O que é muito em português?

Perguntado por: Marco Fernando Loureiro de Nunes  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (13 avaliações)

substantivo masculino Em grande quantidade; com abundância: agradeceu pelo muito que realizaram. advérbio Em excesso; com muita intensidade; excessivamente: ela canta muito.De modo extremo; no mais algo grau; extremamente: muito chato! Em que há exagero e excesso; abundantemente: a empresa produziu muito.

Qual é a classe gramatical de muito?

Por isso, “muita” é classificado como pronome indefinido adjetivo. Esta classe gramatical sempre estabelece concordância com o substantivo a que se refere.

Qual é o advérbio de muito?

Alguns advérbios de intensidade são: “muito”, “pouco”, “bastante”, “demais”, “tanto” e “tão”.

Qual a função da palavra muito?

Muito é um advérbio de quantidade que está a intensificar o sentido do indefinido poucos. Não concorda com poucos precisamente porque se trata de um advérbio, e os advérbios são palavras invariáveis.

Qual é o adjetivo de muito?

A palavra muito é um quantificador quando se combina com um nome: «muito pão». É um advérbio quando modifica um verbo («ler muito»), um adjetivo («muito grande») ou um advérbio («muito rapidamente»).

Língua portuguesa - A palavra "MUITO"

23 questões relacionadas encontradas

Como substituir o muito?

Sinônimo de muito
  1. bastante, diverso, vário, tanto, numeroso, abundante, copioso, inúmero, diferente, variado, profuso, farto, múltiplo. ...
  2. excessivo, exagerado, demasiado, exorbitante, superabundante, intenso, sobejo, nímio. ...
  3. grande, imenso, enorme, desmedido, colossal, gigantesco.

Qual palavra substitui muito?

É sinônima de muito, numeroso, abundante e copioso.

Qual a origem da palavra muito?

A palavra muito tem sua origem na palavra em latim multum, podendo ser um advérbio, um pronome indefinido ou um substantivo masculino.

Quando muito é pronome indefinido?

Podemos constatar isso por se tratar de um pronome indefinido. Pronomes indefinidos são aqueles que se referem a substantivos de modo vago, impreciso ou genérico. algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer.

Qual é o advérbio?

O advérbio é uma das 10 classes de palavras da Língua Portuguesa. De modo geral esse grupo se refere às palavras que modificam o verbo, ao acrescentar uma circunstância a ele. Mas o advérbio também pode estar relacionado a adjetivos e outros advérbios também.

Qual advérbio de intensidade?

Advérbio de intensidade

Muito, pouco, bastante, depois, menos, tão, tanto, quase, demais, apenas, deveras, de todo etc.

Quem estuda muito é adjetivo?

Significado de Estudioso

adjetivo Que ama o estudo; aplicado no estudo: aluno estudioso.

É classe gramatical?

Classe gramatical é um conjunto que classifica determinada palavra. Elas são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. As classes gramaticais são divididas em variáveis (aquelas que variam em gênero, número ou grau) e invariáveis (as que não variam).

Quais são os advérbios de quantidade?

(suficientemente, tão, tão, de outra maneira, muito, bem, quanto, mais, cerca de, mesmo, menos, bem, pouco, mais, quase, que, algum(a), tudo, muito, demais...).

Quando muito é um pronome?

Muito: advérbio ou pronome indefinido? Advérbio: refere-se a um verbo, adjetivo ou a outro advérbio e não sofre flexões. Pronome indefinido: relaciona-se a um substantivo e sofre flexões. ... (No caso, “muitos” é o pronome indefinido.

Quando um é pronome indefinido?

Escolhe um.», a palavra um pode ser considerada pronome indefinido? ... Assim como o (a, os, as) – artigo definido – é, em determinadas situações, pronome pessoal ou demonstrativo, também um (uma, uns, umas) – artigo indefinido – poderá ser considerado pronome indefinido, quando o «nome» a que se refere não está expresso.

É correto falar bastantes?

Quando usado como adjetivo, “bastante” assume significado de “suficiente”, devendo ser flexionado de acordo com o substantivo que o acompanha. Veja: – Há motivos bastantes para o divórcio. – Os salgados e as bebidas não serão bastantes para a festa.

Porque falamos muito?

Uma explicação provável para a pronúncia muinto é que o m, embora vindo antes e não depois das vogais, tenha exercido uma influência de nasalização, como também em “mãe” e “minha”.

Qual é a diferença entre muito e muitos?

Tem muitos carros na rua. ... - muita pizza / muito chocolate / muitas pessoas / muitos carros. Então, para resumir: se você estiver falando de intensidade, a palavra “muito” não varia – sempre “muito”; se você estiver falando de quantidade, a palavra “muito” varia em gênero e número para concordar com a palavra seguinte.

Como que escreve p * * * *?

p*** - Dicionário Online Priberam de Português.

Como substituir muito pouco?

“Muito pouco” equivale a “pouquíssimo”.

Qual a classe gramatical da palavra é?

Adjetivo. O adjetivo é uma palavra ou locução (iniciada por preposições: de, em, com, sem) que confere características, estados, qualidades aos seres.

É pronome?

Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Qual é a classe gramatical da palavra uma?

Artigos: essa classe é formada por palavras que ficam antes dos substantivos e determinam a eles um gênero e uma quantidade plural ou singular. São eles: o, a, os, as, um, uma, uns, umas.

É uma pessoa que estuda muito?

1 aplicado, atento, dedicado, diligente, esforçado. Que estuda para conhecer muito alguma coisa: 2 conhecedor, teórico, entendido, especialista, experto.

Artigo anterior
Como pedir proteção para Maria Padilha das almas?
Artigo seguinte
O que é setor privado exemplo?