferência ocorrer a pedido do empregado seja provisória ou definitiva, o adicional não será devido.

É devido ao empregado o adicional de transferência de 25% toda vez que o empregado for transferido de um local para o outro?

Determina o artigo o do artigo 469 § 2º, da CLT que, quando o empregado for transferido provisoriamente para localidade diversa da resultante do contrato de trabalho (deslocamento que acarreta mudança de domicílio), o empregador ficará obrigado a pagar-lhe um adicional de, no mínimo, 25% de seu salário, enquanto durar ...

É lícita a transferência quando ocorrer extinção do estabelecimento?

Extinção do Estabelecimento

A legislação permite que seja feita a transferência do empregado sem sua anuência, caso haja a extinção do estabelecimento (§ 2º do art. 469 da CLT).

O que é cargo de confiança CLT?

Cargo de confiança e suas singularidades: jornada, transferência e remuneração. O ocupante de cargo de confiança é representante do empregador no serviço. Ele tem poder diretivo, coordena atividades e fiscaliza a execução delas. ... A parcela integra o 13º salário e a remuneração das férias.

O que acontece com os funcionários quando a empresa muda de nome?

No direito do trabalho, no "Art. 10 da CLT" é mencionado que o qualquer alteração na estrutura jurídica empresa não afetará os direitos adquiridos pelo empregados, e também é mencionado no "Art.

Quando um funcionário é transferido de cidade?

O artigo 469 da CLT dispõe que é vedado transferir o empregado sem a sua anuência para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio. A transferência se caracteriza pela mudança de domicílio.

Sou obrigado a ser transferido de empresa?

EM REGRA, SIM. As transferências de locais de trabalho que não provoquem a mudança na residência do empregado são, na maioria dos casos, legais e, portanto, o trabalhador é obrigado a aceita-las.

O que são atividades perigosas qual é o adicional é sobre qual salário?

O 1 do artigo 193 da Consolidação das Leis do Trabalho determina que: “O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.”

Quanto ao adicional de transferência é correto afirmar que?

Portanto, o adicional de transferência é devido pelo empregador ao empregado que for transferido para uma localidade diversa daquela que foi combinada entre as partes quando do início do contrato de trabalho. Esse é o seu direito, que deve sempre ser respeitado pelo empregador e garantido pelo Poder Judiciário.

Quando a transferência ocorrer a pedido do empregado seja provisória ou definitiva o adicional não será devido?

CARGO DE CONFIANÇA OU PREVISÃO CONTRATUAL DE TRANSFERÊNCIA. DEVIDO. DESDE QUE A TRANSFERÊNCIA SEJA PROVISÓRIA. O fato de o empregado exercer cargo de confiança ou a existência de previsão de transferência no contrato de trabalho não exclui o direito ao adicional.

Tem o adicional de transferência natureza salarial e não indenizatória?

A verba de adicional por transferência tem natureza salarial, inclusive para as os trabalhadores que prestarem serviços ou transferências para o exterior. A Lei 7.064/82, em seu artigo 4º, o seguinte: “mediante ajuste escrito, empregador e empregado fixarão os valores do salário-base e do adicional de transferência".

Quais os requisitos para a equiparação salarial?

Requisitos para equiparação salarial
  • Identidade de função;
  • serviço de igual valor;
  • serviço prestado ao mesmo empregador;
  • serviço prestado na mesma localidade;
  • diferença de tempo de serviço.

O que diz o artigo 468 da CLT?

- Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

Como fazer transferência de funcionário para outra empresa Esocial?

  1. Acesse o menu PROCESSOS, submenu RESCISÕES e clique em INDIVIDUAL;
  2. Informe o Código do colaborador e a Data da Transferência (deve ser informada a data em que o empregado vai iniciar na empresa destino);
  3. No campo MOTIVO, selecione a opção '6 - Transferência do empregado sem ônus para a mesma empresa';

Como fazer um pedido de transferência de local de trabalho?

Como pedir uma transferência no trabalho?
  1. O pedido de transferência no trabalho deve ser feito por escrito e incluindo a maior quantidade de informação possível para justificar este pedido. ...
  2. Isso sim, antes de pedir uma transferência no trabalho deves saber algumas coisas:

Como funciona a transferência de CNPJ?

Como funciona a transferência de CNPJ

A transferência de CNPJ é uma das maneiras de passar sua empresa para outra pessoa. Para isso, é preciso assinar e protocolar na Junta Comercial local uma carta de cessão de direitos sobre a empresa.

O que acontece quando a empresa troca de CNPJ?

Será necessário que a empresa “demita” todos os funcionários do CNPJ antigo e os readmita pelo novo. ... A mudança não fará seu pai perder o FGTS ou qualquer outro benefício já depositado pela empresa. O FGTS é depositado diretamente ao funcionário. A empresa apenas continuará a depositá-lo por outro CNPJ depois da troca.

Artigo anterior
É possível dividir um número por zero?
Artigo seguinte
O que é uma colher padrão?