O que é matemática na BNCC?
Perguntado por: Artur Pacheco de Gonçalves | Última atualização: 9. April 2022Pontuação: 4.9/5 (73 avaliações)
Em Matemática, a BNCC propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. São elas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.
Quais as competências específicas da Matemática na BNCC?
Para tanto, analisou-se as competências específicas de Matemática da BNCC, relacionando-as com modos de fazer Educação Matemática nessa etapa de ensino. Como resultado, elencamos as categorias: (1) Culturas; (2) Tecnologia; (3) Interdisciplinaridade; (4) Processos de organização e registros; (5) Conteúdos atitudinais.
Quais são as competências específicas de Matemática?
Compreender e utilizar, com flexibilidade e precisão, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas.
Como trabalhar Matemática de acordo com a BNCC?
- Faça um levantamento das diferenças entre os parâmetros antigos e os novos trazidos pela BNCC. ...
- Pense de que forma as unidades temáticas podem ser trabalhados nas aulas e procure, sempre que possível, utilizar mais de uma unidade ao mesmo tempo;
Qual o foco do trabalho em Matemática segundo a BNCC?
Muito além dos cálculos, da aplicação de fórmulas e da leitura quantitativa da realidade que nos cerca, a BNCC propõe um novo lugar para a Matemática. O foco é o letramento matemático dos alunos.
MATEMÁTICA NA BNCC
Qual é o foco da área de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental?
O Ensino Fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático, definido como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de ...
Quais são os objetivos específicos da matemática?
São objetivos do ensino de Matemática no nível médio: a) compreender os conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas que permitam ao aluno desenvolver estudos posteriores e adquirir uma formação científica geral; b) aplicar seus conhecimentos matemáticos a situações diversas, utilizando-os na interpretação da ...
Como trabalhar Matemática na educação infantil de acordo com a BNCC?
Com as crianças bem pequenas, podemos ampliar as experiências já descritas e pensar práticas de contagem envolvendo crianças presentes e ausentes, trabalhar com estimativas ao distribuir uma quantidade de materiais para a turma, pensar em brincadeiras em que os números possam estar presentes e serem necessários (como ...
O que significa EI03ET05?
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. ABORDAGEM DAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM: As crianças pequenas aprendem sobre as características e propriedades dos objetos e figuras usando seu corpo e todos os seus sentidos em situações de exploração e investigação.
O que significa EI03EO01?
A habilidade EI03EO01 consiste em: Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
Quais são as cinco competências específicas da Matemática e suas tecnologias?
Competências específicas de Matemática e suas tecnologias
Essas unidades fazem parte da própria área, como números, álgebra, geometria, grandes medidas, probabilidade e estatística, integrados de forma consistente.
Quais são as competências específicas estratégias privilegiadas do ensino de Matemática segundo a BNCC?
Competência 6. Resolução de situações-problema: A BNCC prevê que o aluno seja capaz de enfrentar soluções, em múltiplos contextos, e expressar suas respostas através de diferentes registros e linguagens, o que inclui meios matemáticos, como gráficos, algoritmos e fluxograma, e a linguagem materna.
O que são as competências específicas?
As competências específicas promovem a articulação entre as áreas tanto de forma horizontal, integrando os componentes curriculares, quanto vertical, na progressão dos Anos Iniciais aos Anos Finais e na continuidade das experiências dos alunos.
Qual a habilidade EF05MA07?
A habilidade EF05MA07 consiste em: Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Qual é a habilidade EF04MA03?
A habilidade EF04MA03 consiste em: Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
Qual é a habilidade EI03ET05?
A habilidade EI03ET05 consiste em: Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
O que diz a habilidade EI03ET07?
Habilidade: EI03ET07 - Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. Os jogos devem ser trabalhados tendo claro o que se espera em cada faixa etária e em cada turma.
O que significa EI03CG02?
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades, expressando-se por meio de diferentes linguagens.
Como deve ser trabalhado a matemática na Educação Infantil?
Algumas oportunidades excelentes de trabalhar a matemática na Educação Infantil são o jogo da amarelinha ou o circuito com obstáculos, pois envolvem raciocínio e planejamento. Jogos com bola e o bambolê, também podem ser explorados, unindo geometria e espaço.
Como deve ser trabalhada a matemática na Educação Infantil?
Os conteúdos matemáticos devem ser trabalhos na educação infantil de modo onde a criança construa seus conceitos matemáticos de forma livre, por meio de brincadeiras, atividades lúdicas, onde a criança participe ativamente, assim despertando a sua curiosidade, a partir do seu modo de interpretar o mundo passando a ...
Como trabalhar com a matemática na educação infantil?
- Desenho e colagem. Trabalhar com espaço e forma ajuda a criança a identificar objetos, figuras e contornos. ...
- Quebra-Cabeça. ...
- Blocos de Construção. ...
- Jogos de tabuleiro. ...
- No mercado e na organização do lar. ...
- No computador. ...
- Gerenciando a mesada. ...
- Receitas.
O que são objetivos de aprendizagem e desenvolvimento em matemática?
Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.
O que é objetivo específico de uma pesquisa?
O que é objetivo específico? Os objetivos específicos descrevem os resultados que se pretender alcançar a partir da pesquisa. Por esse motivo, os objetivos específicos costumam ser mais de um e, portanto, descritos no plural. Perceba que os objetivos específicos apresentam as ideias do pesquisa de forma mais detalhada.
Qual é o papel da matemática no ensino fundamental?
Segundo os PCN, o papel da matemática, no Ensino Fundamental, é: [...] desenvolver capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho.
O que diz a BNCC do ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental?
A BNCC estabelece que, no Ensino Fundamental, a escola precisa preparar o estudante para entender como a Matemática é aplicada em diferentes situações, dentro e fora da escola. Na aula, o contexto pode ser puramente matemático, ou seja, não é necessário que a questão apresentada seja referente a um fato cotidiano.
Quem tem problema de depressão pode trabalhar?