O que é motivação Autodeterminada?

Perguntado por: Catarina Brito Nogueira  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (71 avaliações)

Teorias contemporâneas que tratam sobre a motivação afirmam que a autodeterminada (ou autônoma) é a que melhor representa o potencial humano naturalmente voltado ao crescimento e à integração intrapsíquica e social (DECI; RYAN, 2000. Psychological Inquiry, v. 11, n. 4, 2000.

O que é Autodeterminada?

A autodeterminação da pessoa expõe a personalidade, as situações ambientais e sociais. Observe que quando queremos dizer que uma pessoa, baseados em sua energia e alegria espontânea, está motivada a realizar algo e, além disso, observamos seu desenvolvimento, dizemos que esta é uma pessoa autodeteminada.

Em que consiste a motivação intrínseca?

Tem origem em factores internos ao indivíduo, relaciona-se com a forma de ser, com os seus interesses e gostos. Não há necessidade de recompensas, visto que a tarefa em si própria, representa um interesse, algo de que se gosta ou faz parte da maneira de ser.

Quais são os tipos de motivação?

As personalidades das pessoas podem variar de acordo com o tipo de motivação que é mais eficaz em inspirar a sua conduta.
  • Confira a seguir quais são os 6 tipos de motivação:
  • INCENTIVO. Uma forma de motivação que envolve recompensa, monetária ou não. ...
  • MEDO. ...
  • CONQUISTA. ...
  • CRESCIMENTO. ...
  • PODER. ...
  • SOCIAL.

Qual a diferença entre motivação intrínseca e Extrinseca?

Se a motivação é o conjunto de razões que induz um comportamento específico, é possível categorizá-la em duas grandes áreas: o conjunto de razões interno ao sujeito, chamado de motivação intrínseca, e o conjunto de razões externo ao sujeito, chamado de motivação extrínseca.

Explicando a teoria da autodeterminação (Self-determination theory)

43 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de extrínsecos e intrínsecos?

Intrínseco é um adjetivo masculino que significa íntimo, interno, inerente, constitutivo e classifica algo que está no interior. O antônimo de intrínseco é extrínseco.

Quais são os motivadores intrínsecos?

Os cinco motivadores intrínsecos mais comuns são:
  • Prazer;
  • Dor;
  • A busca por crescimento pessoal;
  • Segurança;
  • Pertencimento social;

Quais são os aspectos motivacionais?

Os fatores de motivação se traduzem em fontes de satisfação, na medida em que contemplam sentimentos de realização, de crescimento profissional e de reconhecimento que uma pessoa pode sentir na realização de um trabalho, superando desafios (CURY, 2000).

Quais são suas motivações no trabalho?

Os Fatores para Motivar as Pessoas no Ambiente Trabalho
  1. 1 – Lideranças que Motivam. ...
  2. 2 – Segurança e Estabilidade no Trabalho. ...
  3. 3 – Comunicação – A Chave da Motivação nas Organizações. ...
  4. 4 – Expectativas de Crescimento. ...
  5. 5 – Metas. ...
  6. 6 – Reconhecimento – É Bom e Todo Mundo Gosta. ...
  7. 7 – Bom Relacionamento Interpessoal.

Qual a melhor maneira de estimular a motivação intrínseca?

Um exemplo desse tipo de motivação é utilizar premiações e recompensas. Incentivos econômicos pagos aos funcionários que executam tarefas repetitivas podem funcionar para que eles mantenham sua produtividade, mas não funcionariam caso fosse necessário bom desempenho em tarefas de criatividade.

Quando a motivação extrínseca ocorre?

Se uma pessoa sente que ela precisa fazer algo, isso envolve motivação extrínseca, uma vez que a motivação reside fora da pessoa. Essa motivação ocorre quando é determinado à pessoa a ação que ele deve executar, bem como a recompensa que ela receberá por essa ação.

O que são motivadores externos?

Os motivos externos são estímulos ou incentivos que o ambiente oferece ou objetivos que a pessoa persegue. Os motivos externos satisfazem necessidades, despertam sentimentos de interesse ou representam recompensas desejadas.

