O que é macumba?

Perguntado por: Jaime Vítor de Guerreiro  |  Última atualização: 23. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (27 avaliações)

Macumba é um instrumento de percussão de origem africana, semelhante ao instrumento reco-reco. No Brasil, por meio de um processo de ampliação de sentido, o termo "macumba" passou a referir também, de forma pejorativa, às oferendas religiosas ligadas as religiões de matrizes africanas.

O que é macumba e para que serve?

Macumba é uma espécie de árvore africana e também um instrumento musical utilizado em cerimônias de religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda.

Por que o nome macumba?

Etimologia. O vocábulo tem origem numa língua banta, o kimbundu, a partir de "ma'kôba". O significado do termo original é incerto, sendo apontado por alguns como "dança", ou como um determinado instrumento de percussão africano.

Para que serve a macumba?

macumba e a umbanda - buscavam doar sentido à realidade de determinado grupo cultural, qual seja, os libertos, que possuíam uma tradição banto. A idéia, aqui trabalhada, não é de uma manutenção de um todo igual, mas a proposta de que há a recuperação, por parte dos afro-brasileiros, de elementos da cultura banto.

Qual a diferença entre macumba e Umbanda?

No Brasil, a palavra “macumba” designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o “ebó” ou “padê”. Já na Umbanda seria “despacho”. Ainda pode se referir a uma religião específica de matriz africana.

O que acontece se você mexer em uma macumba? É arriscado?

44 questões relacionadas encontradas

Qual é o deus da religião Umbanda?

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

Quem é do Candomblé acredita em deus?

A crença do Candomblé é baseada no monoteísmo, embora alguns defendam a ideia de culto a vários deuses, cada nação do Candomblé cultua apena um deus. Existem três nações candomblecistas e cada uma cultua um deus. A nação Ketu cultua Olorum, a nação Bantu, NZambi e a nação Jeje cultua Mawu.

O que a macumba adora?

Na umbanda, são cultuados nove orixás (Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú.

Pode ser da Umbanda e acreditar em Deus?

A Umbanda é uma religião eminentemente espiritista e espiritualizadora. Portanto, a fé professada pelos seus praticantes, médiuns em sua maioria, exige uma crença forte em Deus e na existência do mundo espiritual que interage o tempo todo com o plano material.

O que se prega na macumba?

Ritos. Os rituais da Umbanda visam evocar os Orixás e ancestrais e toda sua hierarquia composta por Orixás menores, Guias e Protetores.

Quem criou a macumba?

Diferentes intérpretes apontam que essa religião surgiu no Sudeste brasileiro nas primeiras décadas do século XX. As práticas nominadas “macumba” e associadas aos negros podem ser pensadas como a origem da umbanda.

Como se proteger de trabalhos espirituais?

A seguir, Kélida Marques ensina 4 formas de se proteger espiritualmente durante a festividade!
  1. Utilize amuletos e talismãs. ...
  2. Faça uma limpeza espiritual. ...
  3. Pratique a arte da visualização e a meditação. ...
  4. Mantenha o respeito pelas tradições.

Quem protege na macumba?

Ogum é o orixá guerreiro que carrega força e coragem. Ele é protetor de todas as pessoas que pedem a sua ajuda nas lutas. Cultuado no Candomblé e na Umbando, Ogum é associado a São Jorge, o Santo Guerreiro da religião católica.

O que significa fazer macumba na encruzilhada?

Encruzilhada ou encruza (o cruzamento de ruas de uma cidade), segundo a umbanda, é um lugar onde são feitas oferendas a Exu e Pomba gira. Estas oferendas tem as mais variadas funções, como proteção, prosperidade, descarrego, entre outras e são chamadas de despacho.

Qual a diferença entre macumba Candomblé e umbanda?

Para o Candomblé, os orixás são deuses da natureza e ancestrais divinos. Os candomblecistas podem cultuar de 16 a 72 orixás, a quantidade depende do terreiro. Já na Umbanda, orixás são espíritos ancestrais e são apenas nove: Iansã, Iemanjá, Nana Buruquê, Obaluaê / Omulú, Ogum, Oxalá, Oxóssi, Oxum e Xangô.

O que a Umbanda fala sobre Jesus?

O evangelho de Jesus Cristo é uma das suas referências morais por meio de valores como caridade e fraternidade – o próprio Cristo é uma figura de destaque na figura do orixá Oxalá. A religião prega também a imortalidade da alma, a reencarnação, e a existência e a interação com entidades espirituais.

Tem Bíblia na Umbanda?

A umbanda é uma religião brasileira que mistura elementos de várias outras religiões. A religião foi fundada em 1908 por Zélio Fernandino de Morais. Embora incorpore alguns elementos do catolicismo, a umbanda não segue a Bíblia.

O que a Bíblia fala sobre pai de santo?

Em 16.15: “Tudo que pertence ao Pai é meu”. Em 16.28: “Eu vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai”. Em 17.11: “Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um”. E em 17.21: “Pai, que todos sejam um, como tu estás em mi e eu em ti”.

Qual é o nome de Jesus na macumba?

Por isso, para a Umbanda, uma religião genuinamente brasileira, Jesus é o equivalente a Oxalá, o criador.

O que está por trás da Umbanda?

Desde o início a Umbanda traz aspectos ligados a movimentos religiosos como o Candomblé, o Catolicismo e o Espiritismo. É considerada uma “religião brasileira por excelência”, com um sincretismo que combina o Catolicismo, a tradição dos orixás africanos e os espíritos de origem indígena.

Como a Umbanda lida com a morte?

Na umbanda, a morte não é encarada como um fim absoluto, mas sim como um processo natural e necessário para o desenvolvimento espiritual. Os praticantes da umbanda acreditam na existência de um plano espiritual onde os espíritos continuam a sua jornada evolutiva após a morte.

Quem é da Umbanda vai para o céu?

Na Umbanda, tudo depende da vibração emocional em vida

Na Umbanda, não há céu e inferno.

O que se faz em um terreiro?

Os terreiros são administrados como uma associação convencional, com cargos como presidente, tesoureiro e secretários. A parte espiritual também segue uma hierarquia. A Mãe de Santo ou o Pai de Santo - também chamados de Ialorixá e Babalorixá ou sacerdotisa e sacerdote - são os dirigentes do terreiro.

Artigo anterior
Quando podar comigo ninguém pode?
Artigo seguinte
Qual é a medida padrão de um travesseiro?