O que é luxação recidivante da patela?

Perguntado por: Íris Ribeiro de Amorim  |  Última atualização: 2. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (55 avaliações)

O termo Luxação recidivante da patela se refere a uma doença relativamente frequente no joelho, no qual a patela sai do lugar. O termo médico luxação se refere a quando uma articulação se desloca. Portanto, quando a patela sai de seu trilho do joelho.

O que é uma luxação recidivante?

Dr. Danilo Okiishi – Luxação é a perda de contato entre as superficies de dois ou mais ossos, em que pelo menos um dos ossos se “desloca” em relação ao(s) outro(s). Usamos o termo recidivante quando os episódios de luxação se repetem em uma mesma articulação.

Qual o tratamento para a luxação da patela?

Tratamento de uma luxação da patela

Os médicos recolocam a patela delicadamente no lugar (chamado redução). Geralmente, nenhum sedativo ou analgésico é necessário. Em seguida, o joelho é examinado quanto a estabilidade, sendo movido por toda a sua amplitude de movimento (flexão e extensão do joelho).

Quanto tempo demora para se recuperar de uma luxação na patela?

Assim, pode ser considerado que o tempo de recuperação da luxação patelar é de 6 a 12 semanas após o início do tratamento. Se houver lesão da cartilagem, por outro lado, pode ser necessária uma cirurgia e, então, o processo de reabilitação levará de 4 a 6 meses para permitir que a cartilagem cicatrize adequadamente.

Como é feita a cirurgia de luxação de patela?

Como funciona a cirurgia da luxação da patela do joelho

Conforme o plano cirúrgico elaborado, pode ser necessário o uso de implantes, como parafusos, âncoras e placas. A cirurgia pode ser realizada por mais de uma incisão (“corte”) de tamanho variado conforme os procedimentos necessários.

Cirurgia da luxação da patela | Dr. Diego Munhoz | Ortopedista Especialista Joelho

25 questões relacionadas encontradas

Quando a luxação precisa de cirurgia?

A cirurgia para luxação é feita nos casos mais graves quando o ortopedista não consegue colocar a articulação na posição normal ou quando os nervos, ligamentos, músculos ou vasos sanguíneos foram afetados ou em caso de instabilidade da articulação, permitindo reparar as estruturas danificadas ou reconstruir a ...

Quanto tempo demora para se recuperar de uma cirurgia na patela?

Após 6 meses. Depois desse período, o paciente já deve ser capaz de voltar a praticar qualquer esporte, a depender da sua recuperação. Afinal de contas, cada pessoa reage de uma forma diferente. Alguns podem precisar de mais tempo para se sentir mais confiante.

Quando quebra a patela do joelho tem que fazer cirurgia?

Geralmente há dor, hematoma importante e incapacidade de elevar e manter o membro inferior esticado (estendido). Quando ocorre essa limitação do movimento, a preferência é pela indicação de tratamento cirúrgico, buscando a restauração da superfície articular e do funcionamento adequado do mecanismo extensor.

Quanto custa uma cirurgia de luxação de patela?

O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil.

O que causa luxação na patela?

A luxação da patela pode ocorrer por um trauma, como uma pancada ou torção do joelho, ou sem trauma, em um movimento comum da articulação.

Quais os sintomas da luxação patelar?

Sintomas da luxação da patela
  • Dor aguda e intensa no joelho;
  • Inchaço e sensibilidade na área afetada;
  • Dificuldade em mover o joelho ou suportar o peso corporal;
  • Instabilidade do joelho, sensação de que a articulação está “saindo do lugar”;
  • Aparecimento de hematomas na região;
  • Joelho parece estar deformado;

Qual remédio é bom para luxação no joelho?

Os medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno e o diclofenaco, são frequentemente utilizados para aliviar a inflamação e a dor no joelho.

Como fortalecer a patela do joelho?

Exercícios para Fortalecer o Joelho
  1. Agachamento. Agachamento está entre os mais importantes exercícios para fortalecer o joelho. ...
  2. Agachamentos “especiais” ...
  3. Stiff. ...
  4. Avanço e Afundo. ...
  5. LegPress. ...
  6. Flexão de Pernas na Bola Suíça. ...
  7. Adução do Quadril. ...
  8. Bicicleta.

