O que é metáfora em português?

Perguntado por: Teresa Ferreira de Carneiro  |  Última atualização: 12. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (62 avaliações)

Ouça o texto abaixo! Metáfora é uma figura de linguagem em que se verifica uma comparação implícita, isto é, sem conjunção ou locução conjuntiva comparativa. Desse modo, existem metáforas impuras (mais simples, por serem diretas) e puras (mais complexas, por serem indiretas).

O que é metáfora é um exemplo?

Afirma-se, em sentido figurado, que o cachorro é um tapete felpudo, o que não é possível. Trata-se de uma maneira de reafirmar que o pelo do cachorro é macio comparando-o ao tapete felpudo. A metáfora é a figura de linguagem responsável por fazer comparações implícitas.

Como saber se a frase é uma metáfora?

Elas podem ser literais, subentendidas, mentais ou abreviadas. Mentalmente, o filho comparou a rua a um formigueiro: é uma multidão que vai e vem sem parar. Portanto, usou a palavra “formigueiro” no sentido figurado ou conotativo. A essa comparação mental e abreviada chamamos de metáfora.

Como explicar metáfora para crianças?

A metáfora é uma figura de linguagem usada para fazer comparações de maneira implícita, isto é, para comparar ideias, pessoas, coisas ou conceitos sem usar expressões que indiquem essa comparação, deixando tudo subentendido.

O que é metáfora e comparação exemplos?

Comparação: apresenta explicitamente palavras que marcam a comparação que está sendo feita: “como”, “tal qual”, “feito” etc. Metáfora: é uma comparação implícita e em sentido figurado, ou seja, sem usar palavras que marquem a comparação e sem poder ser entendida literalmente.

O QUE É METÁFORA ?

21 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de metáforas?

Havia três tipos de metáforas: primárias, complexas e atributivas. Este é o primeiro estudo a comparar esses três tipos de metáforas em duas tarefas diferentes. Os resultados mostram como as metáforas se agrupam de acordo com seu tipo, mas não uniformemente.

Qual é o objetivo de uma metáfora?

O objetivo entre elas é enfatizar a mensagem a ser transmitida. Metáfora, portanto, consiste na relação de um termo que já existe fazendo uso de características comuns entre dois conceitos ou ideias através de um sentido conotativo.

Como usar uma metáfora?

"A metáfora é uma comparação implítica entre dois elementos de realidades muito diferentes. Por exemplo, quando eu digo que a Amazônia é o pulmão do mundo, eu construo uma metáfora porque associo uma capacidade respiratória do mundo à existência da Amazônia", explica Thiago Braga, professor de redação do pH.

Como transformar uma comparação em uma metáfora?

Por exemplo:
  • Assim como uma serpente, o rio de minha cidade é sinuoso e ágil. (comparação)
  • O rio da minha cidade é uma serpente sinuosa e ágil. (metáfora)
  • Minha cidade até parece uma colmeia agitada. (comparação)
  • Minha cidade é uma colmeia agitada. (metáfora)

O que é uma metáfora segundo a Bíblia?

Dessa forma, compreendemos, então, a metáfora da Bíblia também como pensamento de criação. A metáfora, no nome divino, seria um símbolo que abraça um indivíduo e uma comunidade em geral, que a vivência. A partir de tudo isso que foi visto, podemos compreender que as metáforas nos permitem uma ampla visão do mundo.

O que é o sentido metafórico?

Metáfora é uma figura de linguagem na qual se faz uso de comparações subjetivas para se referir a algo de forma indireta. A linguagem metafórica enriquece a forma como nos comunicamos com a utilização do duplo sentido para expressarmos nossas ideias.

Qual é a diferença entre metáfora e comparação?

A comparação e a metáfora são figuras de linguagem, ou de palavras, que consistem na analogia entre um ou mais termos de um enunciado. No entanto, a comparação é caracterizada pela presença de conjunção ou locução conjuntiva comparativa, o que não acontece com a metáfora, na qual a analogia é implícita.

O que é ser uma pessoa metafórica?

1. [ Medicina ] Superabundância de humores ou sangue. 2. [Figurado] Excesso ou superabundância de alguma coisa (ex.: pletora de encargos; pletora sensual).

Como trabalhar metáfora na educação infantil?

Muitas escolas já usam metáforas como parte de sua metodologia pedagógica. Para isso pode ser criado um grupo de símbolos que permite aos alunos associar de maneira rápida um determinado conceito. Um exemplo: usar as características da natureza ou mesmo do reino animal para ativar habilidades.

Qual a figura de linguagem presente na frase as mãos?

Outro verso da poesia brasileira no qual há metáfora é o de Mário Quintana: “As mãos que dizem adeus são pássaros que vão morrendo lentamente.”.

O que é eufemismo é um exemplo?

O eufemismo é utilizado para substituir uma palavra ou um termo tabu ou um conteúdo delicado e chocante, atenuando o seu sentido. Há graus no uso do eufemismo que variam de acordo com o quanto ele diminui a intensidade do significado pela substituição feita. Vejamos o exemplo da notícia de morte: “Ele morreu.”

O que é o que é sentido figurado?

Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de uso. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo idéias que vão além de seu sentido mais usual.

Qual a importância da metáfora em textos?

Na literatura, a metáfora tem uma grande importância, pois permite criar efeitos estéticos que não seriam possíveis apenas com as palavras em sentido costumeiro [...].

O que é uma metáfora visual?

Pensado em seu uso em textos não monomodais, as metáforas fazem parte do cotidiano linguístico de diversos meios; assim, quando são encontradas em textos multimodais ou até em textos apenas imagéticos, são chamadas de metáforas visuais.

Como saber se é eufemismo?

Eufemismo é uma figura de linguagem, ou de pensamento, caracterizada por suavizar a informação de um enunciado. Portanto, é usado, principalmente, em contextos formais ou nas situações em que o enunciador pretende ser agradável, preocupado em não ofender interlocutores ou ouvintes.

Como saber se a frase é metonímia?

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.

Porque usamos metonímia?

Metonímia é a figura de linguagem utilizada para substituir um termo por outro, “emprestando” o seu sentido. Por isso, a substituição normalmente é feita entre termos que compartilham características e que estejam relacionados de alguma forma, de modo que o sentido entre eles fique claro.

O que é pleonasmo na língua portuguesa?

O pleonasmo é a repetição de uma mesma ideia no enunciado pelo uso de palavras diferentes que trazem o mesmo sentido. Ele pode ser considerado uma figura de linguagem ou um vício de linguagem, a depender da intenção do enunciador ao produzir a repetição no discurso.

Artigo anterior
Quais os fatores que influenciam o adensamento?
Artigo seguinte
Quanto custa um intercâmbio para a Suíça?