O que é monócitos baixo no sangue?

Perguntado por: Vitória Fabiana Vicente Reis Lourenço  |  Última atualização: 3. Januar 2025
Pontuação: 5/5 (36 avaliações)

O que significa monócitos baixos Quando os valores de monócitos estão baixos (monocitopenia), normalmente significa que o sistema imunológico está enfraquecido, como acontece em casos de infecções no sangue, tratamentos de quimioterapia e problemas na medula óssea, como anemia aplástica e leucemia.

O que fazer quando os monócitos estão baixos?

São administrados antibióticos para tratar as infecções, e um transplante de células-tronco pode curar o distúrbio.

Quando a monocitose é preocupante?

A monocitose isolada raramente possui significado clínico mais grave. As causas incluem gravidez, prática de exercícios físicos, estresse, uso de corticosteróides, condições inflamatórias, auto imunes e neoplásicas.

O que é bom para aumentar os monócitos?

Nozes, castanhas, cereais integrais e leguminosas como o feijão são excelentes fontes deste mineral. Alimentos fontes de ômega 3 consumo de peixes como o salmão, atum, sardinha, suprem a necessidade de gorduras boas que garantem a proteção das células do organismo.

Qual é a função dos monócitos?

Monócitos. Os monócitos são um tipo de células brancas do sangue, relacionadas com os granulócitos, que também ajudam a proteger o organismo contra bactérias. Os monócitos que migram do sangue para os tecidos são denominados macrófagos, e são os responsáveis pela proteção dos tecidos.

Hemograma - monócitos

25 questões relacionadas encontradas

O que pode causar monocitose?

A leucemia mielomonocítica crônica (LMMC) é uma das principais causas clonais de monocitose. É uma desordem mieloproliferativa caracterizada por uma proliferação descontrolada de células mieloides, principalmente monocíticas, na medula óssea e no sangue periférico.

O que acontece quando os linfócitos estão baixos?

Um número drasticamente reduzido de linfócitos resulta em infecções repetidas por bactérias, vírus, fungos e parasitas e os sintomas dessas infecções variam amplamente, de acordo com o local de infecção e o micro-organismo específico.

Quais os sintomas de monócitos baixos?

O baixo número de outros tipos de células sanguíneas causam muitos dos sinais e sintomas da LMMC, que podem incluir:
  • Anemia.
  • Fadiga.
  • Falta de ar.
  • Palidez.
  • Infecções.
  • Hemorragias e hematomas.

O que é bom para subir a imunidade do corpo?

  1. Consuma mais vitaminas naturais. Abacaxi, kiwi, limão e acerola são ricos em vitamina C. ...
  2. Confie nas especiarias e remédios naturais. ...
  3. Tome um pouco de sol todos os dias. ...
  4. Beba água regularmente. ...
  5. Pratique exercícios físicos. ...
  6. Cuide do seu sono. ...
  7. Reduza o consumo de alimentos industrializados. ...
  8. Evite álcool e cigarro.

Como saber se a infecção é viral ou bacteriana no hemograma?

Os padrões clássicos de reações às infecções bacterianas e virais são bem conhecidos: em infecções bacterianas têm-se leucocitose com neutrofilia, algumas vezes com desvio à esquerda e, em infecções virais, poderemos ter linfocitose, eventualmente linfopenia e presença de linfócitos atípicos.

Qual o tempo de vida dos monócitos?

Os monócitos permanecem na circulação de um a três dias, quando migram para os tecidos e órgãos, onde se transformam em macrófagos ou, sob a ação de GM-CSF, M-CSF e IL4 transformam-se em células dendríticas, que estão envolvidas na apresentação de antígenos às células T (Figura 1).

Como é o exame de sangue de uma pessoa com leucemia?

Por meio do hemograma (exame de sangue), é possível identificar alterações como escassez de glóbulos vermelhos, alteração na contagem dos glóbulos brancos e menor número de plaquetas, que podem ser o primeiro indício para a doença.

