O que é o abdome agudo?
Perguntado por: Salomé Rocha Ferreira | Última atualização: 8. April 2022Pontuação: 4.3/5 (55 avaliações)
O abdome agudo é um quadro clínico caracterizado por dor e sensibilidade abdominais, de início súbito ou de evolução progressiva, que geralmente necessita de conduta cirúrgica de emergência para resolução do quadro.
Qual a definição de abdômen agudo?
O termo Abdome Agudo pode ser definido como um processo intra-abdominal causando dor severa e, frequentemente, requerendo intervenção cirúrgica de emergência.
O que é abdome agudo na gestante?
O abdome agudo na gravidez é entidade rara, cujo diagnóstico é dificultado devido às alterações fisiológicas típicas da gravidez que tornam os achados menos evidentes. Embora o abdome agudo obstétrico seja mais comum, a dor abdominal não obstétrica apresenta considerável impacto na morbimortalidade materno-fetal.
Qual a finalidade do exame de abdome agudo?
Este exame tem importante função no diagnóstico de condições que indiquem necessidade de cirurgia, descartar casos de urgência e muitas vezes fazer diagnósticos.
Como é feito o tratamento abdome agudo?
Tratamento do abdome agudo
Os pacientes com dor abdominal intensa devem ser tratados criteriosamente com analgésicos apropriados, como a morfina. Na maioria dos casos, a conduta é cirúrgica.
Abdome agudo (Parte 1) - Dor abdominal - Aula SanarFlix
O que é abdome agudo e quais são os cuidados a esse paciente?
Abdome agudo é uma síndrome clínica caracterizada por dor na região abdominal, não traumática, súbita e de intensidade variável associada ou não a outros sintomas e que necessita de diagnóstico e conduta terapêutica imediata, cirúrgica ou não. O diagnóstico varia conforme sexo e idade.
Quais os cuidados de enfermagem em pacientes com diagnóstico de abdome agudo?
Manter o equilíbrio hidroeletrolítico; Registrar manifestações cutâneas gerais, especialmente aquelas que podem denunciar alterações na circulação sanguínea; Relatar característica, intensidade, localização e fatores que agravam ou aliviam a dor do paciente.
Quais são os exames de imagem que ajudam no diagnóstico do abdômen agudo?
Entre eles, destacam-se o ultra-som e a tomografia computadorizada.
Quais as complicações do abdome agudo?
Quadro clínico.
Em se tratando de uma anomalia, sua manifestação decorre das complicações que o envolvem. Entre elas, a obstrução intestinal é a mais comum, depois o sangramento intestinal, a diverticulite, a perfuração e sua apresentação dentro da hérnia inguinal (hérnia de Littré).
Quais exames laboratoriais podem ser solicitados na avaliação do abdome agudo?
O exame laboratorial mais importante no Abdome Agudo Inflamatório é o hemograma, onde costuma-se identificar leucocitose com desvio à esquerda na maioria casos mais arrastados. Além disso, a medição do hematócrito é importante para avaliar o grau de hidratação do paciente. É a causa mais frequente de abdome agudo.
É a principal causa de abdome agudo na gravidez?
A principal causa de abdome agudo he- morrágico em ginecologia é a gravidez ectópica (GE), sendo os cistos ovarianos rotos a segunda maior causa.
Quais são os tipos de abdome?
Avalie o tipo de abdome, cujas formas de apresentação mais frequentes são: abdome normal ou atípico, abdome globoso, abdome em ventre de batráquio, abdome em avental, abdome pendular ou abdome escavado.
Qual exame detecta apendicite na gravidez?
Devemos lembrar que a apendicite é uma patologia relativamente frequente na gestação. O grande exame de imagem que sempre deve ser solicitado é a USG abdominal, na dúvida podemos solicitar RNM e, como segunda linha, uma TC de baixa radiação.
Quais são os sintomas do abdome agudo?
Abdome Agudo Obstrutivo
A dor em cólica, geralmente periumbilical. Associadamente surgem náuseas, vômitos, distensão abdominal, parada da eliminação de flatos e fezes.
O que causa dor abdominal aguda?
Causas da dor abdominal aguda
A dor pode ter muitas causas como, por exemplo, infecção, inflamação, úlceras, perfuração ou ruptura de órgãos, contrações musculares descoordenadas, bloqueio devido a uma obstrução ou bloqueio do fluxo sanguíneo aos órgãos.
Qual a rotina radiológica para abdome agudo?
A rotina de abdome agudo inclui: radiografia de abdome AP em ortostase e decúbito dorsal + radiografia do tórax em ortostase (3 incidências no total). A rotina de abdome agudo inclui: radiografia de abdome AP em ortostase e decúbito dorsal + radiografia do tórax em ortostase (3 incidências no total).
Qual o melhor exame para abdômen?
...
Geralmente, as fotografias internas da TC são obtidas a partir de três planos:
- Transversal (em fatias)
- Coronal (de frente)
- Sagital (de lado).
Qual exame para detectar causa de dor abdominal?
Geralmente, são realizados exames de sangue e urina para identificar distúrbios que possam causar a dor.
Qual melhor exame para dor abdominal?
A TC de abdomem é frequentemente utilizada na avaliação do paciente com dor abdominal, mas ainda apresenta imperfeições no diagnóstico diferencial da dor abdominal nos serviços de emergência, o exame tem excelente acurácia para vários diagnósticos como litíase renal, apendicite, dissecção de aorta, diverticulite entre ...
O que são os cuidados de enfermagem?
- Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
- Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
- Promover a segurança do paciente. ...
- Prevenir complicações de doenças. ...
- Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
- Prevenção de lesões por pressão.
Quais os cuidados de enfermagem para pacientes com obstrução intestinal?
Cuidados de Enfermagem ✓ Administrar somente com soluções de infusão recomendadas e prescrita. ✓ Verificar se não há hipocalemia ou hipomagnesemia antes da administração. ✓ Pacientes com obstrução intestinal devem ser monitorados após a administração, já que prolonga o tempo de trânsito no intestino grosso.
Quais os principais cuidados de enfermagem nas afecções gastro intestinais?
Resumidamente as intervenções de enfermagem nas afecções gastrintestinais incluem: evitar a infecção, alivia a dor, reduzir a ansiedade, proporcionando cuidados adicionais de enfermagem e promover a orientação perceptiva e psicológica8.
Qual é o tipo de ultrassonografia para detectar apendicite?
CONCLUSÕES: Os autores concluem que a ultra-sonografia abdominal é um instrumento valioso no diagnóstico de apendicite aguda.
Qual exame é feito para saber se tem apendicite?
A confirmação do diagnóstico é feita pelo médico, com a avaliação física pela palpação do abdômen, e realização de exames como hemograma e ultrassom, que conseguem detectar os sinais de inflamação típicos da apendicite.
Como saber se estou com apendicite no exame de sangue?
No hemograma, a alteração mais comum é o nível de leucocitose moderado, até 18.000/mm³, com desvio à esquerda. Se a taxa de leucocitose estiver acima de 20.000/mm³, frequentemente associa-se esta à ruptura do apêndice. No início do quadro, o hemograma pode estar dentro dos padrões normais.
Como limpar porcelanato com vinagre e detergente?