O que é linfadenectomia?

Perguntado por: Juliana Júlia Correia  |  Última atualização: 27. Dezember 2021
Pontuação: 4.4/5 (43 avaliações)

Linfadenectomia consiste na remoção cirúrgica de um ou mais grupos de linfonodos. Trata-se de um procedimento de cirurgia oncológica cujas finalidades são diagnósticas, curativas e profiláticas. Pode ser realizada de três maneiras:

O que é a cirurgia de linfadenectomia?

A cirurgia de retirada dos linfonodos axilares é conhecida por linfadenectomia axilar ou esvaziamento axilar ou linfadenectomia. O procedimento retira os linfonodos presentes na região axilar. Normalmente são retiradas cerca de 10 a 20 gânglios, porém este número pode variar.

Como é feita a linfadenectomia?

A linfadenectomia é geralmente realizada sob anestesia geral. Uma incisão é feita na pele, acima da área dos linfonodos afetados. Os linfonodos, o tecido linfático próximo e alguns tecidos moles subjacentes são então removidos e avaliados (dissecados).

Quando a linfadenectomia é indicada?

A linfadenectomia pélvica está indicada nos casos de pacientes com risco baixo ou intermediário de recorrência que serão submetidos à prostatectomia radical e que têm probabilidade de envolvimento nodal superior a 7%, e, ainda, em casos selecionados de pacientes com alto risco de recorrência com volume tumoral pequeno ...

O que é uma linfadenectomia Retroperitoneal?

Linfadenectomia Retroperitoneal (Câncer de testículos)

O tratamento principal para tumores nos testículos é a orquiectomia, que é a retirada do órgão afetado realizada por via aberta com um corte na virilha. Em alguns casos pode ser indicada a remoção dos gânglios linfáticos ou linfadenectomia.

Quando indicar a Linfadenectomia?

43 questões relacionadas encontradas

O que é o espaço Retroperitoneal?

Espaço anatômico localizado atrás da cavidade abdominal. Nesse local, encontram-se alguns órgãos, como o pâncreas e os rins, além de parte do intestino.

O que é linfonodos no retroperitônio?

Os linfonodos retroperitoneais podem ser divididos em dois grupos: os linfonodos pré-aórticos e os linfonodos aórticos laterais ou lombares. A drenagem feita por essas cadeias pode ser dividida da seguinte forma: Linfonodos pré-aórticos: situam-se anteriormente à aorta abdominal e drenam fígado, pâncreas e intestinos.

O que é linfadenectomia superficial?

A linfadenectomia inguinal superficial modificada é uma das técnicas cirúrgicas sugeridas para estadiamento dos casos de neoplasia do pénis com risco intermédio ou alto de metastização ganglionar. A técnica modificada está associada a menor morbilidade a curto e longo prazo.

O que é linfadenectomia pélvica?

Linfadenectomia pélvica e para aórtica. Essa cirurgia remove os linfonodos pélvicos e da área próxima à aorta para verificar se contém células cancerígenas do tumor de endométrio. Se a cirurgia for uma histerectomia por via abdominal, os linfonodos serão removidos através da mesma incisão.

O que é linfadenectomia Supraclavicular?

Linfadenectomia significa retirar um linfonodo e supraclavicular significa acima da clavícula. Portanto, esse procedimento é a retirada de um linfonodo acima da clavícula apenas de um lado. Após a retirada do linfonodo, ele é enviado para a patologia que irá dar o laudo histopatológico.

Como é feita a cirurgia de quadrantectomia?

Nesse procedimento cirúrgico apenas parte da mama que foi afetada pela doença é retirada. Dessa maneira, o restante da glândula mamária é preservado. Essa cirurgia foi desenvolvida por volta da década de 70, como uma alternativa a conhecida mastectomia, que consiste na retirada integral da mama.

O que é quadrantectomia e linfadenectomia axilar?

DEFINIÇÃO: consiste retirada parcial da mama e dos gânglios (inguas) da região axilar.

Quais as sequelas do esvaziamento axilar?

