O que é meritocracia na educação?

Perguntado por: Nuno Marcos Pacheco  |  Última atualização: 9. September 2024
Pontuação: 4.7/5 (49 avaliações)

Na educação, a meritocracia é pensada como igualdade quando a abordagem é voltada ao aluno, e ao professor é pensada como valorização. Sob o olhar da administração a meritocracia é uma forma de reconhecimento, promoção e legitimação.

O que é meritocracia escolar?

Na educação, a ideia de meritocracia passa a ser igualmente um critério de desempenho escolar, de modo que o sucesso educacional e profissional de alunos que tiveram acesso privilegiado à educação de qualidade torna-se regra, e desconsideram-se certas contingências que reforçam a desigualdade.

Onde a meritocracia é aplicada?

A meritocracia é um tema que vem sendo bastante discutido nas esferas social, política e trabalhista. Nas empresas, o poder do mérito também é alvo de intensos debates, que envolvem tanto a contratação de novos colaboradores quanto a promoção deles para cargos hierarquicamente superiores.

O que é o conceito de meritocracia?

Meritocracia significa, literalmente, o governo dos melhores (“merito”, melhores; “cracia”, governo), ou seja, é a associação direta do mérito com o poder, um sistema social que prega que se deve conseguir algo baseado no esforço pessoal; o famoso “fazer por merecer”.

O que é um sistema de meritocracia?

A meritocracia é um sistema social no qual o sucesso do indivíduo depende principalmente dos resultados apresentados por ele. Na meritocracia, o mérito de cada indivíduo é determinante para suas chances de mobilidade social.

Meritocracia: o que é? Existe? - Brasil Escola

20 questões relacionadas encontradas

Como se aplica a meritocracia?

Existem muitas formas de promover a meritocracia dentro de um negócio. Para isso é necessário criar alguns sistemas de premiação e recompensa que sejam baseados no mérito individual e também coletivo, de forma que os times também sejam favorecidos por seus resultados em grupo.

Como entender a meritocracia hoje?

“A meritocracia como valor universal, fora das condições sociais e históricas que marcam a sociedade brasileira, é um mito que serve à reprodução eterna das desigualdades sociais e raciais que caracterizam a nossa sociedade. Portanto, a meritocracia é um mito que precisa ser combatido tanto na teoria quanto na prática.

Qual o sinônimo de meritocracia?

1 liderança dos mais capazes, liderança dos mais competentes, liderança dos mais dotados, liderança dos mais meritórios, liderança dos mais trabalhadores.

Quais as vantagens e desvantagens da meritocracia?

Abaixo, veja quais são os benefícios e vantagens de um sistema meritocrático aplicado em uma organização:
  • Estímulo à boa performance. ...
  • Aumento da produtividade. ...
  • Reduz a reclamação sobre remunerações e atividades a serem executadas. ...
  • Fomenta o individualismo. ...
  • Não é para todos os funcionários. ...
  • Não busca corrigir as desigualdades.

Qual é a ideologia da meritocracia?

Mérito ou meritocracia é a ideia de que as pessoas devem se destacar não com base na classe social de seus pais, mas com base em suas próprias conquistas — em quão produtivas e habilidosas elas são.

Por que a meritocracia é um mito?

A meritocracia é considerada um mito porque, apesar de ser promovida como um método aberto e acessível de alcançar a mobilidade social ascendente sob o capitalismo neoliberal ou de livre mercado, a disparidade de riqueza e a mobilidade social limitada permanecem generalizadas, independentemente da ética de trabalho ...

Porque a meritocracia é um mito que alimenta a desigualdade no Brasil?

A farsa da meritocracia

As oportunidades para a elite criam obstáculos para a classe média, que não consegue obter as mesmas chances. Com isso, os mais ricos acabam bloqueando o caminho dos mais pobres — embora não com o objetivo de prejudicá-los.

Quais as vantagens da meritocracia?

Já foi explicado que a meritocracia na gestão de pessoas pode ser uma maneira muito eficiente de avaliar o desempenho dos colaboradores de empresas. Além disso, esse método também ajuda os negócios a determinarem com mais precisão as principais habilidades e competências de seus profissionais.

Qual a relação entre desigualdade social e meritocracia?

O fim da mobilidade social, a desigualdade crescente e a formação de castas seriam as consequências devastadoras de sistemas puramente meritocráticos, de acordo com o autor britânico Michael Young, que cunhou o termo em 1958 no livro A Ascensão da Meritocracia.

Quais das opções abaixo melhor descreve a relação entre o racismo e o conceito de meritocracia?

A resposta correta é a letra D: "A meritocracia é uma crença incorreta de que o esforço pessoal é suficiente para alcançar o sucesso, ignorando a desigualdade racial".

Por que a meritocracia é considerada uma ilusão?

A meritocracia, vista na sociedade, é ilusória, pois a concepção de se ter mérito é desigual e manifesta tal desigualdade por meio de um discurso fajuto de falso mérito. Quando uma sociedade se baseia pelo mérito, ela exclui grupos que não possuem tal prioridade e estão à mercê da primazia social.

O que é meritocracia na Bíblia?

Meritocracia é um sistema ou modelo de hierarquização e premiação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo. A origem etimológica da palavra meritocracia vem do latim meritum, que significa “mérito”, unida ao sufixo grego cracía, que quer dizer “poder”.

Qual a relação entre meritocracia e capitalismo?

A meritocracia, portanto, reproduz a promessa de que o mérito individual é a chave para alcançar o que o capitalismo chama de sucesso. Ela funciona como um sistema de justificação das desigualdades engendradas no cerne das relações de poder e classe do capital (Littler, 2018a.

Como a meritocracia pode ser justa?

Apesar desses desafios, a meritocracia pode funcionar, na prática, se for implementada de maneira justa e equilibrada. Isso pode incluir políticas que buscam reduzir a desigualdade de oportunidades, como ações afirmativas e programas de bolsas de estudo.

O que é a desigualdade educacional?

A desigualdade educacional é um fenômeno complexo que se refere às disparidades no acesso à educação e na qualidade do ensino entre diferentes grupos sociais. Essas disparidades podem ocorrer em diversos níveis, desde o acesso à educação básica até o acesso ao ensino superior.

Quem ganha com a meritocracia?

Uma das estratégias que tem gerado resultados efetivos é a remuneração por meritocracia. Com ela, quem apresenta melhores resultados, recebe maiores bonificações e pode ter mais chances de ser promovido.

O que é promoção por meritocracia?

O que é meritocracia? A meritocracia nas empresas é a valorização dos funcionários conforme o seu nível de desempenho. Além de bonificar, a ideia é promover e valorizar o trabalho de quem está realmente dedicado e tem o que chamamos na nova economia de "senso de dono".

Qual a relação entre meritocracia e racismo?

“A ideia da meritocracia como valor universal, fora das condições sociais e históricas que marcam a sociedade brasileira, é um mito que serve à reprodução eterna das desigualdades sociais e raciais que caracterizam a nossa sociedade.

Artigo anterior
Pode ser advogado e empresário?
Artigo seguinte
Pode carro em Ilha Grande?