Como saber se a luxação é grave?

Se o paciente apresentar dor de forte intensidade, inchaço importante, incapacidade de deambular ou mover a articulação, alterações de sensibilidade ou motricidade é importante procurar atendimento médico.

O que acontece se não cuidar de uma luxação?

Danos em vasos sanguíneos

Assim, os tecidos na perna podem não receber sangue suficiente (chamado isquemia) e podem morrer (chamado necrose). Um quadril luxado tende à necrose, particularmente se não for realinhado rapidamente.

Quais os riscos de luxação?

Uma luxação é fator de risco para novos episódios, favorece a instabilidade do ombro. As pessoas jovens e que praticam atividades físicas apresentam maior incidência de instabilidade. Esta deve ser tratada de forma cirúrgica para reforçar as estruturas que sustentam a articulação do ombro.

Quando tem que operar a patela?

A cirurgia de patela é indicada após a avaliação completa de um profissional, a luxação patelar é diagnosticada através da palpação, observação do membro acometido e exames como Raio X, onde o mesmo avaliará o grau de dor, incomodo e dificuldade em se locomover, prescrevendo ou não a cirurgia.

Como imobilizar a patela?

A imobilização do joelho não é feita com uma simples joelheira. Utilizamos uma órtese (brace), gesso ou tala gessada. Se utilizar algum dispositivo menos rígido, sua patela pode não cicatrizar.

Como é feita a cirurgia de luxação?

A cirurgia para luxação do ombro habitualmente é realizada por artroscopia. Nesta técnica minimamente invasiva, através de 3 incisões de 1 cm, inserimos uma pequena câmera de vídeo no ombro. Para realizarmos o reparo das lesões, utilizamos instrumentos cirúrgicos longos e pequenos no ombro.

Qual é o tempo de afastamento depois de uma cirurgia no joelho?

O tempo de recuperacao varia de indivíduo para indivíduo e depende diretamente, de uma reabilitação adequada e eficaz, na maioria das vezes feita por ortopedistas e fisioterapeutas. Feito isso corretamente, em breve já estará retornando ao trabalho. Dependendo da sua atividade, em 15 dias já poderá voltar a trabalhar.

Pode andar com a patela quebrada?

Como orientação inicial leva em torno de 3 meses para voltar a dirigir após a fratura da patela. Podendo variar esse tempo para menos ou mais. O importante é estar sempre acompanhando com o seu médico que vai avaliar essas questões e sua capacidade de dirigir para poder voltar a sua rotina normal.

O que acontece se perder a patela do joelho?

Sem essa roldana – ou melhor, patela -, há perda de força no movimento, seja para caminhar ou realizar subidas e descidas de níveis. Infelizmente, essa perda da patela do joelho não é tão difícil de acontecer. Por estar na região frontal, ela também possui a função de proteger a articulação do joelho.

Quantos dias de atestado para luxação?

O tempo de recuperação varia muito e pode ser de apenas algumas semanas, 1 mês ou até 6 meses ou mais. Em suma, contudo, pode-se dizer que, dependendo da situação e do atendimento recebido, é possível curar a luxação ou fazer seu devido acompanhamento, inclusive aliado à fisioterapia, para tratamento a longo prazo.

Como saber se a lesão no joelho é grave?

Perda de Amplitude de Movimento: Em casos mais graves, a contusão pode levar à limitação temporária da amplitude de movimento no joelho devido à dor e ao inchaço. Rigidez: Pode ocorrer rigidez no joelho afetado, especialmente nas horas iniciais após a lesão.

Qual anestesia para cirurgia de patela?

Geralmente, durante a cirurgia, será aplicada uma anestesia local diretamente no nervo do joelho. Assim, na medida em que o anestésico perde o efeito, você poderá sentir dor. Serão administradas medicações analgésicas para o controle de sua dor.

Artigo anterior
O que é responsabilidade civil operações?
Artigo seguinte
O que é um divisor positivo?