O que é mielite longitudinal?

Perguntado por: Yasmin Vaz Pacheco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (19 avaliações)

Quando a mielite transversa envolve três ou mais segmentos vertebrais denomina-se mielite transversa longitudinal extensa (MTLE)4. Esta condição está comumente associada à neuromielite óptica (NMO), doença autoimune do sistema nervoso central, caracterizada pelo acometimento dos nervos ópticos e da medula espinhal.

Quais são os sintomas da mielite?

Os principais sintomas da mielite transversa são:
  • dor na coluna, especialmente na parte de baixo das costas;
  • formigamento ou sensação de queimação no peito, abdômen, pernas ou braços;
  • fraqueza nos braços ou pernas, com dificuldade de segurar objetos ou andar;
  • inclinação da cabeça para frente, e dificuldade para engolir;

Quais as sequelas da mielite?

Infelizmente existe risco te reincidência e as sequelas são proporcionais à gravidade de cada caso podendo causar perda completa da força nos braços e nas pernas dependendo da localização da lesão e até mesmo fazer com que o paciente evolua com incontinência urinária e/ou fecal ou retenção urinária e/ou constipação, ...

Como tratar a mielite?

O tratamento da mielite transversa é feito com uso de medicamentos para reduzir o tempo de duração da doença e para tratar os sintomas. Além disso, é realizado também o tratamento não farmacológico por meio, por exemplo, de fisioterapia.

Quanto tempo leva para se recuperar de uma mielite transversa?

A recuperação da mielite transversa geralmente começa dentro de duas a 12 semanas após o início dos sintomas. O sistema nervoso continuará tentando se recuperar ao longo da vida de uma pessoa. No entanto, se não houver melhora dentro de vários meses, a recuperação significativa é um processo mais lento.

Tudo sobre MIELITE

29 questões relacionadas encontradas

Qual médico trata a mielite?

se o mecanismo for compressivo, vá ao neurocirurgião.

Quem tem mielite transversa pode ter filhos?

Dependendo de qual for a causa da mielite e os medicamentos que vem sendo utilizados, você poderá ou não ter a necessidade de modificar ou até interromper os mesmos para ter uma gestação segura para o feto ou eventualmente necessitará aguardar um pouco para ter sua gestação até que esteja mais estável em relação ao ...

Como Desinflamar medula espinhal?

Os medicamentos mais usados para o tratamento de lesões na medula espinhal são:
  1. Diclofenaco Potássico.
  2. Diclofenaco Resinato.
  3. Etna.

O que pode causar mielite transversa?

A Síndrome Mielite Transversa pode surgir por diversas causas, mas na maioria das vezes ocorre como um fenômeno autoimune depois de uma infecção ou vacinação (correspondendo a 60% dos casos em crianças) ou como um resultado de uma infecção, uma doença autoimune sistêmica subjacente, ou uma doença desmielinizante ...

O que é o tratamento plasmaferese?

Equipe de diálise externa realizando o tratamento de plasmaferese. A plasmaferese é um processo extracorporal, em que o sangue retirado do paciente é separado nos seus componentes plasma e elementos celulares.

Qual exame detecta mielite transversa?

Como confirmar o diagnóstico

O médico além de avaliar os sintomas e o histórico de doenças, geralmente também pede alguns exames de diagnóstico, como ressonância magnética, punção lombar e vários exames de sangue, que ajudam a fazer o diagnóstico diferencial e confirmar o diagnóstico da mielite transversa.

Quais são as consequências da lesão medular?

Uma lesão medular pode comprometer a comunicação entre o cérebro e o sistema urinário e a eliminação da urina armazenada na bexiga deixa de ser automática. Se a lesão for incompleta, é possível haver recuperação parcial ou até total com o tempo.

Quais os tipos de mielite?

Há também as cau- sas traumáticas, vasculares, neoplásicas, autoimunes, degenerativas e infecciosas1. As mielites infecciosas são patologias infrequentes da medula espinhal. Seu diag- nóstico deve ser rápido e correto, já que o tratamento inadequado pode provocar paraplegia e morte.

