O que é mais perigoso o raio ou trovão?

Perguntado por: David Marcos Correia  |  Última atualização: 4. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (57 avaliações)

"O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio", explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.

O que o trovão pode causar?

Em geral, o trovão não causa nenhum dano às pessoas, apenas sendo responsável por alguns sustos. Detalhe que a força do raio depende da intensidade de sua descarga elétrica, chegando a provocar estrondo semelhante ao de uma bomba em certos casos e causando onda de choque no ar.

O que vem primeiro o raio ou trovão?

Como a velocidade de propagação da luz é muito superior à velocidade de propagação do som no ar, sempre perceberemos o raio primeiro e só posteriormente ouviremos o trovão.

É perigoso mexer no celular quando está relampejando?

Entenda os perigos e o que não fazer com o aparelho quando estiver relampejando? Segundo especialistas, não há perigo em utilizar o smartphone durante uma tempestade, o risco é manuseá-lo diante dessa situação e enquanto estiver no carregador.

Quando o raio é perigoso?

Os raios podem causar sérias queimaduras, danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo através do aquecimento e uma variedade de outras reações eletroquímicas (provocadas pela descarga elétrica).

Raios, relâmpagos e trovões! Mitos e verdades!

38 questões relacionadas encontradas

Porque o raio cai na Terra?

Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. Se isso ocorre, o raio é o meio de desfazer a tensão, por meio da transmissão da eletricidade. ... Os raios podem ocorrer dentro das nuvens, entre duas nuvens, entre nuvens e o ar ou entre nuvens e o solo.

O que pode atrair um raio?

Em áreas de grande incidência, podem cair diversos raios, não apenas dois. ... Outra crença, é que o espelho atrai raios. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Portanto, não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.

Pode mexer no celular com raios?

Apesar de muitas pessoas pensarem que o celular atrai raios, a resposta é não, smartphones não fazem com que você tenha mais chances de ser atingido por um raio. Esse mito já foi desmentido por vários especialistas, incluindo profissionais NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).

É possível ser atingido por raio dentro de casa?

Isso vale tanto para casas quanto para prédios. “Não é muito comum instalar para-raios em casas, a não ser que estejam em um lugar muito isolado e no alto de um morro, por exemplo. Já em prédios, este equipamento é obrigatório na maioria dos casos, mas um laudo técnico pode apontar exceções”, explica Martinho.

Tem algum problema usar o celular enquanto carrega?

Então, se pode acontecer, a recomendação é que a pessoa não faça o uso do aparelho com ele carregando", diz o engenheiro eletricista Edson Martinho, diretor-executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).

Qual a diferença entre relâmpago e trovão?

De uma forma bem simples podemos dizer que o raio é aquela faísca que a gente vê saindo da nuvem e indo até o solo, uma descarga elétrica. O relâmpago é o clarão, o efeito visual, a luminosidade que as descargas elétricas produzem.

O que faz barulho trovão ou relâmpago?

A velocidade da luz é muitas vezes mais rápida que a velocidade do som. Por esse motivo, vemos o clarão de um relâmpago e, somente depois, ouvimos o trovão. ... Em uma tempestade, antes de ouvirmos o barulho do trovão, vemos o clarão do relâmpago.

Como saber se um raio caiu perto de você?

Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.

O que significa os trovões?

1. Ruído estrondoso que acompanha a descarga de electricidade atmosférica. 2. [Por extensão] Grande ruído comparável ao do trovão.

Como se dá o barulho do trovão?

Alem disso, as partículas de ar se expandem pelo calor e são imediatamente comprimidas pelo resfriamento da atmosfera. Dessa forma, cria-se uma onda de ar comprimido que se expande como uma explosão para todas as direções, gerando o barulho que denominamos trovão.

Por que quando chove tem trovão?

“Quando ocorre uma chuva forte e o raio surge na atmosfera, ele, por ser uma corrente elétrica intensa, aquece o ar à sua volta, que se move bruscamente e causa o som do trovão”, diz. Como a luz é mais rápida do que o som, vemos primeiro o raio e só ouvimos o trovão segundos depois.

Qual a melhor forma de se proteger dos raios?

Para se proteger, evite permanecer em locais muito abertos ou andar com meios de transportes sem coberturas, como motos e bicicletas. Não fique perto de tomadas, nem use aparelhos eletrônicos ligados à elas e não carregue objetos metálicos.

O que fazer em uma tempestade com raios?

Saia somente se for absolutamente necessário. Não retire nem coloque roupa em estendedores (varais) de arame durante a tempestade. Mantenha-se afastado e não trabalhe em cercas, alambrados, linha telefônicas ou elétricas e estruturas metálicas.

É verdade que o espelho atrai raios?

Espelho atrai raios? Não. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.

Onde os raios podem cair?

Onde o raio costuma cair? Torres metálicas, chaminés, topos de montanhas, árvores isoladas, casas construídas em campos, edifícios altos, antenas externas e redes elétricas são pontos com maior incidência de queda de raios.

O que é formado um raio?

Os raios são descargas elétricas intensas e ocorrem quando a concentração de cargas nos centros positivo e negativo da nuvem cresce muito e o ar que os circunda não consegue mais isolá-los.

Qual é a velocidade de um raio?

A carga elétrica atinge, por vezes, 30 C e a velocidade do deslocamento do raio é de cerca de 1000 km/s. O ar é aquecido fortemente, do que resulta a sua expansão rápida e a formação de uma onda de choque com estrondo, o trovão.

Qual a temperatura de um relâmpago?

Enquanto a temperatura da superfície do Sol é de aproximadamente 5800 K, a temperatura do ar que conduz os raios pode chegar facilmente a 30.000 ºC.

É possível ouvir o trovão antes de enxergar o relâmpago?

A explicação é bem simples.

Enquanto a luz se propaga em uma velocidade de 299.792.458 metros por segundo (quase 300.000 Km/s) no vácuo, o som se propaga no ar a uma velocidade de aproximadamente 340 m/s. ... Assim, a luz do relâmpago é vista por nossos olhos antes que o som do trovão chegue aos nossos ouvidos.

O que causa os sons e as luzes dos relâmpagos?

A luz e som gerados pelos raios é uma combinação da vibração das partículas de ar e a perturbação das descargas elétricas na atmosfera terrestre.

Artigo anterior
O que é polígono convexo e não convexo?
Artigo seguinte
Quantas pessoas jogam FIFA Online?