O que é mutilação feminina?

Perguntado por: Luciana Catarina Guerreiro de Lopes  |  Última atualização: 5. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (37 avaliações)

A mutilação genital feminina (MGF) refere-se aos procedimentos que envolvem a remoção parcial ou total dos órgãos genitais externos femininos ou qualquer outra lesão nos órgãos genitais das mulheres sem justificação médica. Tradicionalmente a circuncisão é feita com uma lâmina e sem qualquer anestesia.

Qual o motivo da mutilação feminina?

A maioria das razões apontadas para a mutilação genital feminina passa por aceitação social, religião, desinformação sobre higiene, um modo de preservar a virgindade, tornando a mulher "casável" e ampliando o prazer masculino. ... Geralmente, no entanto, o procedimento é feito contra a vontade da mulher.

O que é feito na circuncisão feminina?

A mutilação genital feminina, que também é conhecida por circuncisão feminina, é a retirada dos órgãos sexuais externos da mulher – a retirada do clitóris, dos grandes lábios, a depender da região do mundo que a prática é realizada.

O que é a mutilação?

Remoção de um membro ou segmento do corpo. Ação ou efeito de mutilar ou de se cortar; corte: estou com feridas da mutilação. ... expressão Mutilação Genital Feminina (MGF). Remoção total ou parcial dos órgãos genitais externos femininos, geralmente feita com uma lâmina, com ou sem anestesia.

O que é MGF mutilação?

A Mutilação Genital Feminina (MGF) consiste na remoção parcial ou total da genitália externa da mulher, por razões não médicas e constitui uma grave violação dos direitos humanos.

O QUE É MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA ?

27 questões relacionadas encontradas

O que é mutilação masculina?

Mutilação genital masculina

No caso do sexo masculino, dependendo da gravidade, a mutilação pode ser uma circuncisão ou uma castração. A circuncisão é praticada como ritual religioso principalmente por judeus e muçulmanos, e como medida profilática por muitos médicos, especialmente nos Estados Unidos.

Qual país as mulheres são mutiladas?

Em 10 países — no Burkina Faso, Djibuti, Egito, Eritreia, Guiné, Mali, Mauritânia, Serra Leoa, Somália e no Sudão — a prática é quase nacional: mais de 67 a 98% das mulheres com idades entre 15 e 49 anos são mutiladas A infibulação (tipo III) é particularmente comum no Djibuti, na Eritreia, na Etiópia, na Somália e no ...

Por que retirar o clitóris?

Alguns estudiosos arriscam uma explicação. O antropólogo peruano Manuel Cuentas afirma que se trata de “um rito de transição: ela entra com um status e sai com outro, apta para o matrimônio” (a mutilação era feita depois da primeira menstruação).

Qual a vantagem de fazer a circuncisão?

A circuncisão, quando feita na infância, apresenta alguns benefícios, entre eles, podemos citar:
  • Redução das infecções urinárias.
  • Redução das infecções do pênis.
  • Redução do câncer peniano e do câncer do colo do útero nas parceiras.
  • Redução de DST e HIV.
  • Perda de sensibilidade após a circuncisão.

Como é feito a circuncisão na Bíblia?

A circuncisão é um corte que se dá na pele que cerca a cabeça do pênis. Segundo a história bíblica, a circuncisão foi uma lei instituída por Deus nos tempos de Abraão. ... A circuncisão era uma cerimônia realizada em meninos com oito dias de vida e representa uma aliança que Deus fez com o povo, através de Abraão.

Quais as vantagens e desvantagens de ser circuncidado?

Um pênis circuncidado é mais simples de manter limpo e sem infecções. Há menos chances de desenvolver câncer de pênis. Mesmo que essa doença já seja pouquíssimo provável, a média é de acontecer com 1 homem em cada 1.000. Diminui as chances de contrair HIV, sífilis e gonorreia ao ter relações com uma pessoa infectada.

O que acontece depois da circuncisão?

Complicações pós-operatórias não são comuns, mas podem ocorrer hematomas, infecções e, mais tardiamente, sensibilidade e dores. A circuncisão de adultos pode ser altamente dolorosa por diversos fatores.

