O que é manutenção condicional?

Perguntado por: Paulo Simões de Jesus  |  Última atualização: 12. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (19 avaliações)

A manutenção preventiva condicional é aquela realizada a partir do monitoramento da condição dos equipamentos. São realizadas inspeções de prevenção periódicas buscando registrar a condição atual do equipamento e a possível necessidade de parada para manutenção.

O que significa manutenção condicional?

Antes de mais nada, é fundamental saber o conceito da manutenção condicionada ou preditiva. Basicamente, ela é formada por serviços que preveem necessidades de manutenção ou troca de peças e, assim, assegurar o funcionamento contínuo de instalações e maquinários, evitando interrupções em linhas de produção por exemplo.

Quais são os tipos de manutenção?

De fato, quatro tipos de manutenção são recorrentes no setor: preditiva, preventiva, planejada e corretiva. Esses conceitos nem sempre são fáceis de entender ou não são bem conhecidos por certas pessoas, e é por isso que precisam ser esclarecidos.

Qual é o conceito de manutenção?

O que é Manutenção:

Manutenção é a ação de manter, sustentar, consertar ou conservar alguma coisa ou algo.

O que é manutenção ideal?

O tipo de manutenção ideal é aquele, obviamente, que apresenta maior percentual de custo-benefício.

O que é Manutenção Preditiva?

44 questões relacionadas encontradas

Qual é a manutenção ideal para uma máquina?

A manutenção preditiva oferece um acompanhamento contínuo que irá garantir o bom funcionamento da sua máquina de baixa prioridade. Já a manutenção corretiva tem a função de restaurar um determinado item da máquina de baixa utilização quando ele apresenta uma falha.

Qual é o melhor tipo de manutenção?

Outras vantagens da manutenção preventiva incluem:
  • Redução de riscos de problemas mecânicos inesperados;
  • Diminuição da recorrência da manutenção corretiva;
  • Evita altos custos com a compra de peças e equipamentos;
  • Aumenta a vida útil do veículo, garantindo o pleno funcionamento.

Qual é conceito de manutenção e quais são esses cuidados?

Como conceito, ainda pelo SENAI-CFP, “podemos entender manutenção como o conjunto de cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações. Esses cuidados envolvem a conservação, a adequação, a restauração, a substituição e a prevenção”¹.

Onde surgiu o conceito de manutenção?

A origem do conceito de manutenção surgiu no final do século XIX com o início da mecanização das indústrias e a implantação de produtos em série. ... Esses técnicos deram início ao processo de desenvolvimento de planos preventivos em conjunto com os corretivos, dando origem ao conceito de manutenção preventiva.

O que é o plano de manutenção?

Um plano de manutenção é um documento, ou uma série deles, em que são registradas todas as informações relevantes sobre uma máquina e as análises da sua performance. Na prática, isso implica estabelecer uma periodicidade para que o equipamento seja vistoriado.

Quais são os 6 tipos de manutenção?

Veja, a seguir, os 6 principais modelos:
  • Manutenção preventiva. A manutenção preventiva existe para minimizar os riscos de falhas nas máquinas e equipamentos. ...
  • Manutenção preditiva. ...
  • Manutenção corretiva planejada. ...
  • Manutenção corretiva não planejada. ...
  • Manutenção detectiva. ...
  • Engenharia de manutenção.

Quais os 3 tipos de manutenção periódica?

Dentre as diversas linhas e diferentes tipos de manutenção, existem três que possuem maior destaque e aplicação: a manutenção corretiva, a manutenção preventiva e a manutenção preditiva. Cada uma delas possui uma forma de aplicação e um momento certo para ser realizada.

Quais são os tipos de manutenção preventiva?

Existem fórmulas para calcular a frequência de cada tipo de atividade de manutenção preventiva. Sendo as principais: inspeções (instrumentadas ou não), troca de peças e lubrificação de rolamentos.

O que é manutenção preventiva condicionada?

A manutenção preventiva condicional é aquela realizada a partir do monitoramento da condição dos equipamentos. São realizadas inspeções de prevenção periódicas buscando registrar a condição atual do equipamento e a possível necessidade de parada para manutenção.

O que é a manutenção sistematica?

Definição - O que é Manutenção sistemática (periódica)

Atividade em que cada equipamento pára, após um período de funcionamento, para que sejam feitas medições, ajustes e, se necessário, troca de peças.

Quais são os 3 tipos de manutenção que a NBR 5462 elenca?

Conheça os principais tipos de manutenção segundo a Norma NBR 5462
  • Manutenção corretiva.
  • Manutenção Industrial.
  • Manutenção preditiva.
  • Manutenção preventiva.

Como surgiu o plano de manutenção preditivo?

A Manutenção Preditiva surgiu na década de 70 como um conceito evoluído da manutenção preventiva sistemática em que, em vez das ações de manutenção em intervalos de tempo definidos para a troca de componentes, teremos ações de inspeção em intervalos de tempo definidos.

Quando surgiu a manutenção preventiva?

Os serviços que podem ser programados / planejados são negligenciados e praticamente executados por meios de emergência. Outra tipologia é a manutenção preventiva, que surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando a manutenção teve um desenvolvimento importante, devido a aplicações militares.

Quando se inicia a manutenção?

O processo se inicia com alguém (cliente) identificando uma falha no equipamento e solicitando uma avaliação de uma pessoa especializada no assunto (o manutentor). A primeira questão a ser avaliada pelo manutentor é quanto a prioridade (1).

Como se classificam as atividades de manutenção?

Classificação dos tipos de manutenção
  1. MANUTENÇÃO CORRETIVA;
  2. A MANUTENÇÃO PREVENTIVA;
  3. MANUTENÇÃO PREDITIVA;
  4. A MANUTENÇÃO DETECTIVA;
  5. ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO.

Qual o conceito de manutenção e sua importância?

A manutenção é de extrema importância para qualquer empresa, pois seu principal objetivo é manter a disponibilidade dos equipamentos, gerenciar os recursos e eliminar os defeitos das máquinas para manter o mesmo padrão de qualidade dos produtos.

Qual é o tipo de manutenção que ocorre de forma inesperada?

De acordo com a NBR 5462/1994, esse tipo de manutenção é feita em intervalos pré-definidos, a partir de alguns critérios. Assim, reduz-se a probabilidade de falha de um item. Então, faz-se um levantamento de dados e históricos sobre a máquina, bem como de informações repassadas pelo fabricante.

Qual o tipo de manutenção é a que gera mais prejuízo?

Segundo a Norma NBR-5462, a Manutenção Corretiva é a manutenção efetuada após a ocorrência de uma falha (ou pane), destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida. A Manutenção Corretiva é o tipo de manutenção mais caro, que toma mais tempo e traz mais prejuízo para a empresa.

Qual tipo de manutenção e a menos desejada?

A manutenção corretiva pode ser emergencial ou programada, mas a diferença entre esses duas derivações eu vou explicar mais adiante, porque isso já faz parte da estratégia de manutenção. A Manutenção Corretiva é sempre considerada o pior tipo de manutenção existente.

O que é manutenção de máquinas e equipamentos?

Manutenção de máquinas e equipamentos: o que você precisa saber? O conceito de manutenção é abrangente, mas de extrema importância em vários contextos. Ela envolve verificações funcionais, reparos e/ou substituição de dispositivos, equipamentos e maquinário dentro de determinada infra-estrutura.

Artigo anterior
Qual é o diminutivo de sentimento?
Artigo seguinte
Quais são as disciplinas do curso de Estética?