O que é regulação introjetada?

3) Regulação Introjetada

No estado referente à regulação introjetada, pessoas realizam atividades com sentimento de pressão, de ansiedade, para evitar culpa ou para satisfazer o ego ou o orgulho. A autoestima regula o comportamento.

Quando é que podemos dizer que um indivíduo e autodeterminado é um ser capaz de tomar decisões?

Nesse sentido, um comportamento, para ser considerado autodeterminado, necessita estar acompanhado de quatro premissas básicas: ser autônomo, autorregulado, ser expressão de um empoderamento psicológico e resultar em autorrealização (Wehmeyer, 1999).

O que observar na teoria da autodeterminação?

Os princípios da Teoria da Autodeterminação apontam que as motivações dos indivíduos diferem, sendo determinadas e orientadas por contextos que dão subsídios a necessidades psicológicas com diferentes manifestações, o que torna a motivação dos estudantes para a aprendizagem "um fenômeno complexo, multideterminado, que ...

Quais são as três motivações básicas?

1) Motivação de Realização: o desejo de se aperfeiçoar e fazer da melhor maneira possível uma atividade; 2) Motivação de Poder: o desejo de obter e exercer influência nos relacionamentos interpessoais; 3) Motivação de Afiliação: o desejo de se sentir integrado em um grupo, o desejo de pertença.

Quais são os fatores extrínsecos?

○ Fatores Extrínsecos; ó Temperatura; ó Atmosfera envolvendo o alimento; ó Umidade relativa do ambiente. Aeróbios, anaeróbios, microaerófilos e anaeróbios facultativos. Microrganismos aeróbios: requerem oxigênio para sua multiplicação. Ex: Bolores, leveduras oxidativas e bactérias (Pseudomonas, Moraxella, etc.)

O que são características intrínsecas e extrínsecas?

O adjetivo intrínseco se refere, principalmente, a algo interior. Já o adjetivo extrínseco se refere, principalmente, a algo exterior. Assim, estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são contrários, devendo ser usadas em situações diferentes.

Quais os elementos da motivação intrínseca de Liderados de Daniel Pink?

O livro Motivação 3.0 do Daniel Pink nos ajuda a responder a essas perguntas. Como o nome diz, a motivação intrínseca vem de dentro de cada um, portanto não pode ser forçada. Mas é possível criar um ambiente favorável para o seu despertar. A motivação intrínseca possui três elementos: autonomia, excelência e propósito.

Qual significado intrínseca?

2. Que é inerente ou essencial a alguém ou algo. 3. Que é real e não depende de uma convenção (falando do valor de uma coisa sem atender à sua estimação ou circunstâncias).

O que quer dizer a palavra intrínseca?

Significado de Intrínseca

adjetivo Que compõe a natureza ou a essência de algo ou de alguém; natural, inerente. Que faz parte do íntimo; particular, próprio, essencial: característica intrínseca.

O que significa a palavra extrínseca?

1. Exterior; de fora. 2. Que não faz parte da essência da coisa acidental.

O que é regulação identificada?

Regulação através da identificação :

Uma forma mais autônoma de motivação extrínseca. Envolve conscientemente a valorização de um objetivo ou regulamento para que a ação seja aceita como pessoalmente importante.

O que é motivação multifacetada?

A Motivação é multifacetada, ou seja, os fatores de maior importância são: (1) o que mantém os alunos ativos (estimulo) e (2) a força de um individuo para adotar um comportamento desejado (escolha do comportamento). O propósito das teorias de motivação é predizer comportamento.

O que é a teoria da avaliação cognitiva?

A teoria da avaliação cognitiva estuda as motivações básicas e as diferenças individuais nas motivações. Sendo a motivação a força que mobiliza a pessoa a interagir no ambiente, as necessidades básicas impulsionam a pessoa para uma ação determinada pelo contexto em que vive.

Artigo anterior
Como age uma pessoa pessimista?
Artigo seguinte
Onde se iniciou o Trovadorismo?