Como posso fazer a circuncisão?

A circuncisão, basicamente, é feita para separar o prepúcio da glande e remover a pele solta que cobre a “cabeça” do pênis. Há duas formas de o urologista realizar o procedimento. Uma delas é cirúrgica. O médico interrompe a circulação de sangue na região, provocando a morte da pele sobressalente.

Qual país arranca o clitóris?

É verdade que, em algumas regiões do mundo, se retira o clitóris das mulheres? Sim. A clitoridectomia, como é chamada, é um ritual de passagem, ou iniciação, praticado na África, Oriente Médio e sudeste asiático há 2 000 anos.

Quais os tipos de mutilação?

Para começar: a mutilação, seus tipos e ocorrências
  • Clitoridectomia: remoção de parte ou de todo o clitóris;
  • Excisão: remoção de parte ou de todo o clitóris e dos pequenos lábios;
  • Infibulação: costura da vulva, deixando um pequeno espaço somente para a passagem da urina e da menstruação.

O que é uma pessoa ser circuncidado?

A circuncisão é o ato cirúrgico de retirar o prepúcio nos homens, que é a pele que recobre a cabeça do pênis. Embora tenha começado como um ritual em algumas religiões, essa técnica é cada vez mais usada por motivos de higiene e pode até ser usada para tratar problemas do pênis, como a fimose, por exemplo.

Como é feito MGF?

A mutilação genital feminina (MGF) refere-se aos procedimentos que envolvem a remoção parcial ou total dos órgãos genitais externos femininos ou qualquer outra lesão nos órgãos genitais das mulheres sem justificação médica. Tradicionalmente a circuncisão é feita com uma lâmina e sem qualquer anestesia.

Como é feita a circuncisão dos judeus?

No procedimento mais comum, o prepúcio é aberto, as aderências removidas e a pele separada da glande. Posteriormente é colocado um grampo próprio para estabilizar o pénis e a pele do prepúcio é cortada.

Qual a melhor idade para fazer circuncisão?

Se o tratamento com pomadas -- que ajudam a amolecer o prepúcio e afinar a pele, facilitando a higienização do pênis -- não corrigir a fimose, a circuncisão é recomendada”, diz Schneider. Para o médico, o ideal é fazer a cirurgia antes dos três anos.

Quais os cuidados após a cirurgia de fimose?

Evitar esforço físico nos primeiros 03 dias, devendo manter repouso. Colocar uma bolsa de gelo no local para diminuir o inchaço ou em caso de dor. Tomar corretamente os analgésicos receitados pelo médico. Não ter relações sexuais durante, no mínimo, 01 mês após a cirurgia.

Quem faz a circuncisão pode ter filhos?

Não. Essa cirurgia é benéfica em vários aspectos: 1) ajuda na higienização do pênis e assim ajuda a evitar câncer de pênis; 2) ajuda na relação sexual, etc...

Qual a diferença entre circuncisão e cirurgia de fimose?

resposta Circuncisão e operação de fimose (postectomia) são a mesma cirurgia, feita para retirar parte do prepúcio (pele) que recobre a glande (cabeça do pênis).

O que muda em um homem circuncidado?

Homens circuncidados tem mais facilidade de fazer a higiene, menos chances de contrair infecções e doenças sexualmente transmissíveis. No entanto, os médicos recomendam a retirada do prepúcio somente em casos em que a fimose.

Tem algum problema não ser circuncidado?

Doenças sexualmente transmissíveis

Como o interior do prepúcio pode ser um lugar convidativo para os germes, alguns estudos sugerem que os homens não circuncidados têm uma probabilidade um pouco maior do que os outros homens de contrair uma doença sexualmente transmissível (DST).

Porque faziam circuncisão na Bíblia?

A circuncisão de Jesus foi tradicionalmente apontada como a primeira vez que o "sangue de Cristo" foi derramado, e, portanto, seria o início do processo de redenção da humanidade. A circuncisão também significaria que Cristo era humano, e obediente à lei bíblica.

Artigo anterior
Que tipos de coaching existen?
Artigo seguinte
Como habilitar digitação no Word?