O que é mais resistente cimento ou concreto?

Perguntado por: Renata Benedita Batista de Magalhães  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (9 avaliações)

E em termos gerais, o concreto é mais resistente do que o cimento, pois tem elementos mais rígidos em sua composição, além do cimento.

Qual é melhor cimento ou concreto?

O cimento é um pó muito fino feito de calcário e outros minerais, que absorve a água e atua como um agente de ligação para manter o concreto em bloco. Enquanto o cimento é um material de construção “independente”, o concreto não pode ser feito sem o cimento. ... Está feito o concreto!

Qual é a função do cimento no concreto?

O concreto é um composto, muito empregado na construção civil, que utiliza o cimento como um dos seus principais componentes, que confere a ele as propriedades de rigidez e aglutinação necessárias. Além do cimento, outros materiais presentes na composição do concreto são água, areia e pedra.

Quanto mais cimento mais forte o concreto?

“Conhecer exatamente o montante de cimento a ser adicionado na mistura é importante porque a resistência dependerá da relação água/cimento, ou seja, quanto menos água e mais cimento, mais resistente será o concreto”, explica o engenheiro Luiz de Brito Prado Vieira, consultor técnico de P&D e Qualidade da Votorantim ...

Qual cimento mais resistente?

Cimento CP-III (NBR 5.735) ou Cimento Portland de Alto-forno: tem em sua composição de 35% a 70% de escória de alto-forno. Apresenta maior impermeabilidade e durabilidade, além de baixo calor de hidratação, assim como alta resistência à expansão devido à reação álcali-agregado, além de ser resistente a sulfatos.

O CONCRETO MAIS RESISTENTE DO MUNDO

33 questões relacionadas encontradas

Qual o cimento mais forte CP2 ou CP3?

Mas afinal qual diferença entre os cimentos CP2 e CP3 ? Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. ... Este cimento também apresenta melhor resistência ao ataque dos sulfatos contidos no solo.

O que colocar no concreto para ficar mais forte?

Aditivo plastificante

Os aditivos plastificantes devem ser utilizados quando o objetivo é reduzir ou manter o consumo de água do concreto, sem que a consistência do material seja alterada. O principal resultado obtido é o ganho de resistência final.

O que acontece se colocar cimento demais no concreto?

Caso essa mistura seja muito demorada, o concreto perde a trabalhabilidade, sofre segregação e não fica uniforme; se for rápida demais, a mistura fica mal feita, a massa aquece e as reações do cimento são aceleradas.

Porque se mistura areia no cimento?

Para endurecer e ser usado em construções, esse cimento precisa receber água, formando Uma pasta. ... Com isso, a areia diminui a reação entre os componentes do cimento e a água, e não deixa que uma grande quantidade de umidade escape, evitando as trincas e rachaduras.

O que endurece o cimento?

Na presença de sulfato de cálcio, forma-se uma substância chamada etringita, que é um óxido misto de cálcio, alumínio e ferro hidratado comumente associado a íons sulfato. Essa substância é importante porque ela forma ligações químicas com as outras substâncias do cimento hidratado, fazendo-o endurecer.

Para que o cimento é utilizado?

Versátil, o cimento pode ser empregado tanto em peças de mobiliário urbano como em grandes barragens, estradas, edificações, pontes, tubos de concreto e telhados. Pode ser até matéria-prima para a arte.

Qual a diferença do concreto?

A principal diferença entre o concreto (betão) e cimento é que o concreto é um material compósito feito de água, cimento e agregados (tipo cascalho). O cimento é um pó muito fino feito de calcário e outros minerais, que absorve a água e atua como um agente de ligação para manter o concreto em bloco.

Qual a diferença entre o cimento cp2 e cp3?

Diferentemente do CP II, o cimento CP III é um tipo de cimento que contém adição de 35% a 70% de escória em sua composição, e o resultado disto é que lhe confere maior impermeabilidade e durabilidade, resistência a sulfatos e à expansão além, é claro, de baixo calor de hidratação.

Qual a diferença de concreto e argamassa?

Agregado de miúdo (areia), cimento e água são os três componentes básicos da argamassa. Já para o concreto, os elementos básicos são agregado graúdo, miúdo, cimento e água. ... A primeira diferença entre eles, é que o concreto leva agregados graúdos que são as britas, dando mais consistência para a massa.

Precisa misturar cimento com areia?

Para fazê-la, é preciso colocar a areia na masseira, e então misturar o cimento. Os ingredientes devem ser unidos primeiro sem a água. Se o responsável pela obra indicar, é possível acrescentar o cal nas proporções adequadas à construção. Assim que tudo estiver bem misturado, é preciso acrescentar a água.

Qual a importância da areia na argamassa?

Ela é utilizada junto com o cimento na fabricação de concretos e argamassas. A areia é um material considerado inerte, ou seja, ela não reage quimicamente com o cimento e a água. Por ser inerte, a areia diminui a reação química entre o cimento e a água.

Por que o cimento endurece o que é a cura do concreto?

O endurecimento do concreto é resultado de um processo de hidratação, que é, exatamente, a reação química entre o cimento e a água.

Como a resistência à compressão do concreto é afetada pelo consumo de cimento e relação água cimento?

Quanto menor o valor da relação água / cimento maior a resistência do concreto, menor sua permeabilidade e mais importante: maior é a sua durabilidade. O gráfico a seguir ilustra bem como a relação água cimento influi na resistência à compressão do concreto.

Quais os problemas que o excesso de água traz para o concreto?

A água em excesso tende a escorrer durante a mistura ou, se a mistura for vedada, ela tende a subir para a superfície do concreto. ... Além disso, o excesso de água pode causar fissuras no concreto que surgem na retração durante o endurecimento da estrutura.

O que é a exsudação no concreto?

A exsudação é um fenômeno que resulta no aparecimento de água na superfície do concreto após ele ser lançado e adensado, e antes de ocorrer a pega.

Qual produto colocar no concreto?

Quais os principais tipos de aditivos utilizados no concreto?
  1. Incorporadores de ar. ...
  2. Plastificantes ou redutores de água. ...
  3. Superplastificantes. ...
  4. Modificadores de pega. ...
  5. Modificador de viscosidade. ...
  6. Aditivos para concreto usinado.

Como fazer um cimento resistente?

Prepare a mistura seca misturando o cimento e a areia em uma proporção 1:2; Coloque a brita ou cascalho em uma proporção 1:3 em relação ao cimento e misture novamente; Faça um buraco no meio da mistura e acrescente água lentamente, mexendo sem parar até que o concreto fique com uma consistência uniforme.

O que é mais resistente argamassa ou cimento?

Por ser uma massa de cimento, areia e cal, a argamassa é bastante resistente e oferece mais durabilidade para a construção. Essa massa tem a capacidade de formar uma camada uniforme e sólida que suporta a ação da água e protege contra infiltrações.

O que é cimento cp2?

CP II-E (Cimento Portland Composto com Escória de Alto Forno) O Cimento Portland Composto com Escória de Alto Forno, possui esse nome devido ao acréscimo de escória siderúrgica. Essa incorporação de 6% a 34%, contribui para que, o cimento, gere menos calor na reação química com água.

Artigo anterior
Pode doar rim com 19 anos?
Artigo seguinte
Quanto custa o golf?