O grande efeito colateral do esvaziamento axilar é o linfedema (inchaço do braço) que ocorre em 20% das mulheres, principalmente naquelas mais idosas ou acima do peso. A fisioterapia precoce é fundamental para orientação e prevenção deste problema.

Para que serve linfadenectomia cervical?

A Linfadenectomia Cervical, ou Esvaziamento Cervical, é utilizada para prevenir e erradicar metástases nos linfonodos regionais do pescoço. Geralmente, tais metástases têm origem em tumores malignos que acometem sítios mucosos do trato aéreo digestivo superior, em particular a cavidade oral, faringe e laringe.

Como é feita a cirurgia de esvaziamento cervical?

“No Esvaziamento Cervical, é feita a remoção em bloco dos grupos de linfonodos, vasos linfáticos e do tecido fibrogorduroso adjacente que compõem as principais vias de drenagem da cabeça e do pescoço.

Como é a cirurgia de colectomia?

A colectomia é a cirurgia para remover parte ou todo cólon e os gânglios linfáticos próximos. Se parte do cólon é removido, denomina-se hemicolectomia, colectomia parcial ou ressecção segmentar. Se todo o cólon é retirado, denomina-se colectomia total.

O que são linfonodos pélvicos?

Os linfonodos (gânglios linfáticos) são pequenas estruturas que funcionam como filtros para substâncias nocivas. Eles contêm células do sistema imunológico que ajudam a combater infecções atacando e destruindo germes que são transportados pelo líquido linfático.

Quais os cuidados após histeroscopia cirúrgica?

Como é a recuperação. O pós-operatório da histeroscopia cirúrgica normalmente é simples. Depois da mulher acordar da anestesia, ela fica em observação por cerca de 30 a 60 minutos. Assim que estiver bem acordada e não sentir qualquer desconforto, pode ir para casa.

Como é feita a cirurgia do endométrio?

A cirurgia para endometriose é feita na maior parte dos casos com videolaparoscopia, que consiste em fazer pequenos buraquinhos no abdômen para inserir instrumentos que permitem retirar ou queimar o tecido endometrial que se encontra danificando outros órgãos como ovários, região exterior do útero, bexiga ou intestinos ...

O que é linfadenectomia inguinal?

É a cirurgia realizada para retirar os linfonodos da região inguinal em pacientes com câncer de vulva. Geralmente é associada à excisão radical local do tumor de vulva (em tumores menores e laterais) ou à vulvectomia radical (em tumores maiores e centrais).

Quando é indicado a retirada da tireoide?

Indicações. As principais indicações para cada uma dessas intervenções são: o câncer de tireoide, a suspeita de câncer, o bócio volumoso e o hipertireoidismo não resolvido com outras condutas. No primeiro caso, quando após uma biópsia é detectado o câncer, a cirurgia é o único tratamento capaz de levar à cura.

Quais as indicações da tireoidectomia?

Principais indicações da Tireoidectomia

As indicações absolutas são por câncer de tireoide ou suspeita de malignidade, tireoide de tamanho aumentado comprometendo a respiração ou deglutição, excesso de funcionamento da glândula acarretando outros distúrbios (hipertireoidismo).

O que é Linfonodomegalias Retroperitoneais?

A linfonodomegalia consiste no aumento dos gânglios linfáticos, o que normalmente acontece quando o corpo está tentando combater alguma infecção, ou até mesmo algum tipo de câncer.

Quando um linfonodo e câncer?

Sintomas de câncer nos linfonodos: linfonodos muito endurecidos, aderentes a outros locais, não causam dor, tem superfície irregular, mais de 2 cm e crescem ainda mais de tamanho ou aparecem outros “caroços” pelo corpo.

Quando os linfonodos são preocupantes?

Os linfonodos inchados podem ser câncer quando surgem na axila, virilha, pescoço, ou estão espalhados em vários locais do corpo, tem consistência dura e não desaparecem ao fim de 30 dias. Nesse caso deve-se ir ao médico para realizar exames e descartar todas as outras possibilidades.

Artigo anterior
Quanto tempo barriga de gravida aparece?
Artigo seguinte
O que é ted?