O que é mácula na pele?
Perguntado por: Vanessa Ribeiro Gomes | Última atualização: 30. März 2022Pontuação: 4.2/5 (57 avaliações)
Uma mácula é uma mancha ou alteração circunscrita da cor da pele. Apenas detectada através da visão, já que, como é plana e não possui qualquer relevo, não pode ser localizada através do tacto. Todavia, o tamanho, a cor, a forma, a localização e a evolução das máculas variam de acordo com a origem de cada caso.
Qual a diferença entre mácula é mancha?
Definição: Mancha e mácula são alterações de cor da mucosa bucal ou da pele sem causar elevação ou depressão no tecido. O que diferencia a mancha da mácula é o seu tamanho. As manchas são maiores e as máculas são menores.
O que que é mácula?
Mácula é uma mancha, uma marca de cor diferente que marque uma sujeira. No sentido figurado representa algo vergonhoso, que causa efeito negativo na reputação da pessoa.
O que é mácula na dermatologia?
Mácula: lesão plana, sem relevo. É identificada por uma alteração da cor na região. Pápula: elevação sólida, circunscrita, de até 1 cm de diâmetro. Placa: lesão palpável, elevada em “platô”.
Quais são as lesões primárias da pele?
As lesões primárias são as que ocorrem na pele que previamente não havia lesões, como as máculas/manchas, pápulas/placas, nódulos, vegetações, vesículas e bolhas. Já as secundárias são as decorrentes de alterações nas lesões primárias, como é o caso da liquenificação, do espessamento, da cicatriz e da úlcera.
Mácula
Quais são os tipos de lesões da pele?
- Máculas. Máculas são lesões planas e não palpáveis, em geral com diâmetro < 10 mm. ...
- Pápulas. Pápulas são lesões elevadas, em geral com diâmetro < 10 mm e que podem ser sentidas ao tato ou à palpação. ...
- Bolhas. ...
- Placas. ...
- Pústulas. ...
- Vesículas. ...
- Nódulos. ...
- Urticárias (urticas ou vergões)
Como descrever lesões fundamentais?
...
Lesões fundamentais:
- Mácula ou mancha (área focal de alteração de coloração, que não é elevada ou deprimida em relação aos tecidos vizinhos).
- Placa (lesão elevada, com superfície plana).
O que causa máculas?
Causada por exposição ao sol ou à produtos ácidos (até mesmo o limão) Ser de nascença. Devidas ao envelhecimento normal. Por queimaduras.
O que é mácula na boca?
Definição: São modificações das colorações normais da mucosa oral, sem provocar elevação ou depressão tecidual. Podem apresentar cores, tamanhos e formas bastante variadas e sua origem é devido à presença de melanina ou a partir da associação de outras causas.
O que é máculas Hipercrômicas?
As máculas pigmentares decorrem de alterações na concentração de melanina, armazenada pelos melanócitos na pele, sendo que o excesso desse composto resulta em uma mácula hipercrômica e a ausência ou escassez em máculas acrômicas ou hipocrômicas, respectivamente.
O que significa a palavra mácula na Bíblia?
Significado de Mácula
substantivo feminino Mancha; nódoa de sujeira; sinal de impureza. [Figurado] Infâmia; em que desonra; cuja reputação foi manchada. [Figurado] Defeito; falta de perfeição; em que há erro, inexatidão, incorreção.
Como a degeneração macular poderia ser tratada?
A forma de tratamento mais adequada para combater a degeneração macular é a cirurgia a laser. Basicamente ele é aplicado nos vasos sanguíneos da retina para reverter o quadro e impedir que a doença progrida.
O que é o que é degeneração macular?
A degeneração macular é a doença ocular que afeta a mácula, área central e vital da retina. Também conhecida por degeneração macular relacionada à idade (DMRI), resulta na lesão progressiva da mácula e, consequentemente, na perda gradual da visão central.
Qual a lesão fundamental que o câncer de boca geralmente se apresenta?
Quais os sintomas do câncer de boca? Os principais sinais que devem ser observados são: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
Quais são as lesões fundamentais na boca?
Classificação das lesões bucais
Implantação da lesão: séssil, pediculada, superficial, profunda, endofítica ou exofítica.
Qual a diferença entre vesícula e bolha?
Definição: São elevações do epitélio contendo líquido no seu interior. A membrana de revestimento pode ser fina ou espessa, conforme a lesão esteja localizada sub ou intra epitelial. São consideradas vesículas aquelas que não ultrapassam 3 mm no seu maior diâmetro, sendo o restante considerado bolha.
O que é uma lesão flutuante?
Lesão elevada com conteúdo líquido em seu interior com mais de 3 mm de diâmetro. Ex: rânula, pênfigo vulgar.
São características de lesões cancerizáveis?
Características clínicas: edema e eritema; descamações e ulcerações; áreas leucoplásicas e eritroplásicas; adelgaçamento do vermelhão; falta de evidências dos limites entre vermelhão e pele; perda de elasticidade labial.
O que causa manchas roxas nas pernas?
As manchas roxas são causadas pelo extravasamento de sangue na pele, devido a um rompimento de vasos sanguíneos, geralmente, provocado por fragilidade dos vasos sanguíneos, pancadas, alteração das plaquetas ou da capacidade de coagulação do sangue.
Que doença causa manchas roxas na pele?
Doenças infecciosas como dengue e febre amarela, leucemia e doenças autoimunes, como a lúpus, são outra causa para as manchas roxas na pele. As alterações na imunidade afetam a sobrevivência das plaquetas, o que provoca as manchas.
O que pode causar manchas nas pernas?
De acordo com a médica, as manchas na perna podem ter causas bem diferentes, como problemas circulatórios, exposição solar, A dermatologista explica os principais motivos: Hiperpigmentação: esse problema pode acontecer, principalmente, na região que envolve a coxa e a virilha, devido ao grande atrito ali causado.
Como descrever uma lesão estomatologia?
- Lesão Fundamental. Alterações da cor (vascular ou melânica): Mancha ou mácula. ...
- Número: Único 2. ...
- Tamanho: No maior diâmetro em mm.
- Implantação. 1.Séssil 2. ...
- Coloração. 1 .Rosa 2. ...
- Superfície. Lisa 2. ...
- Contorno. Regular ou irregular.
- Limites: Com ou sem limites nítidos.
Como descrever uma lesão por pressão?
Para o National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) a definição de lesão por pressão é: dano localizado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato.
Como descrever lesão em língua?
- Síndrome de ardor bucal.
- Feridas labiais, inflamação dos lábios e outras alterações.
- Lábios e lesões pelo sol.
- Inchaço dos lábios e da língua.
- Descoloração da língua e outras alterações.
- Desconforto na língua.
- Lesão na língua.
- Feridas e protuberâncias na língua.
Quais as principais lesões?
- Entorse. ...
- Contusão. ...
- Cãibra. ...
- Luxação. ...
- Fratura por estresse. ...
- Estiramento e distensão muscular. ...
- Tendinite. ...
- Bursite.
O que pode ser uma ferida que não cicatriza?
O que são ações de Vigilância em saúde?