O que é NR 5 e para que serve?

Perguntado por: Camila Lorena Macedo  |  Última atualização: 11. Juni 2025
Pontuação: 4.8/5 (62 avaliações)

A NR 05 refere-se a uma norma regulamentadora que define os parâmetros e os requisitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Sua proposta é prevenir acidentes e doenças associadas ao trabalho, a fim de garantir a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador.

O que é CIPA NR 5 resumo?

Ela é, basicamente, uma comissão formada por trabalhadores e representantes do empregador, e busca discutir formas de prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Sendo assim, a norma estabelece diversas regras especiais em relação à CIPA, sendo algumas principais.

Quais as principais regras da NR5?

Quais as exigências da NR 05?
  • Instituir a formação da CIPA;
  • Realizar votações para escolha de seus representantes;
  • Designar um presidente;
  • Oferecer treinamento aos membros da CIPA;
  • Assegurar o cumprimento das atribuições da Norma Regulamentadora nº 5.

Qual é o nome da NR 5?

A NR5 é uma norma regulamentadora que trata especificamente de todos os aspectos relacionados à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. Dessa forma, essa NR estipula todas as regras, condições e demais detalhes que devem ser obedecidos pelas empresas e trabalhadores envolvidos na CIPA.

O que é CIPA e qual a sua função?

A comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

CIPA NR 5: O que é e para que serve?

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os 3 eixos principais da CIPA?

Seus três eixos principais – prevenção de acidentes e doenças, promoção da saúde do trabalhador e compatibilidade do trabalho com a vida – formam a base sólida sobre a qual a CIPA opera. Ao cumprir suas atribuições, tanto empregadores quanto empregados contribuem para um ambiente laboral mais seguro e saudável.

Quais são as principais atividades da CIPA?

Sendo assim, de forma geral as principais atividades da CIPA são todas focadas na saúde, segurança e bem-estar. Ainda, devem contar com o apoio de toda a equipe de colaboradores para ter a sua autonomia respeitada.

Qual o principal objetivo da NR5?

De forma resumida, o foco da NR5 é orientar, discutir e prevenir a incidência de acidentes e doenças em razão do trabalho e, fazendo assim, buscando uma maior harmonia entre o trabalho e a preservação da vida e saúde dos funcionários de uma empresa.

Onde se aplica a NR 5?

A NR 5 se aplica a todas as organizações e os órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como os órgãos dos Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

Quem é obrigado a ter CIPA?

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é uma das principais organizações com o objetivo de prevenir acidentes e doenças ligadas ao trabalho. Criar essa comissão é uma obrigação para empresas com 20 ou mais funcionários, variando de acordo com o grau de risco presente na empresa.

Porque a CIPA mudou de nome?

A inclusão da questão do assédio na nova nomenclatura da CIPA tem como objetivo promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, onde haja prevenção e combate ao assédio moral e sexual. As empresas devem estar em conformidade com essa mudança nos termos da legislação trabalhista em vigor.

Qual o número mínimo de funcionários para ter CIPA?

De acordo com a Lei 13.174/2001, que Institui as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, que nada mais são do que as CIPAs, é algo obrigatório dentro das empresas com mais de 20 funcionários.

O que é NR 5 atualizada?

Em 2022, o escopo da NR 5 foi alterado com a promulgação da Lei Federal nº 14.457/22, que cria o Programa Emprega + Mulheres. O texto determina que as empresas com Cipa também adotem medidas para prevenção e combate ao assédio sexual e outras formas de violência no âmbito do trabalho.

Como foi criada a NR 5?

A norma NR5 é a regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE que trata sobre a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Ela foi aprovada pela Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978 e atualizada pela Portaria SIT n.º 247, de 12 de julho de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Qual a carga horária do treinamento da NR 5?

Qual a duração do treinamento? O treinamento terá carga horária de vinte horas, distribuídas em no máximo oito horas diárias e será realizado durante o expediente normal da empresa.

O que vem a ser um mapa de risco?

Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho.

Quais são os benefícios da CIPA para os funcionários?

Dessa forma, a CIPA é um comitê composto por representantes dos funcionários e da empresa, com o intuito de promover ações e melhorias relacionadas a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Assim, a CIPA promove harmonia entre trabalho, saúde e vida do profissional.

Qual a quantidade de membros da CIPA?

Ao total a CIPA será composta por 14 membros sendo 7 por parte dos empregados e 7 por parte do empregador.

Qual é a diferença entre CIPA e SIPAT?

A CIPA é uma comissão formada por funcionários para promover a segurança e a saúde dos colegas e a Sipat é uma ferramenta para que isso ocorra, em um evento dedicado à conscientização das pessoas sobre os riscos presentes no ambiente laboral.

De quem é a responsabilidade pela realização da CIPA?

É de responsabilidade do empregador oferecer aos membros da CIPA as condições e os meios necessários para desempenhar as atribuições de forma efetiva, como garantir o tempo suficiente para a realização das tarefas da comissão para garantir a segurança do trabalho.

Quem pode fazer parte da CIPA?

A participação na CIPA é aberta a todo o funcionário da administração direta que tem interesse pela segurança e saúde do trabalhador nos ambientes de trabalho. Para isso, basta inscrever-se no processo eleitoral da CIPA. O mandato dos membros eleitos tem duração de um anos, permitida uma reeleição.

Quem criou a NR 5?

Foi nesse contexto que o Ministério do Trabalho criou a Normas Regulamentadoras em 1978. A ideia era fiscalizar e estabelecer regras e procedimentos de segurança no trabalho. A NR5, criada nesse mesmo ano, surgiu para regulamentar os artigos 163 a 165 da CLT, que falam sobre a CIPA.

Qual é a importância da CIPA?

Por que ela é importante para a empresa? A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é importante para assegurar que o local de trabalho esteja em condições ideais para cada função. É um instrumento de proteção à saúde e segurança eficiente, pois atua diretamente dentro da empresa.

O que quer dizer a palavra CIPA?

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Por que a CIPA foi criada?

A Organização Internacional do Trabalho - OIT aprovou, em 1921, instrução para a criação de comitês de segurança para indústrias que tivessem em seus quadros funcionais pelos menos 25 trabalhadores. A CIPA tem sua origem no artigo 82 do Decreto-Lei 7.036, de 10 de novembro de 1944.

Artigo anterior
Quanto custa resina para cimento queimado?
Artigo seguinte
Porque jararaca-dormideira?