Qual o exame para saber se tem leucemia?

O hemograma é considerado o exame mais importante para a confirmação da suspeita de câncer. Nos casos positivos de leucemia, o resultado do hemograma apresenta alterações na contagem de plaquetas e valores dos glóbulos brancos e vermelhos.

Como saber se a pessoa está com anemia no hemograma?

O diagnóstico é feito quando os valores de hemoglobina no hemograma são: Nos homens: inferior a 14 g/dL de sangue; Nas mulheres: inferior a 12 g/dL de sangue; Normalmente, esse exame de sangue já inclui a quantidade de ferritina, para que o médico possa avaliar se a anemia é causada por deficiência de ferro.

O que é monocitose discreta?

Monocitose ocorre quando a concentração de monócitos encontrada no sangue periférico ascende a valores superiores ao valor normal de referência (aproximadamente 0.2 – 10 x 10 elevado à 9ª potência/L). São várias as patologias em que este fenómeno ocorre.

O que é mais preocupante no hemograma?

Plaquetas

As plaquetas elevadas são preocupantes pois podem causar coágulos e trombos sanguíneos, havendo risco de trombose e embolia pulmonar, por exemplo. Já quando estão reduzidas, podem aumentar o risco de sangramentos. Saiba quais são as causas e o que fazer em caso de plaquetas baixas.

Quando o resultado do hemograma é preocupante?

Quando o resultado está abaixo do valor de referência, há um quadro de anemia. Da mesma maneira, o resultado elevado indica policitemia, ou seja, excesso de hemácias. Esses casos também são preocupantes, já que deixam o sangue espesso e favorecem a formação de coágulos.

Quando o hematócrito é preocupante?

Anemia é a diminuição do número de eritrócitos, conforme medido pelo teor de hematócritos ou hemoglobina nos eritrócitos. Em homens, define-se anemia como qualquer um dos seguintes: Hemoglobina < 14 g/dL (140 g/L) Hematócrito < 42% (< 0,42)

Quando os leucócitos estão baixos o que pode ser?

O número menor que o normal de leucócitos no sangue é chamado de leucopenia e pode estar relacionado á infecções, desnutrição, doenças autoimunes, doenças da medula óssea, do baço e tireoide. Em alguns casos, pode ser resultado de uso de medicamentos ou tratamentos como quimioterapia e radioterapia.

Qual é o nome do exame para saber se tem anemia?

A anemia é detectada através do exame de sangue. O médico observa o hemograma, a quantidade de ferro e zinco, as proteínas e as vitaminas. O profissional irá avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobinas, sendo normalmente um indicativo de anemia quando os valores da hemoglobina estão baixos.

O que é considerado Monócito alto?

O termo monocitose refere-se ao aumento da quantidade de monócitos circulantes no sangue, ou seja, quando são identificados mais de 1000 monócitos por µL de sangue.

Quando o leucócitos baixo é preocupante?

Em adultos, a contagem normal de leucócitos varia entre 5.000 e 10.000/mm³. Um nível de leucócitos abaixo de 4.500/mm³ é conhecido como leucopenia. Quando ocorre leucopenia, o primeiro passo mais importante é determinar qual tipo de célula está diminuído – os neutrófilos (neutropenia) ou os linfócitos (linfopenia).

Quando o número de linfócitos é preocupante?

Geralmente, quando o número de linfócitos fica acima dos 3.900 ou acima do indicador máximo adotado pelo laboratório onde o exame de sangue foi feito, o paciente entra em um quadro chamado pelos médicos de linfocitose.

É grave leucócitos baixo?

Se isto acontecer, é recomendado ir ao clínico geral para diagnosticar a causa da doença. Porém, em alguns casos, é normal apresentar leucócitos baixos sem causa grave, devendo-se apenas ter cuidado para evitar gripes e resfriados, que podem acontecer mais facilmente.

Artigo anterior
Qual a polícia de elite do Ceará?
Artigo seguinte
Qual a distância máxima de uma terça para outra?