O que é natatória?

Perguntado por: Iris Alice Gaspar  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (19 avaliações)

Significado de natatório
Bexiga natatória, bolsa situada no abdome de certos peixes, cheia de oxigênio e de nitrogênio, e cuja função é discutida.

Qual função da bexiga natatória?

Divertículo do tubo digestivo de um grande número de peixes que funciona como órgão hidrostático, permitindo variar o volume de água e de gás que contém. Assim, os peixes podem permanecer a diversas profundidades do meio líquido, de acordo com a quantidade de ar que se acumula na bexiga-natatória.

O que faz o peixe flutuar na água?

A bexiga natatória ou vesícula gasosa é uma espécie de saco flexível que se expande ou contrai de forma aumentar ou diminuir a densidade do peixe em relação à água. Ao expandir-se, o peixe fica com mais ar no corpo, tornando-o mais leve. Ao contrair, o peixe fica mais denso e imerge.

O que é bexiga natatória e qual a sua função nos peixes?

A presença de bexiga natatória também é uma notável característica dos osteíctes. Esse é um órgão de função hidrostática, que atua como uma boia, permitindo que o peixe permaneça em equilíbrio em diferentes profundidades.

Que tipo de peixe tem bexiga natatória?

A bexiga natatória é uma característica dos peixes ósseos. Os que vivem no fundo dos rios, lagos, açudes, e outros, já que têm movimentos restritos, elas são desnecessárias. A presença da bexiga natatória é uma característica dos peixes ósseos.

Bexiga natatória - Vertebrados - Biologia

29 questões relacionadas encontradas

Qual animal possui bexiga natatória?

Ouça este artigo: Muitos peixes teleósteos possuem uma bexiga natatória, ou bexiga de ar, que propicia a sustentação necessária para que atinjam a flutuabilidade neutra. O fato de um determinado peixe possuir uma bexiga natatória está mais relacionado ao seus hábitos de vida do que a sua posição taxonômica.

Qual a diferença entre os peixes ósseos e cartilaginosos?

Os peixes ósseos e cartilaginosos diferenciam-se dos ágnatos por possuírem mandíbula, recebendo o nome de gnatostomados graças a essa característica. Esses dois grupos diferem-se entre si principalmente pela presença de esqueleto ósseo nos osteíctes e esqueleto cartilaginoso nos condrictes.

Qual é a função da bexiga natatória e da linha lateral?

A bexiga natatória é uma bolsa de gás que apresenta a função de aumentar a flutuabilidade, garantindo ao peixe regular sua posição na água. Quando o peixe mergulha, a pressão da água sobre o peixe pressiona a bexiga natatória, tornando-o mais denso e garantindo que ele afunde.

Como um peixe afunda?

Os peixes variam o volume do próprio corpo para aumentar ou diminuir o empuxo exercido pela água. Eles conseguem se manter em repouso, quando a densidade de seu corpo é igual à densidade da água.

Por que os peixes não piscam e não choram?

Os peixes vivem a vida toda de olhos bem abertos. Isso acontece porque, em geral, não possuem pálpebras. As pálpebras, que são essas pelinhas que abrem e fecham os olhos, são responsáveis pela lubrificação e limpeza dos olhos.

Como os peixes cartilaginosos conseguem flutuar?

Diferentemente dos peixes ósseos que utilizam uma bexiga natatória, os peixes cartilaginosos utilizam outra estrutura para gerar flutuabilidade neutra. Estes animais utilizam seu fígado para promover tal flutuabilidade.

Como o peixe não afunda?

Os peixes têm dentro de si uma pequena bolsa que podem encher ou esvaziar de água. Desse modo podem regular a profundidade a que nadam. Se quiserem vir à superfície é fácil: basta encherem a bolsa de ar!

Qual é o nome do órgão que ajuda os peixes a afundar ou subir para a superfície?

A vesícula gasosa, também conhecida como bexiga natatória, é um órgão que auxilia os peixes ósseos a manterem-se a determinada profundidade através do controle da sua densidade relativamente à da água.

Qual a diferença entre densidade e empuxo?

Se um objeto mergulhado em um fluido afunda, podemos afirmar que a sua densidade é maior que a do líquido e que o seu peso é superior ao empuxo. Se as densidades do corpo e do fluido forem iguais, o corpo permanecerá em equilíbrio no líquido e podemos afirmar que o empuxo é igual ao peso do corpo.

Quais são as principais características dos peixes cartilaginosos?

Condrictes, ou peixes cartilaginosos, são peixes cuja principal característica é a presença de um esqueleto constituído predominantemente por cartilagem. Os condrictes, também conhecidos como peixes cartilaginosos, pertencem à classe Chondrichtyes e são representados por tubarões, arraias e quimeras.

Quais as características dos peixes ósseos?

Os peixes ósseos apresentam diversas características que os distinguem dos cartilaginosos, como a presença de um endoesqueleto ósseo, escamas flexíveis, respiração por meio de brânquias e uma bexiga natatória.

Qual a diferença entre os peixes e os anfibios?

Do mesmo modo que os anfíbios, são ectodérmicos, mas têm como diferença o fato de serem totalmente adaptados à vida terrestre. Sua pele é grossa, formada por escamas, placas e carapaças constituídas em grande medida por queratina – proteína de grande resistência.

O que é uma bexiga?

A bexiga é um órgão flexível, de paredes musculares, localizado na pelve. A sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada do corpo. A urina é produzida pelos rins e conduzida até a bexiga através dos ureteres.

Quais são os grupos dos peixes?

Os peixes podem ser divididos tradicionalmente em dois grandes grupos: os peixes cartilaginosos (Chondrichthyes) e os peixes ósseos (Osteichthyes). Os peixes cartilaginosos recebem essa denominação por não apresentarem ossos formando seu esqueleto, o qual é constituído predominantemente de cartilagem.

Que estrutura ajuda o peixe a se locomover?

A locomoção desses animais vertebrados ocorre através das chamadas nadadeiras e de movimentos ondulatórios obtidos através da contração de músculos. A forma hidrodinâmica e a presença de escamas e muco também são fatores que favorecem o deslocamento desses seres.

Qual é a função da nadadeira?

As nadadeiras ímpares (dorsal e anal) geralmente servem para dar estabilidade, controlando o movimento horizontal e vertical, enquanto que a caudal, na maioria dos casos, serve para propulsão. Já as nadadeiras pares (peitorais e pélvicas) em geral controlam o equilíbrio e manobra.

Qual é o nome das larvas dos peixes?

Depois de alguns dias sendo incubados dentro da boca da mãe, os ovos eclodem e nascem as larvas de peixes chamadas alevinos.

Como peixes conseguem controlar a profundidade na água?

Os peixes podem controlar sua densidade, principalmente alguns que possuem uma bexiga natatória que lhes permite , inflando-as ou comprimindo-as , controlar suas densidades , subindo ou descendo sem qualquer problema.

Como cuidar de bexiga natatória?

O tratamento da doença é feito com o uso de medicamentos bactericidas. Geralmente disponíveis em cápsulas, eles devem ser diluídos previamente em um copo com água do aquário. Em seguida, precisam ser despejados no aquário a ser tratado. Lembrando que o ideal é que o tratamento seja feito em um aquário hospital.

Artigo anterior
Como tirar CNH gratuita em Fortaleza?
Artigo seguinte
Como testar se o roteador está bom?