O que é linguagem literária e não literária exemplos?

Perguntado por: Ariana Mélanie Guerreiro Jesus Vieira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (3 avaliações)

O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.

O que é linguagem literária exemplos?

A linguagem literária pode ser encontrada nos poemas, cujo discurso é permeado por elementos que conferem maior expressividade e beleza ao texto. A linguagem literária pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas.

O que é linguagem não literária exemplos?

As notícias, os artigos jornalísticos, os textos didáticos, os verbetes de dicionários e enciclopédias, as propagandas publicitárias, os textos científicos, receitas culinárias e manuais são exemplos de linguagem não literária.

O que é linguagem não literária?

→ Linguagem não literária: pode ser encontrada em notícias, artigos jornalísticos, textos didáticos, verbetes de dicionários e enciclopédias, propagandas publicitárias, textos científicos, receitas culinárias, manuais, entre outros gêneros textuais que privilegiem o emprego de uma linguagem objetiva, clara e concisa.

O que significa linguagem literária e não literária?

Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar.

LINGUAGEM LITERÁRIA E NÃO LITERÁRIA | Resumo de Literatura para o Enem

35 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre texto literário e não literário?

Diferenças entre texto literário e não literário

O texto não literário tem como objetivo informar, esclarecer, explicar, ou seja, pretende ser útil ao leitor. ... Por outro lado, o texto literário é mais artístico, com uma função estética, que tem como objetivo recreativo, provocando diferentes emoções no leitor.

Quais as características da linguagem não literária?

Apresenta características como a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação. III. A linguagem não literária faz da linguagem um objeto estético, e não meramente linguístico, ao qual podemos inferir significados de acordo com nossas singularidades e perspectivas.

Como distinguir a linguagem literária da não literária?

O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.

Como saber se o texto é literário?

Texto Literário:
  1. Linguagem conotativa (sentido figurado);
  2. Presença da Função Poética (centra-se na mensagem e preocupa-se com a arrumação das palavras);
  3. Presença da Função Emotiva (expressa sentimentos);
  4. Presença de figuras de linguagens;
  5. Musicalidade.

Quais são as palavras literárias?

Palavras relacionadas a literárias
  • fraseado.
  • sentença.
  • fraseologia.
  • arenga.
  • metáfora.

São características da linguagem literária exceto?

São características da linguagem literária, EXCETO: a) Variabilidade. b) Multissignificação. c) Denotação.

Quais são as características de um texto literário?

Um texto literário é marcado pela função poética da linguagem, ou seja, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros. A literatura não tem compromisso com a realidade, e sim com a recriação dela.

Quais são os gêneros literários?

Resumindo. Basicamente, os gêneros literários são divididos em: clássicos e modernos. Na categoria de gêneros literários clássicos estão: lírico, épico e dramático. Já no grupo de gêneros literários modernos estão: romance, novela, conto, crônica, poema, canção, drama histórico e teatro de vanguarda.

Qual a diferença entre a linguagem literal e não literal?

Sentido literal é aquele sentido usual, denotativo da palavra. Já sentido figura é o sentido alterado, sugere outras ideias, a palavra ou expressão passam a ser conotativas.

Qual a diferença entre a linguagem literária?

Na linguagem literária há preocupação com a escolha e a disposição das palavras, que acabam dando vida e beleza a um texto. A linguagem não literária é objetiva, denotativa, preocupa-se em transmitir o conteúdo, utiliza a palavra em seu sentido próprio, utilitário, sem preocupação artística.

Qual a diferença entre linguagem literária e não literária conotação e denotação dê exemplos?

A linguagem denotativa, denotação, e a linguagem conotativa, conotação, são formas distintas de expressão: na denotação, usamos o sentido dicionarizado das palavras para passar mensagens de maneira objetiva e literal; na conotação, usamos o sentido figurado para transmitir mensagens de modo subjetivo e criativo.

O que é literatura texto?

O que é Literatura:

Literatura é a arte de criar e compor textos, e existem diversos tipos de produções literárias, como poesia, prosa, literatura de ficção, literatura de romance, literatura médica, literatura técnica, literatura portuguesa, literatura popular, literatura de cordel e etc.

O que é um gênero literário?

Os gêneros literários são classificações em grupo dos diversos tipos de obras literárias existentes. Os gêneros literários resultam dos diversos tipos de produção literária existentes. Existem diversos tipos de produções literárias – romances, poemas, contos, tragédias, comédias etc.

Quantos e quais são os gêneros textuais?

Os tipos textuais dividem-se em: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo. Portanto, para compreender a diferença básica entre as duas classificações, é necessário entender que gênero textual é a parte concreta e tipologia textual é a parte que integra um campo mais teórico, mais formal.

São exemplos de gêneros textuais?

São exemplos de gêneros textuais descritivos:
  • Diário.
  • Relatos (viagens, históricos, etc.)
  • Biografia e autobiografia.
  • Notícia.
  • Currículo.
  • Lista de compras.
  • Cardápio.
  • Anúncios de classificados.

Quais são os tipos de textos e gêneros textuais?

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.
  • Texto Narrativo. ...
  • Texto Descritivo. ...
  • Texto Dissertativo. ...
  • Texto Expositivo. ...
  • Texto Injuntivo.

Quais são as características?

Como as características pessoais, que são o conjunto das qualidades, defeitos e expressões das pessoas. São sinônimos de característica as palavras qualidade, elemento, aspecto, traço, natureza, atributo, caráter, peculiaridade, sinal, perfil, particularidade e propriedade.

Quais são as 5 funções da literatura?

As funções da literatura
  • 1- Função político-social: realizar críticas sociais e políticas.
  • 2- Função catártica: liberar emoções e sentimentos.
  • 3- Função estética – gerar admiração pelo belo.
  • 4- Função cognitiva – transmitir conhecimento.
  • 5- Função lúdica – entreter, relaxar, envolver.

É possível afirmar que a essência da arte literária Encontra-se nas *?

Podemos afirmar que a essência da arte literária está nas palavras, as quais são utilizadas pelos escritores a partir de seus potenciais sonoros, sintáticos e semânticos, estabelecendo relações contínuas entre autores e leitores/ouvintes.

O que são expressões literárias?

Outras expressões artísticas são a expressão literária (a literatura), que inclui a expressão poética, e a expressão teatral (as obras que utilizam a linguagem cénica). A música é também um outro meio pelo qual as pessoas podem se expressar, por isso existe o que se chama de “expressão musical”.

Artigo anterior
Como falar de você para uma pessoa?
Artigo seguinte
O que significa dar sinal?