Como diagnosticar mielite?

A avaliação clínica e neurológica é fundamental para definir as características da doença e sua evolução. Existem dois exames de imagem – a ressonância magnética e a tomografia computadorizada da medula espinhal – que podem ajudar a esclarecer o diagnóstico.

Como distinguir uma pessoa com síndrome de Guillain-barré de uma outra com mielite transversa?

Diagnóstico. Os sintomas sugerem o diagnóstico. Os médicos devem distinguir a mielite transversa aguda de outras doenças que provocam sintomas semelhantes, como a síndrome de Guillain-Barré Esta geralmente piora ao longo de alguns dias ou semanas e, depois, volta lentamente ao normal por conta...

Quais os sintomas de problemas na medula espinhal?

Sintomas
  • Dor extrema ou pressão no pescoço, cabeça ou costas.
  • Formigamento ou perda de sensibilidade na mão, dedos, pés ou dedos dos pés.
  • Perda parcial ou completa de controle sobre qualquer parte do corpo.
  • Urgência, incontinência ou retenção urinária ou intestinal.
  • Dificuldade de equilíbrio e para caminhar.

O que causa a neuromielite óptica?

A doença tem causa autoimune, em que o organismo ataca suas próprias células. No caso da neuromielite óptica, o corpo produz um anticorpo chamado aquaporina 4.

O que causa uma infecção na medula?

As infecções na medula podem ser causadas por uma bactéria ou um fungo em outra parte do corpo e levados à medula através da corrente sanguínea. A fonte mais comum de infecções espinhais é uma bactéria chamada Staphylococcus aureus, seguida por Escherichia coli.

Qual a diferença entre mielite é esclerose múltipla?

Diferenciando os sintomas

Na NMO, a mielite tende a ser transversa, causando paraparesia ou quadriparesia simétrica. Por outro lado, a mielite na esclerose múltipla tende a ser incompleta e assimétrica. Há uma maior extensão da desmielinização espinhal na NMO do que na EM.

O que acontece se comprimir a medula?

A compressão medular aguda é uma complicação de potencial devastador, que pode ser causada por diferentes etiologias de doenças que envolvem a coluna vertebral e estreitam o canal espinal, em particular as neoplasias metastáticas, e podem causar perda neurológica irreversível.

O que é bom para regenerar os nervos?

Segundo divulgado, a chave para o processo de regeneração de nervos é a proteína HDAC5. No sistema nervoso periférico, quando uma célula é danificada, sua regeneração é natural.

Quem teve mielite pode engravidar?

Você pode engravidar, mas vai precisar colher alguns exames antes de sangue e seria recomendado repetir as ressonancias. Você necessita de um segmento de perto do neurologista durante a gravidez e principalmente nos primeiros 2 meses pós parto.

O que é mielite pós Covid?

Introdução: A mielite transversa aguda é um distúrbio agudo neuroimune medular adquirido, de origem desmielinizante, inflamatória não infecciosa, infecciosa ou paraneoplásica. No final de 2019, surgem os primeiros relatos de uma nova doença, a Covid 19, causada pelo SARS-CoV-2.

Quem tem neuromielite óptica pode engravidar?

A neuromielite ótica, uma desordem cerebral que causa uma inflamação no sistema nervoso central, pode aumentar o risco de uma mulher sofrer um aborto espontâneo e pré-eclâmpsia, de acordo com pesquisa publicada na revista Neurology.

O que é uma doença desmielinizante?

As doenças inflamatório-desmielinizantes do sistema nervoso central (SNC) são doenças autoimunes que afetam determinada estrutura dos neurônios, chamada bainha de mielina.

Artigo anterior
Como disfarçar a barriga para ir à praia?
Artigo seguinte
Quem tem hipertrofia ventricular esquerda pode fazer exercício?