O que é ligação covalente Cite exemplos?

Perguntado por: Gabriela Letícia Tavares Figueiredo  |  Última atualização: 27. September 2024
Pontuação: 4.1/5 (6 avaliações)

Ligação covalente simples Neste tipo de ligação os átomos do elemento compartilham apenas um elétron. Como exemplo, podemos citar o gás cloro Cl2, no qual os dois átomos de cloro realizam o compartilhamento de um elétron para alcançar assim a estabilidade química.

O que e ligação covalente e dê exemplos?

A ligação covalente é um tipo de ligação química formada pelo compartilhamento de elétrons entre dois átomos não metálicos. O colesterol é apenas uma das milhares de moléculas formadas por ligações covalentes. A ligação covalente é uma das maneiras pelas quais os átomos se unem para formar ligações químicas.

O que e uma ligação covalente resposta?

Ligação covalente é a interação interatômica entre átomos de natureza não metálica por meio do compartilhamento de elétrons. Ligação covalente é um tipo de interação entre átomos que apresentam alta eletronegatividade, ou seja, elevada tendência de receber elétrons.

Quem faz ligação covalente?

A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação. Observe que ambos os átomos precisavam receber um elétron para completar a sua camada de valência – segundo a Regra do Octeto – e para, dessa forma, ficarem estáveis.

Como saber se a ligação e iônica ou covalente?

Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.

2. Ligações Químicas: A Ligação Covalente [Química Geral]

19 questões relacionadas encontradas

Quando e que ocorre uma ligação iônica?

Ocorre quando reagimos um metal com ametal ou um metal com hidrogênio. Forma-se pela troca de elétrons, isto é, um metal doa definitivamente elétrons (transformando-se em cátion) a outro átomo de um não-metal que os recebe definitivamente (transformando-se em ânion).

Qual a ligação mais forte iônica ou covalente?

Seja por meio de interações iônicas, metálicas ou covalentes. A mais forte dessas são as ligações do tipo iônica. Pela interação elétrica entre os átomos, os compostos são formados.

Como saber se e uma ligação covalente?

Dito isso, a principal forma de identificar se uma ligação é iônica ou covalente é observar quais são os elementos que fazem parte da ligação, se são metais, ametais ou o hidrogênio. A ligação é de tipo covalente quando temos uma substância composta por: ametal + ametal, ametal + hidrogênio.

Onde encontrar ligação covalente?

Um exemplo de ligação covalente é a que ocorre na molécula de água, onde ocorre a reação entre um átomo de oxigênio (O) com dois átomos de hidrogênio (H) formando uma molécula de H2O.

Quais as diferenças entre as ligações iônicas covalentes e metálicas?

As ligações iónicas formam-se devido à transferência de um eletrão de um átomo para outro. As ligações covalentes envolvem a partilha de eletrões entre dois átomos. As ligações metálicas são formadas pela atração entre iões metálicos e eletrões deslocalizados, ou "livres".

Quais compostos são covalentes?

Tais substâncias são denominadas de compostos covalentes ou sólidos de rede covalente. Alguns exemplos desses compostos são: diamante (C), grafita (C), dióxido de silício (SiO2) e Carbeto de silício (SiC).

Quais os 4 tipos de ligações químicas?

Existem três tipos de ligações químicas:
  • a ligação iônica, em que íons de cargas opostas são mantidos por atrações eletrostáticas;
  • a ligação covalente, em que átomos compartilham seus elétrons de valência;
  • a ligação metálica, em que átomos metálicos formam uma ampla estrutura de alta mobilidade eletrônica.

O que é uma ligação covalente Brainly?

Resposta:A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos que podem ser o hidrogênio, ametais ou semimetais.

Quais são as propriedades das ligações covalentes?

Os compostos covalentes, por sua vez, são maus condutores elétricos quando puros, e podem conduzir corrente elétrica em solução aquosa desde que se ionizem em água. Apresentam geralmente pontos de fusão e ebulição menores do que os compostos tipicamente iônicos.

Como fazer ligação covalente com 3 elementos?

O número de pares de elétrons compartilhados entre dois átomos determina o tipo de ligação covalente formada entre eles. O átomo de nitrogênio pode atingir a configuração do octeto ao compartilhar três elétrons com outro átomo de nitrogênio, formando uma ligação tripla (três pares de elétrons compartilhados).

O que é uma ligação não covalente?

Uma interação não covalente difere de uma ligação covalente na medida em que não envolve o compartilhamento de elétrons, mas envolve variações mais dispersas de interações eletromagnéticas entre moléculas ou dentro de uma molécula.

Qual a molécula que apresenta somente uma ligação covalente?

A molécula que apresenta somente uma ligação covalente normal é: F. O. CO.

Qual o tipo de ligação do ccl4?

Na molécula de tetracloreto de carbono, quatro átomos de cloro estão posicionados simetricamente como “cantos” de uma configuração tetraédrica juntos a um átomo de carbono, no centro, através de uma simples ligação covalente.

Qual o tipo de ligação do NACL?

Um exemplo clássico de ligação iônica é o que ocorre no cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal de cozinha. Ele é composto basicamente por um átomo de sódio (Na) e um átomo de cloro (Cl).

Qual dos elementos Liga-se ao oxigênio por ligação covalente?

percebe-se que: a) ocorre ligação covalente normal entre o sódio e o oxigênio.

Quais são os compostos que possuem somente ligações iônicas?

Compostos iônicos são aqueles que apresentam pelo menos uma ligação iônica entre seus componentes. Entre estes compostos temos, por exemplo, o cloreto de sódio (NaCl - sal de cozinha), o nitrato de sódio (NaNO3), o sulfato de sódio (Na2SO4), carbonato de cálcio (CaCO3), etc.

Qual a ligação mais fácil de ser quebrada?

As ligações de hidrogênio são comuns, e as moléculas de água formam muitas delas. As ligações de hidrogênio individuais são fracas e facilmente quebradas, mas muitas ligações de hidrogênio juntas podem ser muito fortes.

Como fazer a ligação iônica?

Para construir a fórmula de uma substância formada a partir da ligação iônica, devemos obedecer o seguinte padrão:
  1. Determinar a carga do cátion;
  2. Determinar a carga do ânion;
  3. Cruzar as cargas, de forma que a carga do cátion seja o índice atômico (número à direita da sigla) do ânion, e vice-versa.

Artigo anterior
Qual o melhor produto para infiltração?
Artigo seguinte
Com quantas semanas se sente o bebe a mexer?